PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

15 de setembro de 2013

O BRASIL É UM PAÍS DE LEIS E DE FORA DAS LEIS



As decisões da Justiça devem sempre ser cumpridas, sem contestações e acima dela – data vênia, só a Justiça divina no Além, onde, felizmente, inexistem embargos infringentes. A interpretação do Direito, como qualquer outra coisa, depende da visão pessoal, da vivência e este fatome faz recordar um adágio, cujo autor desconheço, que diz: “O que perturba os homens não são os acontecimentos, mas os juízos que fazem dos acontecimentos”. A situação de empate dos embargos infringentes no mensalão no STF, conferida com sua nova composição, embora indique interpretações diferentes para processo tão relevante para a opinião pública e para o destino de questões nacionais fundamentais, como a impunidade perante crimes comprovados, pode sugerir algo mais... Algo que para estudiosos das relações institucionais e o alcance do poder entre elas, é extremamente importante: outro ditado de autoria desconhecida afirmava: “Antes de existir um governo, não há justo nem injusto, porque a natureza das coisas é relativa a um mando, e toda ação é em si mesma indiferente. A justiça ou injustiça provém do direito daquele que governa”. O julgamento de Zé Dirceu e companheiros, os quais, segundo o ministro Celso de Mello, configuraram associação de criminosos, contra a democracia, ocorreu sob a égide de governo que seria inquestionavelmente favorável aos réus, que se revela excelente em todas as artimanhas. A sociedade sadia e comprometida com a democracia, anseia que o STF possa ao final do mensalão dar o indispensável exemplo de que a Lei é para todos e que a impunidade que tanto compromete o país, é absolutamente intolerável.

7 comentários:

  1. Eduardo Brito Braga15 setembro, 2013

    Perfeito, adorei o texto... enriquecido com a ilustração da gang do Lula.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Val Cabral
    Cada um de nós contribuímos por ação (desrespeitando) ou por omissão(deixando de "procurar nossos direitos" ou denunciar um desrespeito).
    Cada um de nós respondemos por esse quadro que as vezes dizemos não termos nada com isso. Mas não é verdade.
    Diversas situações nos incomoda mas não tomamos uma atitude.
    Não por preguiça, mas por achar que o esforço será inútil.
    Assim, continuamos a assistir esse filme impotentes e desolados.
    Juscelino Ramos Fontes

    ResponderExcluir
  3. Paulo do Pontalzinho15 setembro, 2013

    O Brasil é terra de bandidos, paraíso de ex-alguma coisa que não presta, a começar pelo governo atual; um bando de ex-bandidos. Leis até que existem, inclusive em excesso, no entanto brandas demais, recursos para tudo, é a festa da bandidagem. Assassinos soltos, sequestradores, etc. com pouco tempo de pena, indultos para tempo de festas, visitas íntimas, a tal progreção da pena, que é uma vergonha, menor idade penal, outro absurdo. Se algum de nós tivermos filhos, parentes ou amigos vítimas de alguma violência e quisermos justiça, o estado não responderá a isso, teremos que fazê-la com as próprias mãos. O Brasil é um dos poucos países do mundo onde o crime ainda compensa.

    ResponderExcluir
  4. O problema não está nas leis, pois elas existem, o problema está em quem julga e manda cumprir.
    Hilda Barreto de Souza

    ResponderExcluir
  5. Roberto Cláudio T. da Silva15 setembro, 2013

    As leis são cumpridas sim, o problema é que o Brasil tem muita até d+, talvez algumas que só favorecem aos "ricos". E também quando o bandido é preso e ele é muito perigoso, é claro que vai ter muito dinheiro, daí paga um advogado e sai rapidinho e depois volta a matar gente! Esse é o grande problema do Brasil... infelizmente...

    ResponderExcluir
  6. Esse país no mínimo é mais vergonhoso que o Iraque, pois pelo menos aqui diz-se viver em um "Estado Democrático de Direito" que não passa de uma faixada democrática dentro de uma realidade que passa longe de uma democracia.
    No Iraque pelo menos os ideais são ditos sacros ou "em nome de Alá".
    Aqui até o ex-presidente semi-analfabeto se bandeia para o lado dos empresários e fica de pose no final, inclusive elegendo um "poste" para sucedê-lo com propósito de manter as regalias da sua quadrilha de mensaleiros, cuequeiros e corruptos afins. Aqui é cada um por si e lá pelo menos eles têm um ideal que na cabeça deles é algo que vale a pena lutar, nem que seja de forma suja.
    Daniela Fonseca de Matos

    ResponderExcluir
  7. Esta tudo uma bagunça só. O que o Brasil precisa é de educação e respeito. Washington Reis

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: