Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

25 de julho de 2012

NEM SEMPRE SANTO, NEM SEMPRE PROFANO... NA CÂMARA!

Convenhamos: se já não é fácil divulgar e construir a Imagem de um Prefeito sem o uso maciço da mídia de massa, do rádio e da televisão principalmente, que dizer, então, de fazer o mesmo trabalho com um Vereador? A vereança tem algumas características que dificultam a construção de imagem dos parlamentares: Vereador só é notícia, se a notícia for ruim. Mesmo nas cidades que tem sucursais das redes abertas de TV e de jornais, o trabalho das Câmaras Municipais não recebe muito destaque dos noticiários. E, quando recebe, em geral é relacionado a alguma notícia ruim, como escândalos ou votação de leis impopulares. A cobertura jornalística feita é desequilibrada. Os temas positivos debatidos no Legislativo, de interesse da população, não são abordados. A imprensa pressupõe que só as mazelas interessam ao povo e, por isso, dão audiência. As pessoas não sabem bem o que faz um Vereador. Qual é o trabalho do Vereador? Para a maioria das pessoas os legisladores municipais são vistos como despachantes dos problemas (menores, mas não menos importantes) dos bairros, ou potenciais solucionadores de problemas pessoais. E é a partir desses dois aspectos, de baixa densidade, digamos, que os vereadores são avaliados. Os vereadores são mais regionais que temáticos. Isso faz com que a maioria dos eleitos tenha uma imagem mais difusa (“Fulano do Bairro Tal”) e menos profunda. A luta pela sobrevivência eleitoral, aliada à fragmentação do voto (poucos vereadores atingem mais de 1% dos votos válidos), faz com que a maioria dos candidatos que se elegem seja os que buscaram identificação maior com um bairro. Aqueles candidatos que trabalham temas (Educação, limpeza pública etc.) em geral tem mais dificuldade de reunir o número de votos necessário para se eleger. Vereadores não planejam a imagem almejada. “Como quero ser visto e ficar conhecido na minha cidade e, em especial, entre os meus eleitores?” Esta não é uma pergunta que a maioria dos vereadores se faz quando começam seus mandatos. Ter clara a imagem almejada (a ser construída ou reforçada) ajuda a delinear os rumos do Mandato e facilita o planejamento da Comunicação. Vereadores não fazem Comunicação eficiente. Explico melhor: os vereadores são, em geral, bons comunicadores e estão sempre em contato com suas bases eleitorais. Essa comunicação, no entanto, tem como foco, principalmente, as demandas apresentadas pelos eleitores. Poucos vereadores tem uma estratégia clara de, em meio à discussão de demandas, incluir os temas do seu interesse, e que reforçam sua imagem. Nesse sentido, falta planejamento. Voltaremos a esse assunto mais adiante. Você acha que algum aspecto importante da imagem do Vereador deixou de ser abordado neste post?

10 comentários:

  1. Juarez Soares de Marques25 julho, 2012

    A Câmara Municipal de Itabuna é uma pocilga e o seu presidente é um porquinho.... consequentemente, todos os demais vereadores são o que?
    Também são da prole dos suínos...

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE SUGERIR AO ELEITOR PARA IR NA CÂMARA, PRA VER O DESCASO COM A POPULAÇAO, ATENDEM MAL, QUANDO ATENDEM, O ATENDIMENTO É PESSIMO, CONFIRA PRA VER.
    É CLARO QUE ESTE FATO SÓ PODE RESULTAREM PÉSSIMA IMAGEM PARA OS VEREADORES. NINGUÉM GOSTA DE SER MAL ATENDIDO. SOBRETUDO, QUANDO O FUNCIONÁRIO ÉPÚBLICO E MUITO BEM PAGO PELO ERÁRIO, ORIUNDO DOS IMPOSTOS E DO SACRIFÍCIO DO POVO.
    MARCELO RIOS

    ResponderExcluir
  3. PRECISAMOS REALMENTE DE ALGUEM NA CÂMARA DE VEREADORES DE ITABUNA, QUE REPRESENTE O POVO, JA QUE OS ATUAIS VEREADORES, SO REPRESENTAM ELES MESMOS.
    JOSELITO BRITO

    ResponderExcluir
  4. Tenho muito medo de pessoas com esse perfil de porco pequeno no tamanho, na dignidade, caráter, honestidade, seriedade, ética.... mas muitíssimo grande na corrupção! Wellington Novais

    ResponderExcluir
  5. Adriano Gonçalves dos Santos25 julho, 2012

    Val Cabral, os vereadores só querem se beneficiar e só ajudar seus amigos e parentes... falo todos os politicos, mas em especial esses caras que estão aí na Câmara Municipal de Itabuna.

    ResponderExcluir
  6. Ruy Porquinho, Sujinho,Meladinho, Fedorentozinho... faz na vida pública, tudo que fiz na privada... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Everaldo Brandão

    ResponderExcluir
  7. Claudemir Mendes da Fonseca25 julho, 2012

    A grande maioria dos nossos parlamentares municipais não sabe que o vereador tem por obrigação representar a população, criando leis que os beneficiem o e fiscalize os gastos públicos do poder executivo, no caso, o Prefeito. A função do vereador é estar mais próximo entre os moderadores e o prefeito.
    Infelizmente... mas não falta quem se disponha a votar em gente assim!

    ResponderExcluir
  8. Ruy Porquinho é apenas mais um imbecil seguindo a orda dos calhordas e se elegendo e se reelegendo, comprando votos dos idiotas e miseráveis de plantão. Flávio Lopes

    ResponderExcluir
  9. TODOS OS ATUAIS VEREADORES DE iTABUNA, TEM UMA HISTÓRIA, OU UMA ESTÓRIA...
    A trajetória de Wencesalu Júnior começou no berçário, roubando a pulseirinha do bebezinho do lado!
    Paulo Seboso

    ResponderExcluir
  10. VAL DIVUQUE QUE ROBERTO DE SOUZA PAGOU 20 MIL REAS PARA ELANIO DA SAUDE FAZER CAMPANHA PARA ELE E COMPRA VOUTO ROBERTO DE SOUZA TEM QUE IR PARA CADEIA E NAO SAI NUCA MAIS BANDIDO PERIGOSO

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: