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16 de junho de 2012

DETRAN TERCEIRIZA VISTORIA VEICULAR EM BUSCA DA CELERIDADE E SEGURANÇA

Visando oferecer maior celeridade aos serviços prestados à população itabunense e garantir a segurança no laudo pericial de veículos de pequeno e médio porte, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) através da 5ª Ciretran terceirizou o serviço de vistoria veicular para transferência de veículos. O serviço já está sendo realizado em Itabuna pela empresa Visto Car, e atende exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para vistoria por sinal óptico (fotografia). A mudança se deve à resolução 282/2008 do Contran, que determina, a partir desta data, a vistoria para a transferência de automóveis por meio da captação de sinal óptico, ou seja, por fotos das numerações do chassi, motor e das placas do veículo. Os dados são transmitidos pelo Sistema de Controle de Laudos e Vistorias (SCLV) on-line e confrontados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Detran, quando as informações são validadas. O serviço realizado pela empresa Visto Car oferece a segurança da autenticidade do veículo e o seguro de R$ 200 mil, caso o veículo seja apurado posteriormente como clonado. Para a manutenção dos serviços tecnológicos empenhados, é cobrado o valor de R$ 82,00 em troca da certeza da origem do veículo, já que o órgão público não possui meios eficazes para identificar sua procedência. A empresa realiza uma média de 28 vistorias por mês de automóveis e motocicletas, enquanto os veículos de grande porte continuam sendo vistoriados no Detran pela inexistência de investimento para a prestação de serviço. Além de Itabuna, o mesmo sistema funciona em Itapetinga, Ubaitaba, Ubatã, Una, Eunápolis, Porto Seguro, Camacan, Canavieiras, Gandu, Cruz das Almas, Cachoeira, São Félix, Maragogipe, Itagimirim e Itamaraju. A vistoria é feita na Rua 01, nº 10, bairro Jardim Primavera, próximo ao Corpo de Bombeiros. BENEFÍCIOS - De acordo com o advogado e consultor jurídico da Visto Car, Henrique Olinto Borri Júnior, o serviço tem a finalidade de aumentar a segurança nas transferências de veículos, como também as demais vistorias prestadas a particulares. “Apesar de gerar custo, nós entendemos que se trata de um avanço tecnológico que garante a qualidade e a autenticidade do veículo”. A medida é também uma alternativa para melhorar os serviços públicos prestados pelo Detran, que passa a se empenhar em outras obrigações. O coordenador da 5ª Ciretran de Itabuna, o Sub-Tenente da Polícia Militar Gilson Pedro Nascimento de Jesus, confirma que as transformações têm o objetivo de oferecer mais qualidade e agilidade aos serviços prestados à população e a garantia da legitimidade dos dados. “Entendo que a mudança é dolorosa, pois antes não se pagava pela vistoria e agora isto ocorre por conta da terceirização, mas o proprietário ganha a segurança emitida pela empresa privada por conta de toda a tecnologia que cerca o processo. Isso nos dá mais conforto, principalmente para mim, que estou na coordenação, pois hoje tenho mais segurança de chancelar um documento em meu nome”, revela Gilson. A partir da terceirização do serviço de vistoria veicular, o coordenador da 5ª Ciretran acredita no desenvolvimento do órgão, principalmente no setor de atendimento e na fiscalização de outros serviços. “As pessoas que chegam ao Detran já conseguem perceber a mudança no tratamento dos funcionários, por que hoje tenho tempo de estar dialogando com eles, destacando a importância da qualidade dos serviços, que o cliente é cidadão e tem que ser respeitado”.

Um comentário:

  1. GILSON NASCIMENTO MAL CHEGOU NA CIRETRAN E JÁ COMEÇA A FAZER LAMBANÇA.
    ISSO NÃO ME SURPREENDE.
    MIRANDA DE FREITAS

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