Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

26 de maio de 2010

PREFEITURA INVESTE NA FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL

O prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo (Capitão Azevedo), presidiu nesta terça-feira (25), no auditório da FTC, a aula inaugural do curso de formação da Guarda Civil Municipal, em paralelo ao lançamento do Programa de Cursos da Escola de Gestão Pública e ao lançamento do Plano de Valorização do Servidor Municipal, ações coordenadas pela Secretaria de Administração. Também foram entregues nove medalhas de honra ao mérito aos guardas civis mais antigos em atividade e o certificado aos profissionais qu alificados para a Ronda Escolar, que tem a missão de proteger 110 unidades da rede municipal de ensino. Azevedo destacou a importância do curso de formação e da profissionalização da Guarda Civil, que tem um efetivo de 250 homens e mulheres, servindo como uma referência para a população e para a proteção do patrimônio público. “Uma missão que exige preparo e implica em ações voltadas para a segurança publica, exigindo uma postura própria, com obediência a hierarquia e à disciplina”. Ao anunciar que Itabuna terá num prazo de dois anos a melhor, mais preparada e melhor equipada guarda municipal da Bahia, o secretário de Administração, Gilson Nascimento, destacou ao proferir a aula inaugural do curso, que 21 anos após sua criação a Guarda Civil Municipal atinge a maturidade com um efetivo integrado por profissionais concursados e que terão um curso específico de formação com 460 horas-aula, fruto de muito trabalho junto ao Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci). A GCM terá o seu quartel inaugurado em 28 de julho e será equipada mais oito motos, uma caminhonete Ranger e mais dois veículos de apoio, que serão utilizados nas rondas e na proteção de mais de 370 prédios e equipamentos da administração municipal, incluindo escolas e postos de saúde. O secretário apresentou também um estudo com um perfil dos integrantes da Guarda Civil, que tem 85% do seu contingente formado por profissionais com nível médio e tem hoje em seus quadros profissionais de nível superior e até pós-graduados. Outro dado importante até mesmo para acompanhamento dos módulos do curso é que 97% do efetivo tem acesso à internet e 90% tem menos de três anos no serviço. A maioria dos guardas é evangélica e 96% têm menos de 50 anos. Na solenidade falaram ainda o coordenador do curso, o Capitão PM Fábio Roberto Ferreira, além do professor José Roberto, da Métodos Consultoria e Capacitação, uma empresa itab unense que realiza o curso nos seus diversos módulos, além do diretor geral da FTC, Cristiano Lobo, destacando a importância da parceria com o poder público no atendimento das demandas da sociedade local e regional. (Kleber Torres Foto: Waldyr Gomes).

4 comentários:

  1. Estamos felizes pela concretização deste curso, pois há meses que vínhamos trabalhando para que isso acontecesse.

    ResponderExcluir
  2. Esta qualificação tem por prioridade capacitar o efetivo da Guarda Municipal para o devido uso progressivo da força em sua última instância, o uso de armas de fogo.

    ResponderExcluir
  3. Como cidadão fico contente que os Guardas Municipais estejam recebendo treinamento para que possam reverter para a população.

    ResponderExcluir
  4. O que Azevedo não sabe é que se fosse a Embasa que estivesse à frente do abastecimento de água em Itabuna, com certeza absoluta, não estaríamos pagando uma conta astronômica como essa que a Emasa envia pra nós todo santo mês. E, também não estaríamos pagando por uma água que não chega, e, quando chega vem acompanhada de sujeira, coliformes fecais, bactéria, sal…???!!! Azevedo seu burrrroooo, vá a mer… cadoriaaaaaaaaaaaaaa!!!! Rosa Maria

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: