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23 de agosto de 2014

HÁ QUE SE MUDAR O MÉTODO DE EDUCAR

Algumas coisas acabam; a Copa, por exemplo. Outras são permanentes e prosperam ao longo da vida, como a educação. Talvez a maior e a melhor novidade educacional contemporânea seja sua transcendência, no tempo e no espaço, exigindo repensar profundamente as formas com que ensinamos e as maneiras pelas quais aprendemos. Muitos dos nossos estudantes universitários têm mais de 25 anos, sendo que a maioria deles tem emprego, estudam à noite, são casados e oriundos de famílias de classe média, predominantemente baixa. Perfil bem distinto do caso clássico de antigamente, ou seja, o jovem solteiro, que trabalha enquanto estuda, recém-egresso do ensino médio, oriundo das classes média e média alta e que estuda durante o dia. Boa parcela das práticas e métodos de ensino-aprendizagem ainda supõe que dirigimo-nos quase exclusivamente ao perfil antigo e parte significativa dos docentes não percebeu ainda que seu público mudou e mudará mais ainda no futuro próximo. O perfil adulto desse novo público, com suas características específicas, demanda naturalmente novas metodologias, abordagens didáticas diferenciadas que levem em conta processos de ensino-aprendizagem, que reconhece o homem, em contraposição aos métodos pedagógicos dirigidos a criança. Obviamente que esses procedimentos e técnicas inovadoras também se aplicam ao público jovem, mas devem conter a abrangência do todo, sem exclusão. Enquanto o denominado bom aluno de antigamente estudava depois que o professor ensinava, esse modelo dá espaço a uma nova concepção, espacial e temporal, de estudante fortemente induzido a preparar-se previamente para uma nova dinâmica de sala de aula (presencial ou virtual). O espaço de aprendizagem tipicamente delimitado pela escola espalha-se pelo não espaço, que contempla o ambiente doméstico, incluindo o do trabalho e o caminho de um para outro. Na abordagem inovadora dos estudantes é exigido preparo anterior à ocorrência dos momentos presenciais (ou virtuais coletivos). Assim, faz-se necessário que material didático seja disponibilizado antecedendo as aulas e em formato atraente. O correto uso das tecnologias digitais, juntamente à ênfase na aprendizagem independente e no aprender a aprender, representam os grandes diferenciais positivo dos novos tempos. Fazem parte do passado as formaturas que encerravam ciclos escolares com os alunos transformando-se, da noite para o dia, em profissionais preparados para o mundo do trabalho.

Um comentário:

  1. Val Cabral23 agosto, 2014

    NÃO MAIS POSTAREMOS OPINIÕES (ANÔNIMAS, OU NÃO) – Estávamos como um dos blogs com maior quantidade de postagens de opiniões dos leitores. Nunca censuramos, ou deixamos de inserir os comentários enviados sobre nossas matérias, artigos e notícias. Inclusive aqueles que nos ofendiam, caluniavam, difamavam, injuriavam... Entretanto, tivemos diversos dissabores com pessoas enfurecidas com comentários caluniosos, que os prejudicavam, constrangiam e cujos autores eram anônimos, ou se identificavam com o subterfúgio de nomes fictícios e irreais. Diante destes fatos e das sérias consequências decorrentes destas atitudes insanas e inaceitáveis, decidimos suspender a postagem de todos comentários e esperamos contar com a tolerância e compreensão de todos, pois não temos como identificar quem são os leitores que só querem bagunçar, ou nos criar situações embaraçosas. Pesquisaremos um sistema que possamos integrar aqui, para identificar, verdadeiramente, os autores dos comentários nos enviados e assim fazer cada qual responder por eventuais ilícitos. Eventualmente, postamos as matérias em nossa página de facebook e lá é impossível a postagem de comentários anônimos e de autoria inverídica. Portanto, sugerimos este espaço para os leitores educados, bem intencionados e conscientes das consequências de tudo o que é escrito para o conhecimento público. Agradecidamente, Val Cabral.

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