Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

24 de agosto de 2012

Adolescente de 15 anos morre vítima de meningite C em Ilhéus

Blog do Val Cabral Meningite

Ilhéus / BA - Uma adolescente de 15 anos morreu vítima de meningite C na cidade de Ilhéus, localizada a 465 quilômetros de Salvador, na manhã desta sexta-feira (24 de agosto). A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado (SESAB). A vítima estava internada no Hospital Regional de Ilhéus.

Conforme boletim epidemiológico divulgado pela SESAB no dia 25 de maio, em 2012, o número de casos de pessoas infectadas com meningite caiu 25%, de 455 no mesmo período do ano passado para 338 neste ano.

A quantidade de pacientes que morreram caiu 50%, de 46 para 23 – depois deste levantamento, além desta jovem de 18 anos, morreu também Ana Márcia Oliveira Santos, 20 anos, que também foi diagnosticada com a doença tardiamente, após ter ido a um posto de saúde e ser liberada pelos médicos após a medicação de analgésicos.

Sintomas
O clima úmido e as grandes aglomerações de pessoas favorecem o contágio por meningite. Estima-se que 10% da população é portadora da bactéria Neisseria meningitidis, que causa, mas não desenvolve a doença.

Essas pessoas podem estar sadias e mesmo assim transmitir a meningite para outras pessoas. Por isso, é importante evitar lugares muito fechados e cheios, além de não compartilhar copos, talheres e outros objetos íntimos.

A meningite é uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça, vômito em jato, pescoço endurecido e manchas no corpo.

Direto do site do jornal "Correio da Bahia", acessado em 24 de agosto de 2012.

Um comentário:

  1. Mais um jovem ceifado pela Meningite C. O governo nada faz para vacinar a população. A vacina em clinicas particulares é cara e a população desconhece a gravidade da dodnça! Quantos morrerão até o governo entender que é melhor vacinar a todos GRATUITAMENTE???

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: