Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

1 de outubro de 2009

DECRETO, EMENDA E CONFUSÃO

Ainda dá pano pra manga o reajuste ilegal da tarifa de água da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), em Itabuna. Em primeira votação (e ao contrário do que publicamos), o governo conseguiu derrubar decreto legislativo que obrigava a Emasa a ressarcir integralmente o consumidor pelo reajuste que vigou ilegalmente por 25 dias em julho. A primeira discussão ocorreu hoje à tarde. A segunda votação, a definitiva, ainda vai ocorrer na próxima quarta-feira, 7. Mas é sabido que o governo do Capitão Azevedo opera forte (e usa de todas as armas…) para garantir a reijeição ao decreto. Fato é que o governo descumpriu a lei ao publicar decreto de reajuste no dia 5 de junho e cobrar a tarifa de água com os novos valores já a partir de 1º de julho. Seguindo o caminho legal, somente poderia a partir de 5 de julho, 30 dias depois. E assim, seguiu ilegal. Até que vozes se levantaram contra o reajuste, dentre elas a do vereador Roberto de Souza. Para fechar a tarde, o governo conseguiu aprovar emenda que compensa o consumidor em apenas cinco dos 25 dias pelos quais o reajuste vigorou em julho. É o poder, inclusive de quem tem a caneta para nomear, exonerar… A emenda, a favor do governo e contra o povo, obteve votos favoráveis de Didi do INPS (PDT), Clóvis Loiola e Raimundo Pólvora (ambos do PPS), Solon Pinheiro (PSDB) e Milton Gramacho (PRTB). Apenas quatro vereadores se posicionaram contra a cobrança ilegal: Roberto de Souza (PR), Rose Castro (PR), Vane do Renascer (PT) e Wenceslau Júnior (PCdoB). A tendência é que se mantenha essas posições até a próxima quarta, quando ocorre a votação “pra valer”, que decide. Na sessão de hoje, faltaram os vereadores Ricardo Bacelar (PSB), Gerson Nascimento (PV), Milton Cerqueira (DEM) e Ruy Machado (PRP). Muita água vai rolar até a próxima semana… (pimenta na Muqueca)

2 comentários:

  1. Ampliar o abastecimento e melhorar a qualidade da água, não pode, mas aumentar o preço, pooode! Êta povinho miserááável... Esse aumento é abusivo, não deve acontecer...

    ResponderExcluir
  2. É dever deles fornecer água com uma boa qualidade , e não ta cobrando coisas sem nenhum fundamento [antes da hora ] , o povo só tem direito de pagar pelo que é consumido !!!!!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: