Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de junho de 2012

PARCERIA ENTRE A FTC E AAPEI AMPLIA ASSISTÊNCIA AOS IDOSOS

O respeito e a valorização do idoso, por meio da promoção de melhor qualidade de vida e mais dignidade para pessoas da 3ª idade, têm sido um dos focos das atividades de extensão e
responsabilidade social da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, principalmente com a FTerCeira Idade – Faculdade Aberta da 3ª Idade. A partir de agora, com a parceria que está sendo estabelecida entre a Instituição de Ensino Superior e a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Itabuna (AAPEI), essas atividades alcançarão um número maior de pessoas da 3ª idade, beneficiando uma parcela significativa de cidadãos e cidadãs itabunenses dessa faixa etária. O assunto foi discutido na última quinta-feira, 21, durante audiência entre o diretor da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo; a presidente da AAPEI, Nilza Coutinho; a diretora de movimentos sociais da Associação, Samiramis Aderno; e o presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas do Estado da Bahia (Sindapeb), Ornan Lapa Serapião dos Santos. Após ouvir atentamente os objetivos e a metodologia das atividades propostas pela AAPEI, Cristiano Lôbo destacou que eles se coadunam com o projeto da FTerCeira Idade, inclusive, quando visam à melhoria da saúde, bem-estar e auto-estima das pessoas por meio de ações socioeducativas de saúde, cultura e lazer.

14 comentários:

  1. Parabéns para a FTC e a AAPEI, que buscam por em prática os termos de politica sob as quais devem ser definidas as prioridades em relação ao atendimento e assitência aos idosos.
    É muito bom que se busque ajudar essa gente na compreenção dos processos de humilhção sofridos pelos idosos em nossa sociedade.
    Josué Guimarães de Souza

    ResponderExcluir
  2. MUITO LEGAL ESTA INICIATIVA... PARABÉNS.
    DANILO FONTES

    ResponderExcluir
  3. Um dos problemas da sociedade capitalista está no fato de que cada indivíduo percebe as outras pessoas como meio para a realização de suas necessidades: proteção, riqueza, prazer, dominação.
    Desta forma, nos relacionamos com outras pessoas priorizando nossos desejos, pouco compreendendo e valorizando suas necessidades.
    Esse processo aparece com nitidez em nossa relação com os idosos.
    As relações que os mais jovens têm com os idosos, uma vez que, na maioria das vezes, mesmo sendo respeitado por sua condição de pai ou de mãe, trata-se o idoso como uma espécie de ser inferior, tirando dele suas responsabilidades ou encarando-o como culpado por sobrecarga de compromissos que imputa a filhos ou netos.
    Wanderley Pires de Novais

    ResponderExcluir
  4. Djalma Nogueira dos Santos28 junho, 2012

    Amigo Val Cabral, o país não trata os idosos como deveriam. Mas devemos considerar os fatos: Houve uma melhora bem significativa no Brasil em relação aos nossos "velhinhos". Por exemplo: Há uma cobrança maior da sociedade em relação aos assentos reservados no transporte público devido as grandes discussões nos meios de comunicação em massa (TV, rádio), também existem os direitos (que agora são mais conhecidos) sobre atendimentos preferênciais em bancos, hospitais, etc.
    Enfim, é claro que ainda não está como deveria ser no mínimo, mas como em vários setores no Brasil, esse assunto tem gerado bastante discussão entre a juventude na sociedade, trazendo significativas melhoras em favor daqueles que concerteza devem ser mais respeitados, que são os nossos queridos idosos, aqueles cidadãos que nos geraram e que merecem nosso respeito e reconhecimento.

    ResponderExcluir
  5. Professor Cristiano Lôbo, Ornan Serapião... vcs merecem nossos aplausos... Itabuna os agradece os esforços. Fique na Paz. Marlene Soares de Almeida

    ResponderExcluir
  6. Clodoaldo Marques28 junho, 2012

    Enquanto há países em que os idosos são respeitados, vivem dignamente, pois sua aposentaria lhe permite uma vida assim, o nosso Brasil só sabe maltratar a seus velhinhos.
    Sem nossos pais, não estaríamos aqui.
    Sem os idosos não existiríamos.
    Sem contar, é claro, que eu pretendo ser idosa um dia. Será que estes agressores acham que a fórmula da juventude existe?

    ResponderExcluir
  7. ORNÃ, VC É O CARA.
    NUNES

    ResponderExcluir
  8. Eles são a base da nossa vida e da nossa sociedade. E com a maioria de nós os trata? Jogando literalmente no lixo!
    Existem vários projetos para cuidados com as crianças; temos que cuidar bem do nosso "futuro", dizem.
    Mas isso é motivo para esquecer nosso "passado"?
    Quantos projetos e programas de televisão você conhece em prol dos idosos?
    Deveríamos pensar mais nessa faze da vida, afinal nós (ou melhor alguns de nós) vamos chegar nessa etapa de vida
    - e ai como você quer ser tratado quando for um vovô ou uma vovó?
    Wilson Roberto de Oliveira

    ResponderExcluir
  9. Luiz Alberto Marques dos Santos28 junho, 2012

    Os idosos de maneira em geral são tratados pela sociedade corretamente. Mas no momento o ponto principal que deveria se visto, bem de perto, é no setor da SAÚDE. Em nosso país, todo idoso deveria ter atenção muito especial nessa área, principalmente para aqueles que não tem o privilégio de bancar um plano de saúde completo, que não sai por menos de R$800,00. Nosso sistema de saúde continua precário, para todos, e para os idosos, então nem se fala.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns...

    ResponderExcluir
  11. O Brasil é o país mais humano do planeta. O idoso, talvez, não tenha o que comemorar. Só que aqui, as famílias não colocam seus idosos nos asilos, longe de tudo e de todos, convivendo com estranhos. Ficam com o idoso no seio familiar. E isto, por muito que seja precário, é mais humano. O Estatuto do Idoso ainda está recente, mas à medida que o tempo avança, seu conteúdo surte efeito e a situação do idoso melhora. Quem trata mal o idoso não é a família e sim, a Previdência Social e o mercado de trabalho. Este fecha as portas à sua invejável experiência profissional e de vida e coloca pessoas totalmente despreparadas como cuidadores de idosos. Daí, as denúncias. A Previdência Social achata o benefício do idoso, justamente, no momento em que ele mais precisa de dinheiro para pagar remédio, internação, uma dieta adequada à sua alimentação. Os planos de saúde cobram mais do idoso do que do jovem, esquecidos de que o jovem de hoje é o idoso de amanhã. Se no Brasil estiver ruim para o idoso, fora dele estará muito pior. Muitos países fazem do idoso um milionário da Previdência Social, mas dinheiro não é tudo na vida. O idoso, ou qualquer criatura que vive, precisa de amor, carinho, compreensão, atenção, se sentir útil, se sentir integrado ao contexto social.
    Kleber Sousa Lima Fontes

    ResponderExcluir
  12. Marisa Costa de Souza28 junho, 2012

    Nossa cultura infelizmente despreza os idosos, basta olhar os fatos: os ônibus não param, as aposentadorias são cada vez mais achatadas, o mercado de trabalho impõem limite de idade, não há assistência médica adequada, nem pública e nem privada, pois os planos de saúde cometem toda sorte de abusos contra os idosos. Enfim, não possuem o respeito dos mais jovens que desferem ofensas ou os ignoram.
    O que na cultura ocidental é sinônimo de sabedoria, aqui é motivo de chacota.
    Ensinem as suas crianças o respeito e a humildade para ouvir os mais velhos, pois assim teremos um futuro melhor para todos.

    ResponderExcluir
  13. Paulo Sérgio M.dos Santos28 junho, 2012

    A sociedade trata muito mal os idosos, sim. O idoso é motivo de chacota muitas vezes, e o pior esquecido por familiares e pela própria sociedade. As pessoas deveriam prestar mais atenção nas histórias e conhecimento de vida que estas pessoas tem, e de como ajudaram a formar esse país, com trabalho de anos. Mas nem todos tem essa visão é mais fácil jogar um idoso em um asilo, como um brinquedo velho e quebrado, que não serve para mais nada. O ser humano as vezes além de burro é cruel.

    ResponderExcluir
  14. A sociedade de um modo geral não trata bem nem respeita os idosos. Ser idoso hoje em dia é quase ser uma vergonha, é por isso que ninguém quer ser velho. Existe uma cobrança pela beleza tão grande que os que tem rugas se sentem rejeitados no trabalho, em família e na mídia. Os jovens não estão sendo educados para respeitar os idosos e cada vez mais os desprezam esquecendo que serão velhos um dia. Ou quem sabe nem tenham perspectiva de chegar até lá...
    Ivone do Carmo de Novais

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: