Um fato começa a chamar a atenção e deveria servir de séria reflexão para a classe política e a sociedade: da última safra de prefeitos eleitos no Estado alguns já tiveram seus mandados cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e mais alguns ainda estariam com pendências naquela Corte. Um deles, o de Buerarema, já teve a cassação referendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E outros ainda estão interpondo recursos, mas tudo indica que serão também destronados dos cargos. O que chama a atenção é que a maioria dos casos é denunciado pelo mesmo motivo: compra de votos. Ou seja, um dos crimes eleitorais mais graves e condenáveis sob todos os aspectos. O ideal seria que a legislação fosse mais ágil para punir esses crimes antes que os candidatos tomassem posse ou mesmo durante a campanha eleitoral. Por isso mesmo que se quer uma reforma mais profunda da legislação eleitoral. Contudo, embora tardias, essas decisões servem de alerta para a classe política e a sociedade no sentido de que eleições não são um jogo de vale-tudo, mas antes de tudo um ato de cidadania. Voto não é mercadoria de troca que pode ser comprado com bugigangas.
Se voto não fosse mercadoria, uns 12 vereadores, dos treze existentes em Itabuna, não seriam eleitos!!!
ResponderExcluirCompra voto quem é safado e vende voto quem é mais safado ainda!!
Porisso é que Itabuna está essa esculhambação.
Rodrigo Nogueira
Se vende voto em Itabuna?
ResponderExcluirPergunte isso a Ruy Porquinho, Milton Satanaz e outros mercadores que existem em nossa cidade!!!!
Rogério
Val Cabral
ResponderExcluirA muitos anos, na época áurea dos "Coronéis", o voto não era secreto, então os grande fazendeiros sabiam em quem seus empregados estavam votando. Imagine se algum dos empregados deixaria de votar no patrão, ou alguém indicado por ele ? Daí surgiu este termo "Voto de cabestro".
Ainda existe, embora de uma forma mais sutil e inteligente.
Está aí o "nosso vereador" Milton Gramacho que não me deixa mentir...
Profº Cláudio
Temos que combater este sistema tradicional de conquista de poder político através do abuso econômico, compra de votos ou utilização da máquina pública.
ResponderExcluirOrlando Pereira
Completamente fora de noção quem faz isso... ao inveés de ganhar honestamente, pelo que você é não
ResponderExcluirvai la no recurso mais baixo
apela pro dinheiro e sua funções baixar e repugnates completa falte de amor proprio quem faz isso se desvaloriza e desvaloriza tambem quem aceita. Flora
Infelizmente a ignorância é referência nesse país.
ResponderExcluirFazer o que...Nós professores construimos o caminho com sabedoria , mas ainda sim as pessoas acreditam que o caminho mais fácil é o melhor...
Patrícia Bastos
CARA SENHORA PATRRÍCIA BASTOS, SÓ ESTUDEI ATÉ AQUELE FAMOSO 3º ANO DO PRIMÁRIO LÁ PELOS ANOS 60, MAS NEM POR ISSO ME DEIXEI ENGANAR POR FALSOS PROFETAS E POLÍTICOS PICARE-TAS, CONHEÇO MUITAS PESSOAS DE AGORA E RAQUELES BONS TEMPOS QUE PENSAM ASSIM TAMBÉM, APESAR DE MUITOS DELES SEREM ANALFABETOS ATÉ HOJE, É POR ISSO QUE NÃO CONCORDO COM A SENHORA, EU ACHO MESMO QUE NOSSO PROBLEMA É UMA QUESTÃO DE CARÁTER, A GRANDE MAIORIA DOS BRASILEIROS, SEJAM INTELECTUAIS OU ANALFABETOS GOSTAM MESMO É DE MOLEZA, OS EXEMPLOS SÃO VÁRIOS MAS VOU CITAR APENAS O DA MÍDIA, OS TELEJORNAIS NUNCA PASSAM QUEM SÃO E COMO GOVERNAM OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA (chaves e cadaffi)
ResponderExcluirMUITAS PÁGINAS IGUAIS A ESSA NUNCA PUBLICAM OS COMENTÁRIOS QUE NÃO SEJAM SIMPÁTICOS AOS GOVERNANTES LOCAIS, É ÓBVIO QUE NÃO ME REFIRO AS OFENSAS PESSOAIS E SIM AS CRÍTICAS CONSTRUTIVAS, E TEM MAIS, O MAIS SÉRIOS E PREOCUPANTES DOS PROPLEMAS ESTÃO JUSTAMENTE NAS SALAS DE AULAS, ME REFIRO AOS PROFESSORES, A MAIORIA DELES NÃO PASSAM AS MENSÁGENS CORRETAS PARA SEUS ALUNOS COMO ERA ANTIGAMENTE, HOJE EM CADA DEZ PROFESSORES OITO DELES PERDE BOA PARTE DA AULA COM QUESTÕES PURAMENTE IDEOLÓGICAS.