Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de maio de 2010

INTIMIDADAÇÃO CONTRA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Muito já foi dito e escrito sobre o fato se que, quando autoritarismo se evidencia, a liberdade de expressão é a primeira vítima. Frente às ameaças reais à liberdade de expressão um pernicioso processo de esquecimento também parece nublar o conhecimento acumulado (ao longo de séculos) e fazer surgir a equivocada crença de que apenas o poder executivo é ameaçador ao livre pensar e ao livre expressar. Um equívoco perigoso, posto desarmar a cidadania frente à indispensável vigilância em relação a outras formas de poder (sejam formalmente constituídos ou não). Da Idade Média poderíamos colher importantes ensinamentos do terrificante período da “Santa” Inquisição, onde o que deveria ser a força religiosa foi deformada para uma fortaleza de obscurantismo e repressão às liberdades básicas do ser humano. Da antiguidade clássica poderíamos relembrar o processo pelo qual o grande filósofo Sócrates foi condenado a beber cicuta a partir de uma contenda iniciada no debate filosófico. O próprio veredicto sobre Jesus pode ser entendido como produto de uma decisão que antecedeu ao lavar de mãos do Estado romano; ou seja, antes de Pilatos vozes condenatórias (não-governamentais, digamos) se alevantaram na Judéia. Hoje poderes outros levantam-se em subversão ao direito de expressão e à liberdade de imprensa. São exemplos claros disso, dentre outras ocorrências, a tentativa intimidatória levada adiante pelos inúmeros processos contra radialistas e jornalistas sulbaianos; e os recorrentes comentários sobre punições (até prisão) contra blogueiros pelo “delito” da publicação de informações rotuladas como “caluniosas” mas que deixaram de sê-lo graças a iniciativas de farta documentação que zela por tais noticiários. Em suma, vivemos tempos de riscos autoritários reais, camuflados sob justificativas ainda mais condenáveis por se apresentarem como “cidadãs”.

6 comentários:

  1. Brasil está longe de ter liberdade de expressão plena!!

    ResponderExcluir
  2. O problema não é a liberdade de expressão, mas o excesso de liberdade de exclusão!

    ResponderExcluir
  3. Temos sim toda a liberdade de expressão, desde que, você aguente os processos depois...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Estamos num país onde não podemos nem dizer que tais políticos roubam, porque enquanto o processo não terminar eles não são culpados.
    Por conta disso, hoje em dia não temos mais culpados, só suspeitos, ou seja, estamos num país previlegiado, já que aqui ninguém tem culpa de nada, porque ninguém rouba nada!!

    ResponderExcluir
  5. É realmente degradante ver que a justiça no Brasil está sempre do lado que a convem. A opinião e o conhecimento é sempre o pior pesadelo de qualquer autoridade. Deve ser por isso que não se investe mais na educação no Brasil.. querem manter a população controlada.rs

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! aqui nao se tem direito a nada, imagine de liberdade de expressao!quantas pessoas ja morreram ou foram intimados por isso, e sem esse direito claro eles vao conseguir manter a populaçao mais "burra" do quer ja é? mim desculpe pelo o termo mas outro nao existe, na maioria dos lugares no mundo as pessoas lutam por seus direitos, vao as ruas, fazem protestos, assinam acordos, lutam, mas aqui eu nao vejo nada!!! nem escolher quem governa o nosso paìs o povo sabe...é uma pena! é uma tristeza, é uma vegonha!
    lindacarinhosa1@hotmail.com

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: