Segurança pública é direito de todas as pessoas, sendo seu objetivo a proteção e a garantia dos direitos humanos. Sendo assim, necessita a segurança de ser assumida como tarefa de toda a
sociedade. Os componentes desta força devem ser, também, promotores dos direitos dos humanos. Trata-se de algo fundamental para melhorar a qualidade de vida, para promover a igualdade, para ampliar o espaço da cidadania, para superar o medo, o ódio, a falta de respeito, para a superação da lógica da vingança, da solução dos conflitos, da agressividade, da tortura... Que as instituições sejam democráticas, como manda a Constituição, com a atividade principal de lutar pela prevenção do crime. São necessárias várias ações de prevenções que devem ser usadas pela segurança e dentre elas se deve destacar, Prevenção Primária, para evitar a prática do crime, com atenção especial aos jovens. Os “Fóruns de solução de conflitos” são uma dessas ferramentas; Prevenção Secundária, no caso de a segurança primária falhar, necessita de ser melhorada. Age onde se manifesta o conflito, através de uma polícia profissionalizada; Prevenção Terciária, que se destina a recuperar. Fazem parte dela ações do poder público e programas desenvolvidos pela sociedade civil. Como se nota, todo o processo deve ter a marca da educação e do cuidado da prática da não-violência. Sendo necessária a repressão, o melhor caminho é a inteligência policial, isto é, a atividade de pesquisa para descobrir como e onde age, ilegalmente, o grupo que deve ser enfrentado, planejado e a partir daí, as ações a serem realizadas. Agir de outro modo seria favorecer o ambiente de insegurança e medo, contrário à vida social na qual as pessoas têm seus direitos garantidos. Essa visão de qualidade de segurança pública exige um bom planejamento. Que as falhas sejam corrigidas, que se melhore a qualidade do trabalho e que os escolhidos se envolvam no processo para que sejam os objetivos atingidos. Como tem agido a nossa segurança na Bahia? Ela é digna de respeito, até por parte dos culpados?
sociedade. Os componentes desta força devem ser, também, promotores dos direitos dos humanos. Trata-se de algo fundamental para melhorar a qualidade de vida, para promover a igualdade, para ampliar o espaço da cidadania, para superar o medo, o ódio, a falta de respeito, para a superação da lógica da vingança, da solução dos conflitos, da agressividade, da tortura... Que as instituições sejam democráticas, como manda a Constituição, com a atividade principal de lutar pela prevenção do crime. São necessárias várias ações de prevenções que devem ser usadas pela segurança e dentre elas se deve destacar, Prevenção Primária, para evitar a prática do crime, com atenção especial aos jovens. Os “Fóruns de solução de conflitos” são uma dessas ferramentas; Prevenção Secundária, no caso de a segurança primária falhar, necessita de ser melhorada. Age onde se manifesta o conflito, através de uma polícia profissionalizada; Prevenção Terciária, que se destina a recuperar. Fazem parte dela ações do poder público e programas desenvolvidos pela sociedade civil. Como se nota, todo o processo deve ter a marca da educação e do cuidado da prática da não-violência. Sendo necessária a repressão, o melhor caminho é a inteligência policial, isto é, a atividade de pesquisa para descobrir como e onde age, ilegalmente, o grupo que deve ser enfrentado, planejado e a partir daí, as ações a serem realizadas. Agir de outro modo seria favorecer o ambiente de insegurança e medo, contrário à vida social na qual as pessoas têm seus direitos garantidos. Essa visão de qualidade de segurança pública exige um bom planejamento. Que as falhas sejam corrigidas, que se melhore a qualidade do trabalho e que os escolhidos se envolvam no processo para que sejam os objetivos atingidos. Como tem agido a nossa segurança na Bahia? Ela é digna de respeito, até por parte dos culpados?
Quem conhecer algum lugarzinho lá pelos confins do final do mundo de qualquer estado ou país, que vá para lá ter o resto de vida de sossego. Porque hoje, onde a violência impera jamais, digo: Jamais! chegará aos nivéis de sossego de antes. Ou alguém já viu quem lucra com a violência querer amenizá-la? Daqui a dez anos sentiremos saudades do hoje!!!
ResponderExcluirÉ lastimável dizer que a segurança pública na Bahia está FALIDA. A polícia baiana está vivendo em um conto de faz de conta: o governo faz de conta que paga um salário digno e os policiais fazem de conta que produzem sem dispor da mínima estrutura para trabalhar. O resultado não poderia ser outro: a criminalidade aumentando a cada dia e a população é a grande vítima dessa situação. Sr. Governador, pelo amor de Deus, ainda há tempo para revertermos este quadro!
ResponderExcluirÉ esse o compromisso do governador com a segurança publica do nosso estado??
ResponderExcluirA seguraça na Bahia está uma lástima, é fato que o secretário de seguraca da Bahia é fraco. O que tem que fazer? Substitui- lo... não podmeos fingir que está tudo bem, se ele não tem capacidade, é só trocar por um que tenha competência...
ResponderExcluirAcredito que o problema da segurança pública não só na Bahia, mas no Brasil, está na forma de como fazer. Enquanto se deixar espaços vazios para a marginalidade ocupar, a violência continuará a crescer. É preciso instalar equipamentos de qualidade nas comunidades carentes: hospitais, postos de saúde, escolas, delegacias. As polícias devem ocupar essas comunidades. Deixar de lado as incursões esporádicas que nada resolvem, a ocupação tem que ser permanente, fazer pressão sobre a marginalidade.
ResponderExcluirComo não se muda muito o código penal e o Wagner está insignificante na solução dos problemas de segurança pública na Bahia, o jeito e pedir para quem o suceda (e espero bastante, que Wagner não seja reeleito) mais seguranca e que o povo possa pagar mais impostos até termos um policial em cada esquina.
ResponderExcluirRicardo Costa
A segurança pública é dever de todos.
ResponderExcluirSem a ajuda da população, a polícia pouco faz.
O tráfico nas comunidades da periferia e nos shows que acontecem na cidade só existe pq a população não coopera. Luiz Claúdio Pires
Segurança pública é um fator essencial para a manutenção de uma sociedade organizada.
ResponderExcluirÉ uma área deficiente na Bahia.
A Bahia necessita que esta seja eficaz para proporcionar aos seus cidadãos condições de vida satisfatórias. E não é isso o que ocorre atualmente em função da deficiência de gestão do governador Jaques Wagner. lamentavelmente!
Gutemberg Matos
Prezado Val Cabral
ResponderExcluirA Bahia está em situação de calamidade pública em seu setor de segurança, em virtudo da existência de conjunto visível dos mandos, desmandos e incompetência política na questão da proteção do cidadão baiano. O mando dos comandos pertence ao Governador Vaaaaaaagareza, as orientações dos procedimentos e recursos idem, os resultados: o reflexo do voto da "maioria". Enquanto houver cadeias cheias, é porque não se preveniu o crime. Enquanto não houver policiais repressivos operacionais bem capacitados, bem remunerados, com os recursos (materiais, humanos, de apoio...) necessários à realização das tarefas inerentes, existirão criminosos aos montes perambulando por aí. Por enquanto, é isso aí!...
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
BAHIA SEM WAGNER...
ResponderExcluirÉ poder andar na rua sem ser molestado, seja por bandidos ou por pedintes.
È dormir sem medo de alguem te assaltar.
É ir em algum lugar sem medo de levar um tiro.
É deixar o carro em algum lugar e ter certeza de que vai encontrar do mesmo jeito que deixou.
É ficar tranquilo quando alguem da família sai e demora para voltar...
Edmilson Tavares
Meus parabéns pela marca alcaçada de mais de 430 mil acessos. Também sou leitor assíduo deste seu blog, que é um dos melhortes da Bahia. As postagens são de nível muito bom e já divulguei o Blog para vários amigos meus aqui em Salvador. Está todo mundo adorando. Wellington Araújo
ResponderExcluir