O nome vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59). Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós. A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino Lauda Sion Salvatorem (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que lea se tornou um grande cortejo de ação de graças. No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ale é alimentado com o próprio corpo de Cristo. Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.
Católicos de todo o Brasil recontam a história de Cristo por meio dos tradicionais tapetes coloridos.
ResponderExcluirO feriado de Corpus Christi, é comemorado em todo o Brasil. Nos mais diversos Estados, fiéis montam os tradicionais tapetes de serragem e sal grosso recontando a história de Cristo.
O feriado não serve somente para o descanso, mas sim para a reflexão e a oração.
ResponderExcluirJesus é a nossa luz, a nossa força, o nosso alimento. Temos, como católicos, a oportunidade única de receber como alimento o próprio corpo de Cristo. Que possamos aproveitar bem e utilizar bem este dia e realmente permitir que o mistério da presença real do Senhor faça parte da nossa vida. Vamos abrir nosso coração neste dia e viver a experiência de encontrar Jesus no Santíssimo Sacramento.
ResponderExcluirPrimeiro que a festa de Corpus Christi é um dia de preceito, quer dizer, um dia santo, de guarda, não se trata de um feriado comum. E como preceito o católico deve, neste dia, participar dos atos religiosos, principalmente a Santa Missa e a procissão. É um dia dedicado ao corpo de Cristo. O objetivo da festa é, primeiro, louvar a Jesus, presente na Eucaristia. É um dia de adoração e de louvor. E também apresentar ao mundo a nossa fé na presença real do Cristo na Eucaristia. Então é um dia da manifestação da fé que a igreja tem no Santíssimo Sacramento, do corpo e sangue de Jesus, sacramento no qual ele se oferece, por isso é chamado de santíssimo. É o próprio Cristo que está presente na Eucaristia.
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