Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

31 de julho de 2009

ATIVIDADES RONDONISTA DA FTC DE ITABUNA MUDA ROTINA EM MOGEIRO - Reciclagem, associativismo, inclusão digital, Agenda 21, saúde ambiental e atividades de lazer. Assim tem sido a rotina da cidade de Mogeiro, no agreste do estado da Paraíba, desde o último dia 20 de julho quando as equipes da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) chegaram à cidade para a Operação Nordeste/Sul do Projeto Rondon 200, desenvolvido pelo Ministério da Defesa do Brasil. O foco do trabalho dos estudantes e professores das duas instituições está na promoção da saúde, educação, cultura e meio ambiente. Na questão ambiental, a implantação da Agenda 21 motivou a realização do minicurso sobre o tema, após constatação que desde 2002 a cidade já possuiu o Projeto de Lei da Agenda aprovado, porém não implantado. Utilizando a técnica do “muro das lamentações”, os estudantes fizeram um diagnóstico situacional apontando as necessidades para fazer a Agenda 21 sair do papel e se tornar um documento norteador de políticas públicas municipais de desenvolvimento sustentável local. Uma das principais consequências desta intervenção foi à criação da comissão municipal, que através da formação de grupos de trabalho definiram as prioridades de estratégias a serem implementadas a curto, médio e longo prazo. A presença dos estudantes e docentes da FTC e da UFPE também ficou marcada com atividades desenvolvidas na feira de Mogeiro, onde foram contabilizados mais de 500 atendimentos em aferição de pressão, glicemia capilar, índice de massa corporal e higiene bucal. Segundo o professor Paulão Rosa, que atua na coordenação da equipe da FTC, foram detectados vários casos de hipertensão e alteração na taxa de glicose e os pacientes encaminhados às unidades de saúde do município. Todas as atividades dos estudantes da FTC Itabuna na cidade de Mogeiro podem ser acompanhadas através do blog ftcrondon.wordpress.com, que funciona como uma espécie de diário de viagem. Fazem parte da equipe rondonista os estudantes Flávia Martins (Fisioterapia), Caique Caires (Sistemas de Informação), Doranei Costa (Enfermagem), Jamilly Manoela (Direito), Jonata Costa (Administração) e Robson Alves (Eng. Ambiental). A coordenação geral da equipe da FTC é do professor Guilhardes Júnior. A operação Nordeste/Sul em Mogeiro prossegue até o dia 2 de agosto. (Erivaldo Bomfim).

2 comentários:

  1. Boa iniciativa do pessoal da Facu! através dessas ações que podemos motivar a população pra educação ambiental, higienica e humana. A doação de sangue foi uma das mais importantes!

    ResponderExcluir
  2. atividades de lazer principalmente para os idosos é indispensável, pois levanta a auto estima dos mesmos, fazendo com que eles venham mais do que esperar a hora da morte, mas sim aproveitar a vida.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: