Brasília / DF - No próximo dia 7 de outubro, os eleitores dos 5.568 municípios onde haverá disputa eleitoral vão escolher os futuros prefeitos entre os mais de 15.550 candidatos considerados aptos pela Justiça Eleitoral. O número corresponde a quase três candidatos por município, de acordo com dados de hoje (10 de setembro), divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em algumas cidades, no entanto, há apenas uma pessoa concorrendo à prefeitura. É o caso de São Domingos do Pombal / PB, onde somente a candidata Odaisa de Cássia Queiroga da Silva Nóbrega (PMDB) disputa o Executivo municipal.
Já o número de políticos que concorrem ao cargo de vereador em todo o país soma aproximadamente 450 mil candidatos. São quase oito candidatos na disputa por uma das quase 58 mil cadeiras das câmaras municipais, de acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
São Domingo do Pombal, com 3 mil eleitores, possui outro número interessante. O município possui apenas 11 candidatos a vereador. Isso significa que apenas dois candidatos não será eleito. A cidade possui nove cadeiras no legislativo, a serem preenchidas no próximo dia 7 de outubro. Já o Rio de Janeiro registra uma média de 33,5 candidatos por vaga na corrida pelo Legislativo municipal. São pouco mais de 1,7 mil candidatos para 51 vagas.
Maior eleitorado do país, o estado de São Paulo também registra o maior número de candidaturas a vereador, com aproximadamente 77 mil candidatos, seguido por Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do Brasil, com cerca de 70 mil candidatos inscritos. Já em relação ao número de candidatos a prefeito, os mineiros superam os paulistas, com 2,3 mil contra 2 mil candidatos respectivamente.
Com menor número de eleitores do país, com pouco mais de 290 mil aptos a votar, Roraima tem também o menor número de candidatos a vereador e a prefeito. Ao todo, há 1.580 candidatos a vereador e 48 ao cargo de prefeito.
Partido com maior número de senadores, segunda maior bancada da Câmara Federal e com mais de mil prefeitos eleitos em 2008, o PMDB é o partido que lançou, este ano, o maior número de candidatos a prefeito e a vereador no país. São 2.302 concorrendo às prefeituras e 42.538 na disputa pelos legislativos municipais.
Já o PT, que têm o maior número de deputados federais e o segundo maior número de senadores, é a segunda sigla com maior número de candidatos a prefeito, com 1.795 e também o segundo partido com maior número de candidatos a vereador, com 40.482 candidatos.
Com seis candidatos a prefeito e 14 para vereador em todo país, o Partido da Causa Operária (PCO) é a sigla com menor número de candidatos. O partido não tem representação na Câmara nem no Senado. Já o Partido Comunista Brasileiro (PCB) lançou 37 candidatos a prefeito e 434 para vereador, sendo o segundo menor em número de candidatos a prefeito e terceiro em número de candidatos vereadores. As informações são da Agência Brasil.
Direto do site do jornal "Correio da Bahia", acessado em 10 de setembro de 2012.
ResponderExcluirA Mentira de Dilma.
,
Vamos enviar para todos mostrando mais este GOLPE petista .
==============================
* Democracia neste país é relativa, mas corrupção é absoluta *
sexta-feira, setembro 07, 2012
Ontem na TV, a PresidANTA Dilmarionete Ducheff berrou aos quatro ventos que o país está avançando a ponto de poder baixar as tarifas de energia elétrica em 16% para o consumidor residencial, e 28% para os consumidores da produção.
Mais uma vez as Ratazanas Vermelhas promovem um estelionato eleitoral para cima do festeiro povo burro que compra esses "pacotes" de bondade do DESgoverno.
Esse pacotão, na verdade, é apenas o cumprimento de uma condenação que o governo recebeu junto com as empresas de energia por terem cobrado tarifas acima do especificado nos contratos desde 2002.
O "superavit" que as concessionárias tiveram foi na casa dos 7 BILHÕES.
O TCU identificou que nos últimos dez anos o consumidor Brasuca vem desembolsando valores acima do real.
O DESgoverno foi notificado que deveria devolver esse montante estelionatariamente garfado dos consumidores e as concessionárias começaram a gritaria avisando que se tivessem que desembolsar esses valores iriam quebrar.
Bem, e justamente próximo as eleições municipais onde o PT está levando uma banho nas mais diversas cidades do país. Vem a presidANTA Dentuça à TV e lança nos cornos dos desinformados que o BOM DESGOVERNO dos PTralhas está trabalhando para melhorar a vida da população.
Esse pacotão de bondades nada mais é que o cumprimento de uma ação que o TCU promoveu contra o governo e as concessionárias.
E na verdade, o desconto que iremos receber nada mais é que a devolução do que pagamos antecipadamente, e continuaríamos pagando caso o TCU não tivesse olhado para esses contratos.
O bom DESgoverno sabia há 10 anos que as tarifas estavam super faturadas, e só agora que a merda agarrou para eles é que resolveram devolver os "a mais" cobrados em forma de um pacotão de bondades que nada mais é do que outra tentativa de alavancar as candidaturas dos Ratos Vermelhos, que na verdade, estão perdendo as eleições por conta do mensalão.
E de mais a mais, se o pacotão vai valer para 2013, porque o DESgoverno não fez o anúncio somente após as eleições?
Pensem nisso.