EMASA

Trief

Trief

ITAPEDRO

23 de julho de 2012

O ERRO DE UM VOTO PODE TER CONSEQUENCIA DE DOR POR 4 ANOS

É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas. Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade. Também devemos evitar votarem nomes indicados por políticos corruptos,pois estes, com absoluta convicção, só irá operar falcatruas para beneficiar seu líder. Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos ficha suja,perseguidores, parasitas e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político? É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático. Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e idéias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato. Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.

5 comentários:

  1. Judith Barbosa de Novais23 julho, 2012

    O maior problema de Itabuna, é que tem muitos candidatos comprado votos por uma dentadura, um exame de vista, uma promessa de emprego...
    Assim a cidade caminha a passos largos rumo ao abismo do atraso e da pobreza extrema!

    ResponderExcluir
  2. O maior erro não é dos eleitores e sim da justiça eleitoral que obriga todo mundo a votar, inclusive pessoas que não sabem ler e escrever e conseguem tirar título de eleitor.
    Isto é ó que se pode chamar massa de manobra, fácil de compra, e sem discernimento para votar.
    Wellington Gonçalves de Souza

    ResponderExcluir
  3. Os eleitores esquecem da importância de seu voto, e que mais tarde virão as consequências, acho que no Brasil o que acontece com muitos é a falta de informação, flexibilidade e talvez um pouco de inocência, esquecem que a politica nas maiorias da vezes é um jogo de interesses, ganham o pão pra comer hj, e esquecem que amanhã também terão de comer... Gente, nós podemos mudar o mundo!! Basta unirmos nossas forças, e acreditarmos... nada é impossivel, acho que se cada um fizer alguma coisa... já é um grande avanço... só que falta união e amor ao próximo!!!
    Zem Costa 50 neles.
    Bruno Araújo

    ResponderExcluir
  4. Pra que votar em político ladrão?
    Prefiro nem sair de casa no dia das eleições.
    Milton

    ResponderExcluir
  5. Amigo Val Cabral, nossa cidade está assim pq o itabunense geralmente vota por tudo, menos pela competencia, caráter e propostas!
    Senão fosse assim jamais Geraldo e Fernando teriam ficado milonário roubando nossos recursos públicos.
    QUANDO VEJO ALGUÉM DEFENDENDO ESSES BANDIDOS, fico imaginando o quanto ainda eistem pessoas estúpidas e subservientes!
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: