Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

18 de novembro de 2013

DIABETES MATA 479 MIL EM 10 ANOS




Cuidar da alimentação, praticar atividade física ou parar de fumar ainda não são fatores reconhecidos pela população como medidas para prevenir o diabetes tipo 2, segundo pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). A maioria dos entrevistados na pesquisa disse acreditar que apenas evitar o consumo de açúcar é suficiente para evitar a doença. Essa percepção, conforme a entidade é um antigo mito que dificulta o tratamento. 25 milhões de pessoas na América Latina são portadora da doença, sendo que praticamente, a metade delas se encontra no Brasil. No levantamento feito pela (SBD), nos últimos 10 anos, o diabetes matou mais de 479 mil pessoas no país. Embora estimativas do Ministério da Saúde mostrem que quase 10% da população com mais de 35 anos tenha diabetes, cerca de 73% dos pacientes tipo 2 e 79% do tipo 1, estão com os níveis glicêmicos fora dos índices recomendados. Quanto mais atenção existir para o controle dos fatores de risco, maiores são as chances de prevenção do diabetes tipo 2. Além disso, quanto mais cedo for diagnosticado e estabelecido um tratamento eficaz para aqueles que já são portadores do diabetes, maiores são as chances de se evitar futuras complicações da doença. Conforme os especialistas, pacientes diabéticos têm de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto ou acidente vascular cerebral do que uma pessoa que não tenha a doença. Da mesma forma, 65% dos pacientes estão em risco de ter ou já têm algum grau de disfunção renal, condição que triplica o risco de eventos cardiovasculares. As consequências do diabetes incluem ainda disfunção sexual, alterações oculares como retinopatia e risco de cegueira e, ainda, problemas de circulação nos membros inferiores.

4 comentários:

  1. Não é a toa que acesso diariamente seu blog. Matérias sobre saúde me interessam bastante, e sobre diabetes procuro sempre me informar, pois há sim na família casos dessa doença... me cuidar é isso que preciso fazer!!
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  2. Esses números são horríveis. Mostram que a gente tem que se cuidar!
    Luiz Cláudio Brito

    ResponderExcluir
  3. Tenho 62 anos.
    A diabetes tem me trazido severas consequências.
    Não possuo posses em larga escala para a compra de medicamentos para o controle da doença. E gostaria de saber se posso me submeter à cirurgia, para a cura e como deverei proceder.
    Peço respostas urgentes.
    Nilton Gonçalves

    ResponderExcluir
  4. ATÉ ESSAS MORTES VÃO CONTINUAR ACONTECENDO, SEM QUE O GOVERNO CUIDE MELHOR DOS DIABÉTICOS?
    MÔNICA VIEIRA DOS SANTOS

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: