Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de janeiro de 2016

BRASIL ESTÁ ENTRE PAÍSES MAIS CORRUPTOS DO MUNDO

Lula é chefe da maior quadrilha de corruptos que já existiu  no mundo
Qual o custo da desonestidade dos governos? De acordo com o novo relatório da organização não governamental (ONG) Transparência Internacional, ele é imenso e vai muito além do roubo de dinheiro público. A falta de lisura de um país está ligada a graves problemas como o baixo índice de desenvolvimento humano, mão de obra escrava e infantil, tráfico de pessoas e animais silvestres, destruição ambiental, aumento da ineficiência do sistema político e econômico entre outras mazelas que, no extremo, corroem os alicerces da democracia. Divulgada na quarta/27, a nova edição do Índice de Percepção da Corrupção mediu os níveis percebidos de corrupção no setor público em 168 países, com base na opinião de especialistas. Os países receberam notas que variam de 0 a 100. Quanto mais próxima de zero for a pontuação, mais corrupto é o setor público daquele lugar. Ao todo, dois terços dos 168 países listados no índice têm uma pontuação abaixo de 50, numa escala de 0 (considerado o mais corrupto) a 100 (considerado o menos corrupto). BRASIL - Hoje, no ranking, o Brasil está em pior colocação do que nações africanas, como Namíbia e Botsuana. Os escândalos envolvendo a Petrobrás ajudaram a rebaixar o país, que caiu do 69º lugar no ranking anterior para o 76º na edição atual. Nesta galeria, foram considerados apenas os países mais problemáticos, que tiveram as menores notas na classificação geral no índice, sendo a Coreia do Norte e a Somália os piores casos, com apenas 8 pontos cada (empatados na última colocação). No extremo oposto, entre os países menos corruptos, aparecem a Dinamarca (91 pontos) e a Finlândia (90 pontos). Para além dos conflitos e guerras, a fraca governança, instituições públicas débeis – como a polícia e o judiciário, e a falta de independência da mídia caracterizam os países que ocupam as posições mais baixas.
Os países mais corruptos: 172º lugar: Líbia; 173 º lugar: Sudão do Sul 174 º lugar: Sudão 175 º lugar: Afeganistão, Coréia do Norte e Somália Os países latinos: 19º lugar: Uruguai 22º lugar: Chile 49º lugar: Costa Rica 63º lugar: Cuba 72º lugar: BRASIL 83º lugar: Peru 94º lugar: Colômbia 102º lugar: Equador 106º lugar: Argentina, Bolívia e México 150º lugar: Paraguai 160º lugar: Venezuela 163º lugar: Haiti

OS PAÍSES MENOS CORRUPTOS: 1º lugar: Dinamarca e Nova Zelândia; 3º lugar: Finlândia e Suécia 5º lugar: Noruega e Cingapura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: