Neste sábado, 11 de agosto, comemora-se o Dia do Advogado, que é um dos profissionais mais antigos de que se tem notícia em toda a História do Mundo. Há relatos históricos do surgimento da
advocacia séculos antes de Cristo, quando na defesa de pessoas, bens ou interesses diversos, aqueles profissionais já exerciam efetivamente o nobre ofício da advocacia. Desde que, pela primeira vez, se descumpriu uma lei ou se contrariou um direito entrou em cena um advogado, seja apresentando a acusação ou sustentando a defesa. O advogado é um profissional liberal, com registro profissional na Ordem dos Advogados do Brasil. Portanto, com legitimidade para postular em juízo, ou fora dele os diversos interesses de pessoas, empresas ou instituições, buscando sempre de maneira ética e nos termos da lei exercer na prática o bom direito, do qual nunca deverá se desviar. A obrigação principal do advogado é perseguir a satisfação dos direitos de seu cliente, mas tem que ser entendido que essa obrigação, ao contrário de outras profissões, é de meio, ou seja, ele deve agir com lisura e diligência para buscar realizar o fim esperado. O advogado é fundamental para a administração da Justiça. Ninguém pode ser privado da representação por um advogado. Caso não tenha recursos, o Estado deverá fornecer um defensor público. Os advogados têm importância ímpar na defesa intransigente do Direito, sempre tendo em vista os legítimos desejos da sociedade. Afinal, ele é a última tábua de salvação para os que necessitam de Justiça. Como dizia o célebre Rui Barbosa, nosso ilustre patrono: “legalidade e liberdade são as tábuas da vocação do advogado”. Quero saudar essa magnífica data, de homens e mulheres que sempre perseguem os supremos ideais da lei e da Justiça, na pessoa da advogada Rita de Cássia Arcanjo dos Santos!
Uno-me a essa cidadã digna da advocacia itabunense, para congratular a nobre classe!
ResponderExcluirJosué Batista
Professor
NESTE DIA IMPORTANTE PARA O DIREITO, A JUSTIÇA, A LEGALIDADE... O IMPORTANTE É QUE O ADVOGADO NA SOCIEDADE MODERNA, TÃO INTOXICADA PELAS IDÉIAS DE COMPETIÇÃO E DE LUCRO A QUALQUER PREÇO, NÃO SE DEIXE CONTAMINAR PELO INDIVIDUALISMO EGOÍSTA E PELA BUSCA FRENÉTICA DA FORTUNA E DA NOTORIEDADE, INDIFERENTE ÀS DORES E ANGÚSTIAS DOS QUE APELAM POR SEU AMPARO.
ResponderExcluirFERNANDO GÓES
Também aproveito a oportunidade para parabenizar essa classe tão nobre e comprometida com a profissão que exerce.
ResponderExcluirDaniel Lopes
Ser advogado é ser bom, quando necessário.
ResponderExcluirSer justo, sempre.
Ser intransigente com a injustiça e a ilegalidade.
Ser solidário com o inocente e ser duro com o infrator.
Parabenizo a todos os advogados de Itabuna pelo seu dia.
ResponderExcluirMilena Bastos
Amigo Val Cabral
ResponderExcluirÉ MUITO FÁCIL SER ADVOGADO HOJE EM DIA... Com Internet... Tem tudo... para ler, analisar, apoio, modelos de processo, petição, até sentenças e acórdãos judiciais.
Minha mãe é advogada, se formou em 1985 - na época dela era tudo na base da máquina de escrever, de tirar XEROX de livros, e ficar horas e horas em uma biblioteca pesquisando.
Hoje tem tudo na internet... Só precisa MUITA COMPETÊNCIA, DIVULGAR SEU ESCRITÓRIO, ARRUMAR BONS CLIENTES, e receber os honorários... Isso sim que é difícil....
José Roberto Soares de Lima
Com muita tristeza e lagrimas, não consigo parar de chorar a perda de uma amiga e uma excelente profissional que desenvolvia a medicina com amor.
ResponderExcluirA família Lucas sentirá para sempre de sua imagem como uma mãe jamais esquecerá a imagem de um filho.
Adeus amiga, irmã, mulher que fez a diferença nas causas dos necessitados.
Atenciosamente.
Montival de Souza Lucas Neto.