Sou admirador do Gari; dos homens e mulheres que trabalham para deixar Itabuna mais limpa. Enquanto uma parte da categoria (geralmente mulheres) varre ruas e praças, outra (maioria homens) corre atrás do caminhão de coleta. Faça chuva ou sol. Eles não têm tempo de parar e conversar, e, ainda que tivessem, certamente não encontrariam alguém com disposição suficiente para ouvi-los. A labuta diária desses profissionais, principalmente dos que fazem a coleta do lixo doméstico, esconde casos de preconceitos que envergonhariam parte ainda sensível da sociedade. Esses trabalhadores são vítimas de preconceito até das crianças, filhas de pais que também lhes torcem o nariz. O que dizer das donas de casa que mandam o grupo jogar o copo no lixo depois de lhes servir água? Dos moradores que, nos dias de intenso calor, pedem que se sirvam da água quente da torneira destinada à lavagem dos carros e do banho dos cães? Das crianças zombeteiras, que passam gritando que o grupo já morreu porque ficou impregnado com o mau cheiro do lixo? É necessário um pouco mais de respeito por parte da sociedade a quem os garis prestam relevantes serviços. O fato é que, infelizmente, isso só vai acontecer quando a maioria deixar de medir o cidadão pela classe social na qual ele está inserido.
O Gari É O Cara... Sem Ele Quem Seriamos???
ResponderExcluirReinaldo Dantas
Toda profissão tem sua importância, a minha a sua, se vc é medico, gari, bombeiro, lixeiro não importa.. Somos todos cidadãos e todos temos direito são iguais, não importa a raça ou a questão social, todos viemos do mesmo lugar.
ResponderExcluirsó não é profissão quem ROUBA. o LADRÃO esse sim não é um profissional.
Amigo Val Cabral, sem o gari a nossa rua ia ficar toda suja.!
ResponderExcluirAcho que realmente o gari seja muito importante para o nosso cotidiano.
basta vero que seria da nossa cidade, se houvesse uma greve dos garis... aí sim as coisas iriam feder!!!!
Josué Batista
A falta de valorização dos garis, para mim, é sujeira!.... rsrsrsrsrsrs
ResponderExcluirVal Cabral, sem eles o mundo seria uma pocilga. Tiro o chapeu pra eles tbm sao mais dignos doque a maioria dos politicos que tao ai.
ResponderExcluirEssa profissão precisa ser valorizada...não dão a devida importância a esses profissionais como deveriam.... no dia em que deixassem de cumprir com seus ofícios, aí sim, num instante iriam se lembrar deles.
ResponderExcluirSem os garis as cidades seriam tudo sujas já que a maioria das pessoas não tem consciência de limpeza!
ResponderExcluirSissi
Eles mereciam um salario digno como medicos
ResponderExcluirou as B.o.s.t.as do politicos do Brasil.
Todo trabalho é digno e todo trabalhador merece que tiremos o chapéu para ele. Como não usamos chapéu diariamente, um sorriso e um cumprimento também servem como demonstração de respeito e admiração. Gutemberg Matos
ResponderExcluirVal Cabral, os garis trabalham com coisas nojentas, tudo aquilo que não nos serve mais! Nós não damos valor a coisas simples e maravilhosas que existem na vida. Todas as profissões são importantes, o que seria de nós se não tivesse um pedreiro, padeiro, a operadora de telemarketing que a gente sempre briga por pedir para "a sra. estar aguardando um momento", enfim, devemos respeitar e valorizar aqueles que não tem uma profissão dos sonhos, mas que dá valor aquela realidade.
ResponderExcluirUma coisa que me chocou muito foi ver um gari pegando uma boneca quebrada no lixo e montando e falou todo feliz: "Vou levar pra minha filha, está novinha". No mesmo dia eu fui no guarda-roupas, peguei todos os brinquedos que meu filho não usava mais (eram muitos), limpei e dei para o 1° carroceiro que passou. Aquilo me fez um bem que vcs não imaginam, tenho certeza que foi muito melhor pra mim do que para quem recebeu.
Vamos fazer boas ações, respeitar e valorizar as pessoas, dessa vida não se leva nada além do carinho das pessoas.
Maria Helena Soares de Novais
Olá Val... quero aproveitar esta postagem p ressaltar q nós temos que ter consciencia de que exite, destino certo p cada lixo, e que nunca se deve jogar vidro em lixo comum, pode machucar... separar os organicos, dos papeis, latas e vidros...ñ custa nada.... o meio ambiente fica agradecido e os herois garis tbm....
ResponderExcluir