Trief

Trief

12 de janeiro de 2010

SEGURANÇA PÚBLICA BAIANA NÃO ESTÁ COMO DIREITO DE TODOS

Segurança pública é direito de todas as pessoas, sendo seu objetivo a proteção e a garantia dos direitos humanos. Sendo assim, necessita a segurança de ser assumida como tarefa de toda a sociedade. Os componentes desta força devem ser, também, promotores dos direitos dos humanos. Trata-se de algo fundamental para melhorar a qualidade de vida, para promover a igualdade, para ampliar o espaço da cidadania, para superar o medo, o ódio, a falta de respeito, para a superação da lógica da vingança, da solução dos conflitos, da agressividade, da tortura... Que as instituições sejam democráticas, como manda a Constituição, com a atividade principal de lutar pela prevenção do crime. São necessárias várias ações de prevenções que devem ser usadas pela segurança e dentre elas se deve destacar, Prevenção Primária, para evitar a prática do crime, com atenção especial aos jovens. Os “Fóruns de solução de conflitos” são uma dessas ferramentas; Prevenção Secundária, no caso de a segurança primária falhar, necessita de ser melhorada. Age onde se manifesta o conflito, através de uma polícia profissionalizada; Prevenção Terciária, que se destina a recuperar. Fazem parte dela ações do poder público e programas desenvolvidos pela sociedade civil. Como se nota, todo o processo deve ter a marca da educação e do cuidado da prática da não-violência. Sendo necessária a repressão, o melhor caminho é a inteligência policial, isto é, a atividade de pesquisa para descobrir como e onde age, ilegalmente, o grupo que deve ser enfrentado, planejado e a partir daí, as ações a serem realizadas. Agir de outro modo seria favorecer o ambiente de insegurança e medo, contrário à vida social na qual as pessoas têm seus direitos garantidos. Essa visão de qualidade de segurança pública exige um bom planejamento. Que as falhas sejam corrigidas, que se melhore a qualidade do trabalho e que os escolhidos se envolvam no processo para que sejam os objetivos atingidos. Como tem agido a nossa segurança na Bahia? Ela é digna de respeito, até por parte dos culpados?

11 comentários:

  1. Quem conhecer algum lugarzinho lá pelos confins do final do mundo de qualquer estado ou país, que vá para lá ter o resto de vida de sossego. Porque hoje, onde a violência impera jamais, digo: Jamais! chegará aos nivéis de sossego de antes. Ou alguém já viu quem lucra com a violência querer amenizá-la? Daqui a dez anos sentiremos saudades do hoje!!!

    ResponderExcluir
  2. É lastimável dizer que a segurança pública na Bahia está FALIDA. A polícia baiana está vivendo em um conto de faz de conta: o governo faz de conta que paga um salário digno e os policiais fazem de conta que produzem sem dispor da mínima estrutura para trabalhar. O resultado não poderia ser outro: a criminalidade aumentando a cada dia e a população é a grande vítima dessa situação. Sr. Governador, pelo amor de Deus, ainda há tempo para revertermos este quadro!

    ResponderExcluir
  3. É esse o compromisso do governador com a segurança publica do nosso estado??

    ResponderExcluir
  4. A seguraça na Bahia está uma lástima, é fato que o secretário de seguraca da Bahia é fraco. O que tem que fazer? Substitui- lo... não podmeos fingir que está tudo bem, se ele não tem capacidade, é só trocar por um que tenha competência...

    ResponderExcluir
  5. Acredito que o problema da segurança pública não só na Bahia, mas no Brasil, está na forma de como fazer. Enquanto se deixar espaços vazios para a marginalidade ocupar, a violência continuará a crescer. É preciso instalar equipamentos de qualidade nas comunidades carentes: hospitais, postos de saúde, escolas, delegacias. As polícias devem ocupar essas comunidades. Deixar de lado as incursões esporádicas que nada resolvem, a ocupação tem que ser permanente, fazer pressão sobre a marginalidade.

    ResponderExcluir
  6. Como não se muda muito o código penal e o Wagner está insignificante na solução dos problemas de segurança pública na Bahia, o jeito e pedir para quem o suceda (e espero bastante, que Wagner não seja reeleito) mais seguranca e que o povo possa pagar mais impostos até termos um policial em cada esquina.
    Ricardo Costa

    ResponderExcluir
  7. A segurança pública é dever de todos.
    Sem a ajuda da população, a polícia pouco faz.
    O tráfico nas comunidades da periferia e nos shows que acontecem na cidade só existe pq a população não coopera. Luiz Claúdio Pires

    ResponderExcluir
  8. Segurança pública é um fator essencial para a manutenção de uma sociedade organizada.
    É uma área deficiente na Bahia.
    A Bahia necessita que esta seja eficaz para proporcionar aos seus cidadãos condições de vida satisfatórias. E não é isso o que ocorre atualmente em função da deficiência de gestão do governador Jaques Wagner. lamentavelmente!
    Gutemberg Matos

    ResponderExcluir
  9. Prezado Val Cabral

    A Bahia está em situação de calamidade pública em seu setor de segurança, em virtudo da existência de conjunto visível dos mandos, desmandos e incompetência política na questão da proteção do cidadão baiano. O mando dos comandos pertence ao Governador Vaaaaaaagareza, as orientações dos procedimentos e recursos idem, os resultados: o reflexo do voto da "maioria". Enquanto houver cadeias cheias, é porque não se preveniu o crime. Enquanto não houver policiais repressivos operacionais bem capacitados, bem remunerados, com os recursos (materiais, humanos, de apoio...) necessários à realização das tarefas inerentes, existirão criminosos aos montes perambulando por aí. Por enquanto, é isso aí!...

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. BAHIA SEM WAGNER...
    É poder andar na rua sem ser molestado, seja por bandidos ou por pedintes.
    È dormir sem medo de alguem te assaltar.
    É ir em algum lugar sem medo de levar um tiro.
    É deixar o carro em algum lugar e ter certeza de que vai encontrar do mesmo jeito que deixou.
    É ficar tranquilo quando alguem da família sai e demora para voltar...
    Edmilson Tavares

    ResponderExcluir
  11. Meus parabéns pela marca alcaçada de mais de 430 mil acessos. Também sou leitor assíduo deste seu blog, que é um dos melhortes da Bahia. As postagens são de nível muito bom e já divulguei o Blog para vários amigos meus aqui em Salvador. Está todo mundo adorando. Wellington Araújo

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: