Ciente da importância das rodovias para o
crescimento socioeconômico das cidades. O deputado estadual Coronel Gilberto
Santana (PTN), esteve no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(DNIT), buscado informações sobre o andamento das obras de requalificação das
BRs 101 no trecho que vai de Itabuna à Camacan e 030 de Maraú ao distrito de
Campinho, e na parte que liga Bom Jesus da Serra à Caetanos passando por
Mirantes. Na ocasião o parlamentar foi recebido pelo superintendente e o chefe
de engenharia do órgão da Bahia respectivamente, Amauri Lima e Antonio Carlos. Dentre
as demandas requeridas pelo deputado está à continuidade da recuperação do
trecho da BR-030 que passa pela cidade de Bom Jesus da Serra, Caetanos e
Mirantes. A solicitação foi apresentada por Santana em outubro 2013, mas a
população ainda reclama da má conservação da estrada. Outra indicação preterida
é o beneficiamento da mesma rodovia no sentido Maraú distrito de Campinho que
permanece em revestimento primário. O superintendente do órgão federal relata
que depende da liberação do IBAMA para dar prosseguimento às melhorias
previstas para a parte BR-030 que passa por Maraú. “Temos um grande projeto de
revitalização para essa área, mas sem a autorização do instituto ambiental não
temos como avançar”, Amauri Lima. Considerando esse entrave, o parlamentar
sugere que uma ação paliativa seja feita no percurso para que os moradores do
distrito de Campinho e do município de Maraú possam transitar com um pouco mais
de fluidez. Já o trecho que liga Bom Jesus da Serra a duas cidades não foi
concluído ao descumprimento do contrato licitatório por parte da empreiteira
responsável pelo serviço. De acordo com o engenheiro chefe do departamento,
Antonio Carlos, “a empresa não cumpriu as determinação previstas para a
continuidade e finalização da pavimentação definida em licitação”. Carlos
também afirma que um novo contrato será firmado ainda neste trimestre. SOBRE
A BR-101, rodovia que corta quase todo o pais, as condições do asfalto vêm
sendo fator causador de inúmeros acidentes e muitos deles com vitimais fatais.
Nos 82km que ligam Itabuna à Camacan os buracos exigem dos motoristas atenção
redobrada. “A situação na área é preocupante, as pessoas que trafegam pela
estrada têm que ter perícia para não se envolver em uma colisão, algo precisa
ser feito”, frisa Gilberto. O engenheiro chefe DNIT Carlos Antonio, revela que
a licitação para a requalificação desta etapa já foi feita e que uma
empreiteira já foi contratada garantindo o andamento do projeto. Ele ainda
acrescenta, que as obras de pavimentação devem começar até o dia 20 de março.

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