PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

9 de maio de 2012

AMURC PARTICIPA DE DEBATE SOBRE AS AÇÕES DE COMBATE A SECA

O presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) Cláudio Dourado participou na terça-feira (8) do encontro na União dos Municípios da Bahia – UPB, em Salvador, onde foram tratadas ações estratégias para o enfrentamento da seca. Apesar dos municípios associados a instituição não estarem dentro da região atingida pela falta de água, o Sul da Bahia vinha sofrendo com estiagem prolongada, especificamente os setores da pecuária, lavoura do cacau e café. Durante o encontro presidido pelo o presidente da UPB e prefeito de Camaçari Luiz Caetano, diversas lideranças regionais da Bahia discutiram medidas para enfrentamento da crise causada pela seca em curto, médio e longo prazo, somados a apresentação de projetos. Dentre as ações foi apresentada a cisterna emergencial como uma proposta para reduzir os custos com carros pipas e agilizar a distribuição de água. Já o tanque flexível de PVC para carros pipas é apresentado como solução, pois podem ser usados em carrocerias de vários tipos veículos e não só no carro pipa usual. Visando promover a execução das medidas, Luiz Caetano argumentou que é hora de fazer valer a força municipalista e formar uma aliança junto com o governo, buscando acelerar a entrega dos recursos que o próprio governo disponibiliza aos municípios, “mas também buscar a iniciativa privada para ser um parceiro neste momento”. O presidente da Amurc demonstrou preocupação com o período prolongado sem chuvas nas regiões que contempla os municípios associadas a instituição, tendo em vista a dependência econômica atrelada as condições climáticas. Ele ainda parabenizou Luiz Caetano pela condução do debate juntos aos gestores municipais frente aos governos, estadual e federal e pontuou que se faz necessário “a desburocratização por parte do Governo do Estado, mas sem abrir mão do controle das aplicações dos recursos, somados a construção de um projeto de sustentabilidade, visando a prevenção estratégia da seca”.

2 comentários:

  1. Apóio esta preocupação e ação da Amurc. Nossas autoridades municipalistas não devem cruzar os braços diante dos risco em que seus municipes estão expostos e devem agir antecipadamente, para evitar calamidades. Enão há nada mais terrível, do que não se ter água parabeber, cozinhar e se banhar.
    Daniel Lopes

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo ao Cláudio Dourado por esta atividade.
    O grande erro dos nossos governantes, é simbolizado num ditado popular que diz o seguinte: "brasileiro só fecha a porta depois dela arrombada"!!!!!!
    Everaldo Brandão

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: