Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

21 de março de 2009

58% NÃO ESCOVAM OS DENTES CORRETAMENTE - Pesquisa do Ministério da saúde revelou que 58% dos brasileiros não escovam os dentes de forma correta. O índice causa preocupação. A falta de cuidado com a higiene bucal pode causar até infarto. A boca pode ser a porta de entrada para doenças graves, sem falar nos problemas de gengiva que a falta de higiene bucal pode causar. A perda do dente é uma das conseqüências. Basta uma rotina de prevenção para ter dentes saudáveis, mas uma pesquisa do Ministério da Saúde revela que a maior parte dos brasileiros não limpa os dentes direito – só escovam de vez em quando, de maneira errada ou nem têm escova em casa. Esta é a realidade das áreas mais pobres de todo o país. “É muita criança para comprar para cada um. Para ter tudo direitinho, cada qual tem a sua, fica difícil”, alega a dona de casa Maria de Lourdes. Com o orçamento apertado e a falta de informação, se os adultos não tiveram o exemplo, eles não ensinam as crianças que também crescem sem o hábito da escovação. São gerações de brasileiros que têm doenças nos dentes e gengivas e nem sabem do risco. PREOCUPAÇÃO: Em 24 horas sem escovar os dentes, as bactérias se multiplicam 250 vezes, sem sintomas. Não causam dor, mas podem provocar, além de cáries e inflamações, doenças como pneumonia e até infarto. “Quando há uma infecção, as células do organismo vão morrendo, as bactérias vão se fortalecendo e vão caindo na corrente sanguínea. Quando elas caem na corrente sanguínea, elas podem se alojar em algum órgão do corpo. Pode ser o coração ou qualquer órgão”, explica a dentista Ilana Marques. “As pessoas que têm problemas cardíacos de válvulas estão mais suscetíveis, mas isso pode acontecer com qualquer paciente”, alerta o dentista Breno Massimo. O Ministério da Saúde informou que vai distribuir este ano quarenta milhões de escovas e pastas de dente. Os kits são para alunos de escolas públicas e pacientes atendidos pelo programa “Saúde bucal”.

7 comentários:

  1. Isso explica o mal hálito e os dentes amarelados na boca do governador Jaques Wagner.

    ResponderExcluir
  2. Isso explica o mal hálito e os dentes amarelados na boca do governador Jaques Wagner.

    ResponderExcluir
  3. Se isso acontece com o governador da Bahia, imagine com os baianos das favelas e desempregadaos que não podem comprar pastas de dente e escovas!
    O governo da Bahia deveria promover uma campanha de doação de pastais e escovas dentais para que este quadro de vexame. Mas o governador deveria dar o primeiro exemplo, escovando diariamente seus próprios dentes.

    ResponderExcluir
  4. Isso é coisa velha só que os pais tem que pegar pesado com os filhos e ducálos durante o periodo de crescimento.

    ResponderExcluir
  5. Além dos pais terem que cobrar dos filhos tem que o governo ou secreteria de educação elabore ma matéria nos colégio chamado de saúde ou higienização para falar de tudo e de doenças elém de precauções e limpesas.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o amigo acima deveria existir uma materia escolar para instruções doas alunos contra doenças e higienização com prevençoes e etc.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a ideis da matéria mas também tem que ter acompanhamento dos pais em casa senão não adianta.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: