Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

15 de outubro de 2020

SER PROFESSOR É...

 
Através de Rilvan Santana, homenageamos todos(as) professores(as)

Ser professor  é fazer com que um adolescente pense por si mesmo e tenha ideias originais e sólidas; é permitir que uma criança descubra seus atributos ocultos e suas capacidades mais magistralmente acentuadas;  é saber gerar sonhos nas mentes adultas, de modo que essas passem a viver para concretizá-los com determinação e furiosa glória; é reverenciar os mestres do passado, espalhando suas doutrinas e lições para além das fronteiras da ignorância e da mediocridade; é ter a genialidade de fazer as almas se descobrirem através de pensamentos, textos e exteriorizações sublimes; é ser tolerante e paciente com aqueles que possuem dificuldades; é ser exigente, disciplinador e implacável com aqueles que se destacam dos demais; é liderar por meio do exemplo e de condutas éticas e virtuosas; é amar a dignidade humana em todos os aspectos e variações; é incitar alguém a caminhar com as próprias pernas e braços; é tecer críticas e elogios em momentos oportunos e eficientes; é despertar entusiasmo e motivação naqueles que perderam a ânsia e a virilidade pelo saber; é idolatrar a esperança e lança-la na mente e no coração de todos que vivem ao deleitoso e suntuoso redor e ser todas essas coisas juntas e mais um infinito punhado que jamais caberia no limitado globo!

Como podemos facilmente entender, é gigantesca e muito benéfica a responsabilidade de um professor. Seus ensinamentos são capazes de potencializar, petrificar e destronar seus pupilos. Há potencialização quando o professor consegue compreender de forma empática e perspicaz a multiplicidade das personalidades que existem em seu meio, procurando estimulá-las para que elas inflamem seus atributos, dons e habilidades para evolução da sociedade e de si mesmas.

Ensinar é uma das atividades mais nobres a ser desempenhada pelo ser humano. Aqueles que se dedicam a incorporar essa notável incumbência herdam um tesouro eterno e absolutamente glorioso. Desta forma, todo educador é dotado de qualidades extraordinárias que o fazem ser majestoso, criativo, único e poderosamente transformador, porquanto é capaz de influenciar positivamente os outros e elevar essas vidas para um patamar colossalmente extraordinário.

            Então, juntando todos esses elementos, podemos dizer que o professor é como um técnico de futebol, isto é, seus jogadores são responsáveis por criar os lances e fazer os gols, porém é a estratégia dele que facilitará ou dificultará a construção do referido resultado. Assim, não adianta ter os melhores atletas, a melhor torcida e o melhor estádio se a tática não for eficaz e perfeita. No jogo da vida, a estratégia mais sábia é a do amor. Só ela é capaz de formar bons alunos e professores, fazendo com que o ensino ultrapasse os muros da escola e se eleve para além dos cenários banais e predeterminados do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: