Trief

Trief

22 de junho de 2026

O CIRCO DO PEDRÃO AFUGENTA O “PÃO”!

Políticos corruptos realizam festas, para ludibriar a tristeza do povo e doa cestas básicas para controlar a fome!

Os mais de dez milhões de reais, que serão gastos na realização do Pedrão em Eunápolis, poderiam evitar que postos de saúde permanecessem sem médicos, medicamentos e equipamentos; que as estradas vicinais deixassem de estar quase intransitáveis e que prédios escolares não continuassem sucateados. Mas a política do “pão e circo” embevece e faz o povo esquecer os problemas sociais e estruturais.

O dinheiro da prefeitura  requer decisões para aplicação de quem o domina. São somente dois destinos da tríade necessária para custeio público: festa, fraude e fome. Festa faz multidões apoiarem e aplaudirem o prefeito; fraude faz o prefeito enriquecer e ter recursos para pagar cabos eleitorais e contratar lideranças... já a fome é assunto tratado com o “circo”, que alimenta sua trupe!

A realização de “Pedrões” serve mais para desviar recursos essenciais de áreas como saúde, educação e segurança. Quando o eleitor apoia políticos corruptos (por desinformação, troca de favores, crenças ideológicas, ou ojeriza ao adversário), ele financia um sistema que perpetua a própria desigualdade e pobreza em que vive.

Compreender e combater esse ciclo é um desafio que impacta diretamente a sociedade: dinheiro desviado com festas e fraude, fomentam a fome e não é apenas uma perda abstrata; ele se converte em falta de remédios nos postos de saúde e infraestrutura precária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: