Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

2 de maio de 2009

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL REVOGA LEI DE IMPRENSA - O Supremo Tribunal Federal-STF revogou nesta quinta-feira-30 a Lei de Imprensa, atendendo ação protocolada pelo PDT. Sete dos 11 ministros votaram pela revogação total da lei, editada em 1967, durante a ditadura militar. Com a derrubada da lei, as penas de prisão específicas para jornalistas deixam de existir, e os juízes de todo o país estão proibidos de tomar decisões com base na agora extinta legislação.Com isso, julgamentos de ações contra jornalista passam a ser feitos com base nos códigos Penal, Civil e na Constituição. A revogação também altera as formas de indenização e do direito de resposta. Segundo o ministro Carlos Alberto Direito, que votou pela revogação, a legislação era incompatível com o sistema constitucional de 1988. “Os regimes totalitários podem conviver com o voto, jamais com a liberdade de expressão”, defendeu. Embora a lei tenha sido revogada somente nesta quinta, muitos magistrados do país já haviam “abolido” a Lei de Imprensa de seus julgamentos, tomando como base os Códigos Civil e Penal, além da Constituição. Desde fevereiro do ano passado, 22 dos 77 artigos da Lei de Imprensa estavam suspensos por força de uma liminar (decisão provisória) concedida pelo próprio STF. O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), advogado do PDT, defendeu que nenhuma lei poderia influir no conteúdo da informação. “Requeiro que toda essa lei seja banida do mundo das leis, que desapareça a possibilidade de aplicar pena a jornalista sempre que houver causalidade com o direito do povo e que nós possamos ter um país onde o povo possa controlar o Estado e não onde o Estado possa controlar o povo como temos hoje”.

7 comentários:

  1. impressa chega a ser chato mesmo.

    ResponderExcluir
  2. os reporter's são muito indagadores das vidas das pessoas mesmo tem que dar um basta tambem

    ResponderExcluir
  3. não tem como memso ser entrevistado porque reporter quer saber até demais.

    ResponderExcluir
  4. não gosto de reporter's perguntam demais da nossas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Existem coisas que só ha´no Brasil e em republiquetas subdesenvolvidas. Os militares que assaltaram este país, fizeram leis que intimidavam os profissionais de imprensa, como forma de os calar e só agora a Justiça percebe este enorme prejuízo e tempo perdido.
    Acredito que a partir de agora, a imprensa estará mais livre para investigar e denunciar as falcatruas dos pilantras encastelados nos governos e roubando o dinheiro público.
    Quem deve está comemorando isto é a revista Veja e quem deve ter ficado com insônia foi Lula e sua corja de corruptos.
    Fredy Lemos

    ResponderExcluir
  6. A IMPRENSA HOJE É VENDIDA!
    VC NÃO ENCONTRA MAIS REPÓRTERES NA RUA, NOS LOCAIS DOS ACONTECIMENTOS, HJ A NOTICIA É COLADA OU COPIADA DA INTERNET, VC ENCONTRA OS REPÓRTERES E SIMILARES NAS PORTAS DOS GABINETES DOS POLÍTICOS ATRÁS DE UMA CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA (RARAS EXCEÇÕES), TEM MUITA NOTICIA BOMBÁSTICA QUE AINDA NÃO CAIU NA REDE POR CONTA DE$$ES ACERTO$.
    TUDO FARINHA DO MESMO SACO.
    O QUE VALE HJ É O DINHEIRO E O RESTO QUE SE DANE !!!
    DANE-SE AS FLORESTAS
    DANE-SE O RIO CACHOEIRA
    DANE-SE A SAÚDE PÚBLICA
    DANE-SE A POSTERIDADE
    DANE-SE A POPULAÇÃO ITABUNENSE
    DANE-SE O DANE-SE, O QUE REALMENTE IMPORTA SÃO AS CIFRA$ $$$$$$$$$$$$$!!!
    QUADRILHA = UM POUCO DE TUDO QUE NÃO PRESTA

    ResponderExcluir
  7. Odeio blogs que não prestam. Por isso adoro este; ele é simplesmente de mais; tem alguns idiotas que ficam criticando mas não conseguem nem chegar perto deste blog. Zanata

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: