Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

20 de maio de 2010

CAMINHADA MARCOU DIA DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e a Comissão Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes de Itabuna realizaram, na terça-feira (18), a V Caminhada de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. A caminhada atende orientação do Ministério do Desenvolvimento Social, como forma de alertar a sociedade para o problema. No Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, representantes de diversas instituições de segurança pública, governamentais e da sociedade civil organizada, além de estudantes, cruzaram a Avenida Cinquentenário, sensibilizando a população para a necessidade de denunciar os casos e combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O secretário de Assistência Social, José Antônio Formigli Rebouças, destacou a atuação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que oferta serviços continuados a famílias nas várias situações de violação de direitos. “Estamos na rua para chamar atenção para este problema que aflige a sociedade. A Bahia é o terceiro estado no Brasil com maior número de abusos contra jovens e aqui em Itabuna o Crea vem realizando um trabalho para potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida”, salienta Rebouças. O secretário da Educação, Gustavo Lisboa, reforçou a importância do evento para despertar a sociedade sobre a temática e ainda acrescentou que a discussão também deve ser levada para o contexto escolar. “A reflexão sobre esse assunto é fundamental na escola, pois deve envolver os estudantes, professores e pais”, afirma Lisboa. (Natália Tavares Foto: Vinícius Borges).

4 comentários:

  1. Acabar com esses tipos de problemas é difícil...
    isso requer muito da consciência de cada um... acredito que
    pena de morte seria o ideal pra quem abusa de crianças e dolescentes...

    ResponderExcluir
  2. O que falta nesse país é uma lei melhor, isso mudaria muito a criminalidade, não só quando se fala em exploração sexual, mas outros tipos de crimes bárbaros.

    ResponderExcluir
  3. A exploração sexual infantil é a mais desleal, pois não estamos falando de seres humanos maduros, estamos tratando de crianças e adolescentes com o mínimo de conhecimento tanto sobre sexo quanto sobre vida. Mas qual a solução para o problema? Talvez políticas socio-educativas, talvez mais empregos, talvez buscar uma resposta dentro da nossa própria história.

    ResponderExcluir
  4. Quando falamos em exploração sexual, logo vem a revolta. A sociedade se mantém firme em seu ponto de vista moralista a respeito do assunto. Ouviremos muitas pessoas falarem “Horrível!Absurdo!Uma afronta aos direitos humanos!”, mas quantos desses não participam do tráfico de pessoas, seja como vendedores, seja como compradores?

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: