Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

7 de março de 2015

SAIR DE MIM E DOAR, É RECONFORTAR-SE EM MIM MESMO

A alegria está em ajudar pessoas a darem risadas!
Não devemos deixar de dar uma esmola, ou uma ajuda material a algum necessitado. Devemos dar de comer a quem tem fome; dar de beber a quem tem sede, vestir os nus, dar abrigo aos peregrinos, assistir aos enfermos, visitar os presos, enterrar os mortos. Devemos instruir, aconselhar, consolar, confortar, perdoar, suportar com paciência, rezar pelos vivos e pelos mortos. Deus nos pede que saiamos de nós e vamos em direção aos outros para ajudá-los. E isto por amor de Cristo, que veio em nossa ajuda, fazendo-Se homem por nós, por nós tomando a condição humana, fazendo-Se servo da nossa salvação. Sair em direção ao outro, para um cristão, não deveria ser simplesmente questão de simpatia ou conveniência, mas realmente um sair de si, um esquecer-se dos próprios interesses para fazer o bem a outros... E qual a motivação? O amor de Cristo: “A Mim o fizestes!”. Servindo o irmão desinteressadamente é ao Senhor que estarei servindo. Saindo de mim em direção aos outros por amor ao Senhor, vou curando meu fechamento, pondo medicina no meu egoísmo, vou aprendendo a não me colocar no centro de tudo. Assim, abrindo-me, vou deixando Deus entrar na minha vida e vou pondo remédio à minha pecaminosa tendência ao fechamento em mim mesmo, tudo colocando a meu serviço. A esmola torna o meu amor concreto, efetivo, a esmola mostra a veracidade da minha fé no Senhor. Mais: a esmola, pelo trabalho de sair de mim mesmo, expia, corrige, o meu pecaminoso egoísmo! Por isso ela expia os pecados, põe neles remédio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: