Sem boa educação, nunca teremos futuro promissor |
Nem só de crises políticas,
econômicas e sociais, vivemos os tempos atuais. Nossa educação também está em
crise. As instituições de ensino se caracterizam, sobretudo, por serem
complexas e diversificadas, vivendo em uma espécie de “crise permanente”, que
reflete um mundo de desafios sempre presentes. E as oportunidades estão
associadas a continuar expandindo o acesso à educação em todos os níveis, em
escala e em qualidade, mesmo quando o cenário externo indica aumento de
desemprego e diminuição de poder aquisitivo. Albert Einstein, disse, que “é na
crise que nascem invenções, descobrimentos e as grandes estratégias. Sem crise
não há desafios. É na crise que aflora o melhor de cada um. Falar de crise é
promovê-la. Acabemos com a única crise realmente ameaçadora, que é a tragédia
de não querer lutar para superá-la”. É preciso perceber, e o quanto antes
melhor, que, na educação, mudanças profundas estão em curso e precisamos
identificá-las, entendê-las e usá-las estrategicamente. Há que se focar no
educando, conhecê-lo profundamente e ter como maior motivação a formação de
profissionais competentes e inovadores aptos a enfrentar os desafios de um
futuro basicamente incerto e quase imprevisível. Na educação superior, o que
esperar de um profissional formado é tudo menos o mesmo, se compararmos décadas
atrás com os tempos atuais. Um grande complicador é que o que se espera
atualmente, em termos de competências, inclui os requisitos de ontem, somados
aos novos atributos. Enfim, crises existem para serem superadas e educação de
qualidade e para muitos é, de longe, a melhor ferramenta contemporânea de que
dispomos.
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