Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

12 de agosto de 2012

MEDITANDO O EVANGELHO DE HOJE

A palavra de Jesus «Ó geração sem fé e perversa! Até quando vou ficar convosco? Até quando vou suportar-vos? se atualiza e se adequa perfeitamente a nós. Qual o tamanho da nossa Fé? Quanto somos capazes de esperar e acolher a resposta, a providencia daquele que chamamos " Meu Senhor e Meu Deus"? Não está na nossa falta de Fé, ou na nossa fé anêmica, a razão da ansiedade que consome nossos dias, o medo que nos tira e sono e que, por outro lado, nos torna agressivos, violentos com qualquer falta cometida pelo nosso próximo? Jesus conclui o evangelho de hoje afirmando o que seríamos capazes de fazer se tivéssemos Fé: Em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: 'Vai daqui para lá', e ela irá. Nada vos será impossível». Quanto a mim só resta confessar e pedir, como aquele centurião romano que pediu a cura para seu empregado: CREIO SENHOR, MAS AUMENTTA A MINHA FÉ! Dia Litúrgico: Sábado Xviii do Tempo Comum. EVANGELHO (Mt 17,14-20): Naquele tempo, alguém aproximou-se de Jesus, caiu de joelhos e disse: «Senhor, tem compaixão do meu filho. Ele tem crises de epilepsia e passa mal. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!». Jesus tomou a palavra: «Ó geração sem fé e perversa! Até quando vou ficar convosco? Até quando vou suportar-vos? Trazei aqui o menino». Então Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino, que ficou curado a partir dessa hora. Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: «Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?». Ele respondeu: «Por causa da fraqueza de vossa fé! Em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: 'Vai daqui para lá', e ela irá. Nada vos será impossível». COMENTÁRIO: Rev. D. Fidel CATALAN i Catalan (Terrassa, Barcelona, Espanha). SE TIVERDES FÉ DO TAMANHO DE UM GRÃO DE MOSTARDA (...) NADA VOS SERÁ IMPOSSÍVEL - Hoje, uma vez mais, Jesus dá a entender que a medida dos milagres é a medida de nossa fé: «Eu vos asseguro: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: Vai daqui para lá, e ela irá» (Mt 17,20). De fato, como fazem notar São Jerônimo e Santo Agostinho, na obra de nossa santidade (algo que claramente supera as nossas forças) se realiza esse deslocar-se o monte. Por tanto, os milagres aí estão e, se não vemos mais é porque não lhe permitimos os fazer por nossa pouca fé. Ante uma situação desconcertante e para todos incompreensível, o ser humano reage de diversas maneiras. A epilepsia era considerada como uma doença incurável e que sofriam as pessoas que se encontravam possuídas por algum espírito maligno. O pai daquela criatura expressa seu amor para o filho buscando sua cura integral, e vai a Jesus. Sua ação é mostrada como um verdadeiro ato de fé. Ele se ajoelha ante Jesus e o impreca diretamente com a convicção interior de que sua petição será escutada favoravelmente. A maneira de expressar a demanda mostra, ao mesmo tempo, a aceitação de sua condição e, o reconhecimento da misericórdia Daquele que pode sentir compaixão dos outros. Aquele pai menciona o fato de que os discípulos não puderam jogar àquele demônio. Esse elemento introduz a instrução de Jesus fazendo notar a pouca fé dos discípulos. Segui-lo a Ele, se fazer discípulo, colaborar em sua missão pede uma fé profunda e bem fundamentada, capaz de suportar adversidades, contratempos, dificuldades e incompreensões. Uma fé que é efetiva porque está solidamente enraizada. Em outros fragmentos evangélicos, Jesus Cristo mesmo lamenta a falta de fé de seus seguidores. A expressão «nada vos será impossível» (Mt 17,20) expressa com toda a força a importância da fé no seguimento do Mestre. A Palavra de Deus põe na nossa frente a reflexão sobre a qualidade de nossa fé e, a maneira como a aprofundamos e, nos lembra aquela atitude do pai de família que se aproxima a Jesus e lhe roga com a profundidade do amor de seu coração. (Rita de Cássia Arcanjo dos Santos).

3 comentários:

  1. Vanderli Maia Costa12 agosto, 2012

    Buscai o Senhor em quanto se pode achar, invocai-o enquanto se está perto (Isaías 55.6).

    ResponderExcluir
  2. Deus... É Ele quem nos capacita para pregar o evangelho a toda criatura.
    Roberto Sales

    ResponderExcluir
  3. Amigo Val Cabral, não sou nada perto de muitos não frequento religião alguma pelo fato de na biblia não conter religiões la contém apenas seguidores ou melhor nomes de gurpos de religiosos até sim pode se chamar de religião porém com doutrinas bem menos agressivas ao nosso bolso bom gosto e alto estima!!!
    Djalma Ribeiro

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: