Dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra em memória de Zumbi dos Palmares, referencial para a resistência negra no nosso país. Diante das recentes discussões sobre as políticas de segurança pública aplicadas em nossa cidade, o Movimento Negro de Itabuna vem se posicionar no sentido de ampliar o debate com a sociedade para uma reflexão sobre o aumento da violência e propor a melhoria e humanização da política de proteção da população em situação de risco social. Para tanto foi organizada uma programação que fará parte das ações do Mês Da Consciência Negra, contamos com seu apoio, participação e divulgação. Programação do Mês da Consciência Negra em Itabuna:
Dia 31 de outubro de 2009 (14h00min):
Mesa Redonda
Jovem Negro Da Periferia: Marginal ou Marginalizado?
"Discutindo políticas de segurança pública
Câmara De Vereadores de Itabuna
Dia 04 de novembro de 2009 (18h00min).
Audiência Pública
Câmara de Vereadores de Itabuna
Dia 13 de novembro de 2009 (19h00min):
Exibição e discussão de vídeo sobre o tema
Cine Clube Praça de Iroko
Ponto de Cultura ACAI - R. Inglaterra, 497. B. São Judas Tadeu
Dia 17 de novembro de 2009 (19h00min):
Palestra "O Jovem Negro Na Periferia Dos Direitos."
Drª Flávia Alessandra De Souza Pereira
Palestra "A Trajetória Das Periferias Brasileiras."
Egnaldo Ferreira França
Coordenação: Turma do 4º Semestre de História
Noturno/UESC
Auditório da Torre/UESC/ 5º Andar
Dia 19 de novembro de 2009
Vigília à Zumbi dos Palmares
"Recitais, cantos, rodas de capoeira e
samba de couro. Desfile Beleza Negra.
Monumento em homenagem à Zumbi
Av. Princesa Isabel (Ao lado da Prefeitura)
Dia 20 de novembro de 2009 (15h00min):
Caminhada da Consciência Negra
Av. Cinquentenário.
Concentração no Jardim do Ó
Organização: PROJETO ENCANTARTE, PREAFRO, CRAD, MNU, UNEGRO, PROJETO BELEZA NEGRA, Colegiado de História/UESC, NENNCO/UESC e Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense.
Luiz Dantas; Coordenador ponto de cultura - Associação do Culto Afro Itabunense/Projeto cultura em ação ACAI/Bahia - (73) 3612-0175
Olá Val Cabral, saudações.
ResponderExcluirGostei de ler que seu blog é aberto ao noticiário relacionado aos assuntos da comunidade negra e parabenizo vc pela posragem desta ilustração, que demonstra o quanto é coerente, humano, decente e normal, os brancos estarem irmanados com negros, pardos, amrelos... poius a raça humana é uma só e jamais deverá ser a cor da pele, motivo de desagregação. Seu blog está cada vez mais interessante e acesso ele todos os dias - parabéns amigo.
Mário Menezes
Prezado Val Cabral.
ResponderExcluirReconheço suas boas intenções em divulgar esta programação. Entretanto, para colaborar coma amplitudo do seu texto, quero acrescentar algumas informações que considero pertinente para esta postagem... no Brasil, o dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra - é uma conquista do Movimento Negro Brasileiro. Simboliza a resistência e determinação de um povo contra a opressão e pelo reconhecimento da dignidade. É um momento de reafirmação da luta contra o racismo, reflexão e proposição.
A escolha da data é uma homenagem ao guerreiro Zumbi, líder histórico do quilombo de Palmares, que foi brutalmente assassinado, na mesma data, em 1695, após ser traído e entregue a Domingos Jorge Velho e seus bandeirantes.
Alçado a ícone da resistência contra o racismo e a discriminação, Zumbi faz parte, desde 1995, do Panteão de Heróis da Pátria. Neste mês de novembro de 2006, ocorrem em todo o Brasil centenas de eventos relacionados ao tema.
Com elevada estima e considreação, do seu amigo Roque Gomes.
Val, gostei muito do seu blog e em especial sobre o modelo democrático que vc faz comunicação, pois tenho lido alguns comentários, onde as idéias e os posicionamentos são antagônicos aos seus e ainda assim vc os coloca para a ´publicação. Isto é efetivamente, coerente comas pessoas que pensam maior e parabenizo-lhe por este fato. Parabéns pelo belo trabalho educativo, instrutivo... e acima de tudo continue, precisamos de pessoas como você, amantes da da boa comunicação para nos incentivar nessa luta de sempre manter o povo bem informado e conscientizado dos seus direitos de cidadania, indepemdetemente da cor da pele..
ResponderExcluirGilvan Monteiro de Bastos
Val Cabral
ResponderExcluirEspero q este Dia Nacional da Consciência Negra seja um alerta contra toda forma de discriminação racial.
bjus
Denise
Sem educação fundamental, não há inclusão social, não há avanço na distribuição de renda, pois as oportunidades não são dadas.
ResponderExcluirSou contra o sistema de quotas nas universidades para pessoas negras. Na verdade, sou contra qualquer sistema que crie discriminação. A solução do problema não está na universidade, mas no ensino fundamental. Educação básica é o ponto de partida para mudar o desequilíbrio na realidade de empregabilidade e justiça social. Não se trata só de discriminação com o negro, trata-se de um problema do nível de escolaridade.
Profº Cláudio
Este data e este evento são pontos de covergência para reflexões sobre a forma de luta e atuação do negro por uma sociedade que saiba respeitar, contemplar e congregar as diferenças raciais.
ResponderExcluirRildo
Todos nós deveríamos parar de discriminar
ResponderExcluirE entender que viemos de um so pai Adão
Não importa a nacionalidade ou cor da pele somos humanos iguais
E quando morremos viramos pó sem superioridade
Esta é uma oportunidade reservada para reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e por isso tem uma importância enorme para consolidação do negro como gente tão gente quanto qualquer outro indivíduo. Everaldo Lopes
ResponderExcluirPara os negros, tudo é motivo de preconceito. Saem com camisas escrito 100% Negro, etc...imaginem o que aconteceria se eu branca que sou saísse com uma camisa escrito 100% Branco...seria presa, não acham? Somos todos iguais, danem-se esses negócios de consciência negra, branca, amarela, vermelha, etc.
ResponderExcluirCinthya
Val Cabral
ResponderExcluirAqui no Brasil tem pessoas que consideram até o cachorro como membro direto da família. Ser da família não representa ter adquirido os direitos de equidade social que dignifica o ser humano e garante um bem estar social. Sim os brancos pobres, eles são sempre postos na discussão para minimizar os efeitos das desigualdades sociais por nós apontados. Eles também são parte da injustiça, são nossos sócios naturais no sistema de dominação implantado neste país. Mas isto não invalida nem atenua a existência de um sistema de desprestígios e de intolerâncias sociais contra os descendentes de africanos. E este conjunto de evidências que a esquerda, dos quais nós dos movimentos negros tentamos fazer parte, mas sem deixar a nossa negritude à parte, tem por questões ideológicas tentado negar. Negando se associa a outros conservadores que impõem uma dominação ideológica dos significados das representações sociais da negritude. Problemas que os intelectuais brasileiros na sua maioria permanecem alheios.
O conceito de raças humanas, não é utilizado pelos movimentos negros. A raça biológica está ultrapassada e desconstruída pela ciência e nós dos movimentos negros já a superamos. A consciência negra é um discurso político, discurso de grupo social e histórico negado e oprimido. Tendo esta compreensão nós já superamos há muito tempo se tem gotas de sangue, se é ou não mestiço. No entanto criticamos a ideologia da mestiçagem naquilo que ela como ideologia faz de um fato biológico de toda a humanidade, um recorte para justificar a bondade e igualdade social dos brasileiros. Mestiço ou não na percepção social os apresentadores de televisão são preferidas no Brasil pelos seus cabelos loiros, pintados ou não, alisados ou não. Isto é negação do Brasil, como respostas temos a consciência negra que independe da cor e da origem étnica dos atores. Mulata é um termo degradante, tem haver com mula, altamente preconceituoso faz parte do ideário racista machista. Não me interessa esta hitória da beleza da “raça morena”, eu quero é um emprego, educação, saúde e dignidade social. A consciência Negra clama por isto, muitos fenotipicamente loiros de olhos azuis estão nos movimentos negros e comemoram o dia da consciência negra, pois chegaram a esta compreensão.
Washington Correia
Nas escolas, desde o Pré, não ensinam as crianças que brancos, negros e índios são todos iguais. Gil
ResponderExcluirO importante não é ceder apenas 2% de cotas nas universidades para negros e índios. O importante é melhorar a Educação, capacitando o professor para que brancos, negros e índios tenham uma boa base para ingressar na faculdade. (César)
ResponderExcluirO negro tem preconceito de si mesmo”. Essa frase em si reflete o racismo velado de uma sociedade negligente e burguesa.
ResponderExcluirAgamenon Troyan
É verdade que ainda hoje pleno século 21 existam pessaos que fazem e sofrem de racismo, uma coisa nojenta que faz com que pessoas sofram sem escolher, ser negro, branco ou amarelo etc... ninguém escolhe, pq então fazer parte de um grupo racista e inconsequiente? a vida nos prega peças como por exemplo hoje estarmos andando bem e amanhã estarmos numa cadeira de rodas, aí tbm passar a ser descriminado por isso, por sermos deficientes.
ResponderExcluirNossa nem sei como me expressar tamanho meu nojo a estes tipos que fazem discriminação racial de todos os sentidos... Nós ñ escolhemos que cor queremos nascer, mas podemos escolher se queremos ser ignorantes ou não...
Um abraço a todos com carinho!!!
Márcia Costa
Eu acho que não existe nem o maior e nem o menor preconceito porque cada pessoa tem o seu direido não importa cor,raçã,religião, nacionalidade pois todos nós somos a mesma pessoa no olhos de Deus. Bia
ResponderExcluirVal Cabral. O racismo é ridículo. Não se justifica! Toda forma de preconceito contra o negro é irracional, pois o fato de vê-lo como inferior é não enxergar que todo o desenvolvimento brasileiro, americano como um todo e europeu se deu através do tráfico e da escravidão. O que seríamos hoje se não fosse o braço escravo? A discriminação é o não reconhecimento por todo o trabalho dos africanos na construção do nosso país. Que o Dia da Consciência Negra sirva, cada vez mais, para esclarecer sobre a grande contribuição do negro na nossa cultura e para a luta por uma sociedade melhor e mais igualitária.
ResponderExcluirGabriela J. Gaspar
Na minha opinião, todos, sem exceção, somos racistas. Seja em relação ao negro, ao branco, ao amarelo, ao indígena... No fundo, um dia, já sentimos ou expomos um ato preconceituoso. Quanto ao dia da consciencia negra, apesar de interessante, pode ser considerada uma manifestação, mesmo que sutil, de racismo. Analisando bem, porque tem o negro, também o indio, direito de um dia voltado para si, em sua homenagem, uma vez que para os demais não dispõe-se uma data comemorativa?
ResponderExcluirNão estou aqui criticando, longe de mim. Estou apenas expondo uma opinião, a qual muitos compartilham. Acho que todas as etnias merecem respeito e admiração na sociedade, independente de dias dedicados as mesmas. Reconheço que tanto os indios quanto os negros possuem papéis fundamentais para a constituição de nossa história, mas tal justificativa não cabe, uma vez que há e houveram muitos mártires e heróis de outras etnias.
Concluindo, acho que o governo, não só do Brasil, mas como o de todo o mundo, deveria instituir o dia da consciencia da alma, pois esta sim está presente no negro, no branco, no amarelo e no indio.
Rogério Santana
Negros e brancos sao todos iguais indepedete de cor rassa,poder ou dinhero por dentro somos todos iguais.
ResponderExcluirEu não entendo por que há racismo
ResponderExcluirSó por sua cor ser diferente?
Todos somos iguais e irmãos, não podemos ignorar uma pessoa só porque ela é negra, elas pensam, estudam, trabalham como todos.
Pense bem no que está fazendo.
Conscientize-se
Vamos acabar com o preconceito.
Chegaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!Bianca
O preconceito é para quem não possui autonomia e/ou sabedoria o suficiente para discernir e amar tudo que nos cerca,pois todos somos seres humanos capazes.DEUS no coração é algo que poucos acreditam por isso o mundo se torna tão injusto e todos passam a olhar para o seu próprio umbigo!
ResponderExcluirVal Cabral
ResponderExcluirO racismo é uma chaga social e como tal deve ser tratada. O preconceito, em todas as suas formas, reflete a deturpação de mentes de pessoas que se julgam superiores por causa da cor de sua pele. O que deve ser feito é trabalhar a auto-estima do negro para que não aceite a discriminação, para que não se julgue inferior. o Racismo é introjetado no ser humano, não faz parte dele. A educação é a melhor arma contra toda a discriminação.
Luiz Cláudio
E importante lembrarmos desta data, pois ela marca o dia que os negros perderam um grande lider de seu proposito. É para lembrarmos de como o ser humano pode ser mal e sem compaixão com os outros, sempre só pensando em si mesmo, sabendo disso, podemos ajudar a melhorar a sociedade que vivemos, acabando com a discriminação, não so o racismo.
ResponderExcluirVinícius
Fico tão idignada com esse mundo racista, que só quer nos escravisar. Basta os tempos de Sr de engenho que ja vinha banalisando com os negros
ResponderExcluirtratando piores que bichos. CHEGAAAAAAAA! Isso ja acabou e não pode continuar se nós negros nos permitir qualquer tipo de rascimo, ironia das pessoas que se dizem não ser racistas. Temos que nos posicinar na sociedade como pessoas que se deve respeito, não aceitando qualquer coisa sempre correndo atras de coisas melhores fazendo coisas direitas dentro da lei, nem sendo pior nem melhor que ninguem mas sendo um cidadão que merece respeito como qualquer outro!
abraços de um desabafo de uma garota idignada mas que sabe seus direitos!!!!!!!!!
Nany
olá. como vai?
ResponderExcluirA festa da consciêcia negra, esta ai para a união de todas as raças, para jústamente acabar com o racismo ñ só no brasil + em todo mundo, pois somos iguais ñ importa raça, classe sócial temos os mesmo direitos seja de trabalhar, estudar andar livremente em fim o direito de existir. Meu maior sonho é ver um mundo melhor sem fome , sem violência e sem racismo. Carlinhos
Prezado Val Cabral
ResponderExcluirPara acabar com o preconceito,a discriminação do ser humano pelo ser humano deveríamos partir do princípio que não existem raças humanas e sim um só ser humano. Pois a palvra racismo foi introduzida pelos colonizadores, exploradores nas colônias por onde passaram. Também temos que explicar a existência humana não somente pela história e pela cultura que diga-se de passagem preconceituosas e discriminatórias. Mas deve-se inserir nesse contexto, a ciência. Deve-se introduzir nas escolas desde as séries iniciais A Teoria das Espécies para que as crianças desde cedo aprendam ou entendam por que somos diferentes externamente já que internamente nosso organismo em nada difere, nossas mentes nada diferem. As crianças desde cedo devem saber por que ocorreram as mutações entre os seres humanos. São poucas bibliografias a esse respeito,mas elas já começaram a surgir ao nível do intelecto dos pequenos. Isto porque se ficarmos só na base da história e da cultura não vamos chegar a lugar nenhum.
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br