Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de junho de 2009

MS PRETENDE AGILIZAR DIAGNÓSTICO DE HIV - O Ministério da Saúde vai atualizar as normas para realização de testes de diagnóstico do HIV. A principal mudança é a inclusão de novas metodologias de testagem do vírus e a ampliação do uso dos testes rápidos – que fornecem resultados em meia hora. Até 22 de julho, o ministério vai receber contribuições da sociedade em consulta pública sobre a portaria que atualiza as regras para teste de HIV. A estimativa do governo é que existam 630 mil de brasileiros infectados, dos quais 255 mil ainda não se testaram. A partir de agora, o Sistema Único de Saúde (SUS) deverá utilizar uma tecnologia mais moderna de detecção do vírus, em que o sangue passará por duas testagens, e não três, como acontece atualmente. De acordo com o ministério, a redução do número de etapas não diminui a eficácia dos resultados. Entre as mudanças também está a utilização de amostras de sangue seco, coletadas em papel filtro – o que permite o armazenamento por até 12 semanas sem refrigeração. As amostras poderão ser enviadas pelo correio, o que poderá ampliar o acesso ao teste em locais distantes dos centros urbanos. Além dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), os testes rápidos poderão ser realizados em laboratórios de pequeno porte e em postos de saúde. A portaria prevê a utilização do método rápido na “rede de serviços de saúde sem infraestrutura laboratorial ou localizada em regiões de difícil acesso”, além de populações flutuantes e em casos de grávidas que não tenham sido testadas até o momento do parto, entre outros. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2008, 36,5% da população do país entre 15 e 54 anos havia feito teste de HIV. Para participar da consulta pública, é preciso acessar o endereço eletrônico www.aids.gov.br/consultapublica2009.

2 comentários:

  1. O mais desalentador nestas notícias, é que nem sempre o que se escreve e noticia, é o que de fato acontece.
    Nesse caso de diagnóstico do vírus HIV, muito se tem prometido e muito pouco existe de resultado prático.
    Os governos estão sempre embromando. Mas espero que esta informação seja verdadeira e que aqui em Itabuna, os aidéticos possam ter melhores condições de diagnóstico das doenças oportunistas e que as pessoas ainda não infectadas, tenham mais rapidez em sua busca de testagem.
    Benedito Monteiro da Costa Jr.

    ResponderExcluir
  2. PELA RUINDADE DO GOVERNO AZEVEDO, ISSO VAI DEMORAR MUITO DE CHEGAR AQUI EM ITABUNA.
    ELE BOTOU A FILHA NO SETOR DE AIDS E ELA ESTA SENDO TÃO RUIM DE ADMNISTRAÇÃO, QUE AS PESSOAS ESTÃO COM SAUDADE DE ROSEAN. RENATO BISPO

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: