Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

23 de junho de 2021

GRANDE PARTE DOS JOVENS ESTÁ PERDIDA

As drogas idiotizam, impedem de pensar, inferniza e degenera o viciado!

O consumo de crack se alastrou pelo país alcançando quase todos os municípios brasileiros. Nem o mais histórico dos pessimistas, do passado, poderia adivinhar que um dia grande parte, quiçá a maioria, da população brasileira seria escrava das drogas. Mesmo que eu evocasse pessimistas do naipe do pior que existe na história, não

conseguiria alcançar o tamanho do prejuízo que essa cultura da droga, com seus efeitos danosos, traz aos que dela se servem.

O fenômeno não é só privilégio dos grandes centros urbanos, é de caráter global. Chama, também, a atenção à idade dos usuários, jovens na faixa etária de 11 a 21 anos. Alguns, inclusive, já comandam o tráfico de drogas, notadamente nos bairros de periferia. O problema é mesmo, repito, de caráter universal. A doidice é quase total nos jovens do mundo de hoje. Consequentemente, pode-se dizer que toda essa loucura juvenil é produto de uma nova filosofia de vida em que a verdade e os valores são relativos, dependentes de sua utilidade tanto para os indivíduos como para a sociedade.

Assim sendo talvez as “vãs filosofias” tenham as respostas para “os por quês” dessa realidade sombria que se aproxima, cada vez mais, dos jovens. O perfil da maioria do jovem, no mundo em que vivemos, consiste na desvalorização dos supremos valores. Essa configuração de encarar a vida é fortemente influenciada, hoje, pela mídia pornográfica, indutora de maus costumes; dessa forma, a gurizada só fala em “ficar” “parada”, curtição em embalos alucinógenos e tudo mais o que enche a mente de milhares deles. Esse apego, exagerado, aos prazeres objetivos, fere e descaracteriza a própria estética; não se ostenta e não prevalece sobre o interior ético responsável, cumpridor de suas obrigações de jovem.

Com tudo isso para deleitar-se, e sem ter de onde tirar a grana; muitos jovens são levados a planejar e executar assaltos e outros crimes. Basta-nos verificar os registros criminais para demonstrar que a delinquência juvenil aumentou em proporção assustadora no mundo inteiro. Se formos enfáticos, diremos que a indisciplina e o delito se acham presentes nos jovens, em escala tal como jamais o mundo as conheceu.

Num mundo assim em que os jovens são considerados os “bandidos da era digital” o melhor é aliar-se à gente que não se desespera, que pensa que é possível fazer algo e lutar por um futuro feliz da juventude. Embora no momento, diante do estupor, miséria, desespero e malefícios oriundos das drogas, mesmo à luz do mais otimista dos homens, pareça não existir absolutamente qualquer possibilidade de, ao menos, remediar essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: