Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

4 de outubro de 2021

POR QUE FACEBOOK, INSTAGRAM E WHATSAPP SAÍRAM DO AR?

 

O mundo sem redes sociais está desnorteado!

A instabilidade enfrentada pelas principais redes do grupo FacebookInc. - que controla o Instagram, Facebook, Messenger e WhatsApp – pode ser decorrente de uma falha de Domain Name System (DNS). É o que apontam especialistas e o próprio site do Facebook aos usuários. A informação é do jornal Extra. No Brasil, o site do Facebook consta uma falha de DNS (sigla para Sistema de Nomes de Domínio) – o que pode indicar a causa do problema.

Essa também é a avaliação de Vivaldo José Breternitz, professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ele avalia que uma eventual falha de DNS pode ser responsável pela instabilidade enfrentada pelas redes de Mark Zuckerberg nesta segunda-feira (4/10). Segundo o professor, o DNS é um sistema que controla o encaminhamento dos usuários aos destinos, ou seja, ao sistema do site que está sendo buscado.

Em julho, uma queda de DNS afetou a Akamai, que fornece serviços de hospedagem por DNS, impactando uma série de empresas mundo a fora que utilizam seus serviços. “O sintoma (do erro) é o seguinte: esse negócio simplesmente desaparece como se não existisse mais o domínio Facebook”, diz Breterniz.

Para o especialista, caso este seja mesmo a causa do problema, é comum que a falha aconteça em todo lugar onde usuários utilizam o serviço – neste caso, em escala global como ocorre com o Facebook -, o que sugere que este seja efetivamente o problema enfrentado pela plataforma. Por Ana Karolline Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: