O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais promove pela primeira vez um concurso de vídeo, no VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e no I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais. O Um minutinho – Concurso de vídeos de até 60 segundos é um reconhecimento de que a linguagem de vídeo possui um forte apelo visual como meio de expressão e é uma ferramenta para a educação em saúde e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST), aids e hepatites virais. Este concurso busca estimular o conhecimento e a criatividade no tocante às práticas de prevenção dessas doenças. Com o tema "Viver Direitos: Acesso, Equidade e Cidadania”, o concurso irá selecionar 15 vídeos, com até um minuto de duração cada, que serão apresentados durante a realização dos congressos, em Brasília, de 16 a 19 de junho de 2010. As produções selecionadas ficarão disponíveis, também, no site do congresso.
Os autores dos três melhores vídeos serão convidados a participar do evento, tendo passagem, hospedagem e alimentação custeadas pelo Departamento. Confira as regras para participar do concurso Um minutinho – Concurso de vídeos de até 60 segundos e os Termos de Uso e Serviço.
REGULAMENTO:
1. QUEM PODE PARTICIPAR
Cidadãos de qualquer lugar do Brasil podem participar de Um minutinho – Concurso de vídeos de até 60 segundos.
2. FORMATO DOS VÍDEOS
Os vídeos podem ser realizados em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento: câmera de vídeo, câmera de foto digital (sequências de fotos), câmera de celular e animação feita no computador. Os formatos de arquivos aceitos para o envio dos vídeos são MPEG, AVI, MOV, WMV, 3GP e FLV. O tamanho máximo do arquivo a ser enviado é de 100 Megabytes.
3. DURAÇÃO DOS VÍDEOS
Os vídeos devem ter no mínimo 1 segundo e no máximo 60 segundos de duração, incluindo os créditos. Será dada uma tolerância de, no máximo, 3 segundos.
4. OBRIGATORIEDADE DOS CRÉDITOS NOS VÍDEOS ENVIADOS
Os vídeos devem ter créditos dos responsáveis por sua realização, incluindo os de trilha sonora (independentemente de ser de domínio público ou não), de imagens e de outros materiais de terceiros.
5. QUANTIDADE DE VÍDEOS E INSCRIÇÃO
Não há limite de vídeos a serem enviados por realizador. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet ou enviado pelo correio. A inscrição foi prorrogada até o dia 30 de maio.
Para enviar o vídeo pela internet, é preciso fazer o cadastro no site, preencher a ficha de inscrição, aceitar os Termos de Uso e Serviço e este regulamento do concurso. Caso opte enviar o vídeo pelo correio, é preciso imprimir e preencher a ficha de inscrição disponível neste site, aceitar os Termos de Uso e Serviço e este regulamento do concurso. A ficha de inscrição e o DVD com o vídeo gravado devem ser enviados para o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais - ASCOM (SAF Sul, Trecho 02, Bloco F, Torre 1, Edifício Premium, Auditório, Sala 05. CEP 70070-600 - Brasília/DF - Brasil). Além do cadastro de inscrição, serão solicitadas informações adicionais para cada vídeo enviado. Todos os vídeos enviados pelo site ou pelo correio e que estiverem de acordo com o regulamento serão considerados inscritos no Um minutinho – Concurso de vídeos de até 60 segundos.
6. TEMA
O usuário pode inscrever quantos vídeos desejar observando a concordância com o tema "Viver Direitos: Acesso, Equidade e Cidadania”, foco do VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e do I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais.
7. PREMIAÇÃO
O prêmio de Um minutinho – Concurso de vídeos de até 60 segundos será entregue durante a Cerimônia de Encerramento do evento aos três finalistas. Prêmios:
- Um netbook para cada ganhador (três no total).
- Divulgação dos trabalhos:
• no portal do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais,
• no site dos possíveis parceiros.
Podem existir prêmios excepcionais, que serão divulgados oportunamente no site e em outros meios de comunicação.
8. DATA LIMITE
Os vídeos devem ser enviados até 30 de maio de 2010. A critério da organização do concurso, as datas limite podem ser prorrogadas. O resultado será divulgado a partir do dia 7 de junho de 2010.
9. CESSÃO DE DIREITOS PARA PROMOÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL DOS VÍDEOS
O autor/realizador ou titular do vídeo cede o título gratuito de todos os direitos de seu(s) vídeo(s) enviados ao concurso, pelo prazo de 5 anos, prorrogáveis automaticamente, para:
- Veiculação ou exibição em programas jornalísticos em qualquer tipo de mídia, na íntegra ou em parte, para a divulgação de Um minutinho – Concurso de vídeos de até 60 segundos.
- Veiculação, exibição ou divulgação em centros culturais, museus e demais estabelecimentos culturais sem fins lucrativos, dentro e fora do Brasil.
- Confecção de catálogos de Um minutinho – Concurso de vídeos de até 60 segundos em DVD, ou formatos que venham a substituí-lo, para divulgação e difusão cultural sem fins lucrativos.
- Promoção do concurso no próprio site do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais e em canais de Portais ou sites de internet parceiros do concurso, quando essas atividades não gerarem receitas financeiras.
- Promoção do concurso em todas as formas de televisão, incluindo Televisão de Programação Paga ("Pay-Per-View"), Televisão Paga ("Pay TV"), Televisão de Sinal Aberto ("Free TV"), IPTV, bem como em monitores, painéis e televisores de mídia indoor e sinalização digital em elevadores, aeroportos, ônibus, metrô (e todos os demais espaços de exibição dessas mídias).
10. AUTORIZAÇÃO PARA E DISTRIBUIÇÃO DOS VÍDEOS
O autor/realizador ou titular do vídeo, ao inscrever-se, cede ao Um minutinho – Concurso de vídeos de até 60 segundos e ao Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais os direitos de distribuição de seu(s) vídeo(s) em toda e qualquer modalidade de utilização e meios existentes ou que venham a ser criados, tais como, mas não limitado a:
- Circuitos de salas de cinema ("Theatrical" e "Non-Theatrical");
- Todas as formas de vídeo doméstico (homevideo);
- Todas as formas de televisão incluindo Televisão de Programação Paga ("Pay-Per-View"), Televisão Paga ("Pay TV"), Televisão de Sinal Aberto ("Free TV"), IPTV;
- Internet e outras mídias digitais (numéricas) interativas e assistidas por computador, meios multimídia e "on-line" (por cabo ou sem), telefone celular e demais redes de telefonia e telecomunicação;
- Exibições comerciais em aeronaves, embarcações, trens, ônibus, e demais transportes de massa ou não, linhas aéreas inclusive para distribuição em voos e navios;
- Escolas, clubes museus, universidades, casernas e outras instituições;
- Hotéis e motéis;
- Plataformas de petróleo;
- Exploração em jogos e sistemas interativos e dispositivos de leitura eletrônica, bem como dispositivos baseados ou assistidos por computador onde o vídeo seja explorado de maneira não linear;
- Nos portais da internet em que o Um minutinho – Concurso de vídeos de até 60 segundos esteja sediado dentro e fora do Brasil;
- Canais de Um minutinho – Concurso de vídeos de até 60 segundos em portais ou sites de internet parceiros do concurso.
- Monitores, painéis e televisores de mídia indoor e sinalização digital em elevadores, aeroportos, ônibus, metrô e todos os demais espaços de exibição dessas mídias.
A cessão de direitos abrange a possibilidade de reprodução no Brasil e no exterior, salvo em casos específicos, em que haja acordo por escrito entre o autor/realizador ou titular do vídeo e o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. O autor / realizador ou titular do vídeo autoriza a retirada do som, bem como a redução do tamanho dos créditos de seus vídeos, caso isso seja necessário para a exibição em qualquer uma das mídias descritas acima. O autor/realizador ou titular do vídeo não receberá nenhuma remuneração pela exibição de seu(s) vídeo(s) nos veículos de mídia descritos acima. Nenhuma das formas de exibição descritas acima prevê comercialização.
10. CURADORIA E CASOS OMISSOS
A Curadoria e as decisões criativas de Um minutinho – Concurso de vídeos de até 60 segundos, incluindo a escolha dos vídeos premiados, são de responsabilidade exclusiva do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais e/ou de parceiros a quem essas decisões forem delegadas. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora do concurso.
(Por Ângela Souza).
Val Cabral
ResponderExcluirÉ interessante esta mesclagem de arte, cultura... com abordagem de temas tão dramáticos com é a questão da Aids em nosso país.
Muito legal esta postagem.
Assim seu blog se notaliza como um dos melhores da Bahia, pois a maioria só serve para copiar noticias dos demais e aqui é que a gente acaba encontrando os fatos que normalmente passam às margens do conhecimento público.
Washington Reis
Amigo Val Cabral, acredito que está seja ua forma muito atrativa de se trabalhar prevenção contra o HIV e Aids entre os jovens. É esta a linguagem que eles entendem mais facilmente. Nota dez para esta iniciativa. - Hélio Conrado
ResponderExcluirPARABÉNS PELA POSTAGME ÂNGELA GÓES... VC É UMA PESSOA MUITO IMPORTANTE EM NOSSA SOCIEDADE.
ResponderExcluirNUNES
Ângela é angelical e suas postagens merecem nosso reconhecimento como úteis. Blog também é cultura e conscientização social e humanística e nisso Ângela Góes tem dado uma contribuição enorme. José Carlos Tavares
ResponderExcluir