Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

24 de agosto de 2012

Sexo oral é o maior causador de câncer de garganta, aponta pesquisa

Blog do Val Cabral Sexo Oral

Ohio - EUA - O sexo oral ocupa o topo da lista entre os comportamentos de risco para câncer de garganta, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Em vez do tabaco e das substâncias alcoólicas, mais conhecidos como causadores da doença, os cientistas descobriram que o vírus HPV atualmente é a principal risco em pessoas com menos de 50 anos. O papiloma vírus humano pode provocar lesões de pele ou em mucosas, com mais de 200 variações de menores e maiores graus de perigo. Homens com mais de 50 anos costumavam ser as principais vítimas do câncer de garganta, principalmente com histórico de fumo e consumo de bebida alcoólica, mas o problema tem crescido em faixas etárias mais baixas, e duplicou nos últimos 20 anos. Estudo similar realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, apontou que pessoas que tiveram mais do que seis parceiros com quem praticaram sexo oral tinham nove vezes mais chances de desenvolver câncer de garganta. Nas pessoas que já haviam tido algum tipo de infecção provocada pelo HPV, o risco subia para 32 vezes.

Direto do blog "Bahia Notícias", em 24 de agosto de 2012.

11 comentários:

  1. Isso se chama metonímia, que antes de tudo é uma relação de interdependência. O HPV depende do sexo oral para ser transmitido, portanto não há problemas com a frase. Pelo menos para as pessoas inteligentes que perceberam a figura de linguagem e sabem que deve existir alguma coisa por trás.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me o repórter, mas essa matéria é triste, pobre e ignorante. HPV, vírus, é uma coisa. Sexo oral é outra. Fumar causa câncer em alto grau, as substâncias que há no cigarro são extremamente prejudiciais. Sexo oral se feito com segurança ou com o teu parceiro que não possui o virus, garanto que não é prejudicial. Entendo que a matéria fala no sexo como o meio de transmissão... Mas é uma comparação ridícula, que banaliza o uso do cigarro. O que você fala é tido como verdade por se tratar de jornalismo. O título de chamada de uma matéria como esta esta totalmente equivocado. Num país onde as pessoas não tem muita coisa na cabeça, lendo isso só faz com que as pessoas achem que fumar vai matar menos que fazer sexo oral. É triste esse tipo de jornalismo. Me desculpe se estou sendo pré-conceituoso com o profissional, mas essa matéria é tendenciosa e possui uma chamada infeliz. Acho lamentável.

    ResponderExcluir
  3. É só avisar pra não engolir... pff.. =P

    ResponderExcluir
  4. Não é o sexo oral em si que causa câncer, mas sim o HPV. É o mesmo que dizer que sexo causa AIDS, ao invés de dizer que o vírus da imunodeficiência humana (HIV) é que provoca a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)

    ResponderExcluir
  5. O problema é o HPV, não é o sexo oral.

    Aguardem: Se as notícias forem sobre morte, se/xo ou g/ay/s o site enche de fundamenta/istas convictos. Se as notícias forem de economia, educação, política... nem aparecem! Em 'defesa da família' vivem de cuidar da vida sequissua/ alheia mas esquecem do alcoolismo, das drogas, do trafico de armas, da violencia...: diante disso os fundamenta/istas nada tem a dizer? Querem que o povo retorne para a Idade Média.

    ResponderExcluir
  6. daki a poco nem bejo na boca poderemos fazer ><''

    ResponderExcluir
  7. nao pode beber que faz mal,nao pode fumar que faz mal,nao pode comer picanha que faz mal,nao pode transar que pega doença,sexo oral nem pensar!!!esta ficando dificil viver!!
    por outro lado, ainda pode matar que nao vai preso,pode roubar a vontade que o STF inocenta,dirigir bebado,etc...e se for preso tem bolsa do governo!!

    ResponderExcluir
  8. agora fiquei preocupado.........procurem seus médicos!!!

    ResponderExcluir
  9. O mais interessante seria; 'Devemos colocar dois modelos aparentemente homossexuais para capa da matéria.'. Os riscos citados corremos todos os dias como abrir o microondas antes do apito, trabalhadores em usinas, pesquisadores. É apenas mais uma noticia para desviar o foco popular que apenas sabe acessar seu Facebook ou contas em redes sociais e leva um espanto dizendo que isto é 'castigo divino'.
    Sério, vai auxiliar nas pesquisas em combate ao câncer e outras doenças, ou simplesmente a redação filtra essas' noticias' coloca a foto do cientista que prova isto.

    ResponderExcluir
  10. A pesquisadora citada não curte a coisa... Deve ter nojinho, aí precisava arrumar uma desculpa pra justificar e se esconder atrás do 'canudo'... ;)

    ResponderExcluir
  11. o duvida cruel
    o q fazer???

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: