Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de abril de 2012

A SAÚDE SÓ É BOA NA PROPAGANDA DO GOVERNO


Por vezes sou indagado de decisões políticas no campo da saúde. O conhecimento em saúde pública e coletiva é revelador do assombroso sistema estabelecido no cenário nacional. Não é de se despertar alarme, o brasileiro se adapta aos trâmites municipais, estaduais e federais. A maquiagem da boa assistência à saúde fica estampada quando de justificativas frágeis. O bloqueio de R$ 55 bilhões no Orçamento Geral da União deste ano criou brechas na pasta de maior contingenciamento de recursos, ou seja, os cofres da saúde lamentam a perda de verbas, que já eram insuficientes. Nosso Ministro da Saúde foi aprovado em compostura submissa à chefe Rousseff na defesa do congelamento de recursos para a população. Seria digna de estatueta a postura cinematográfica do governo atual se não houvesse incisivos argumentos dos analisadores da gangorra política brasileira. E pensar que saúde, educação e segurança foram ditos pilares da política pública pela presidente Dilma Rousseff quando de sua disputa ao pódio político-administrativo do país, é de se perturbar o humor. A tentativa em manter deputados e senadores à rédea curta e a consolidação de troca de votos por liberação de emendas foram declarações excessivas ao governo pelo plenário do Senado aos cortes do Orçamento. A gangorra política se equipara ao brinquedo em que duas crianças se sentam em cada extremidade de uma prancha firmada em base central. E somos por vezes as crianças imaturas. Os movimentos alternados de "ganha céu" e "firme chão" do brinquedo são causadores de sensações variantes e inesquecíveis. Por vezes muitas, a propaganda do governo leva o baiano a se sentir orgulhoso de ser baiano, mas é de causar apreensão quando se vê noticiada a situação escabrosa a que está submetida a saúde pública. Do chão não passa, acredita o otimista incorrigível; e somos quase todos céticos da maquiagem bem feita.

5 comentários:

  1. Sim o Brasil tem que mudar em tudo, sendo na educação, saúde e etc... !!

    ResponderExcluir
  2. E vc sabe como funciona a vigarice na saúde: todos os Estados tem por lei um percentual de seu orçamento a ser utilizado na saúde. Como o governo sempre gasta demais, para diminuir essa obrigação ele inclui nas despesas com saúde os gastos com saneamento, ou seja, esgoto, água potável,etc.etc.. E considerando que os gastos com saude são compartilhados pelos três níveis do governo, federal, estadual e municipal e em todos esses níveis funcionando na base da esperteza, é fácil ver porque o financiamento chega ao nível do doente como vemos nos hospitais e postos de saúde:instalaçoes deficientes, pessoal estressado e mil candidatos para cada vaga (pior q o mais concorrido vestibular...)

    ResponderExcluir
  3. Pergunta para Dilma !!!

    ResponderExcluir
  4. Claro que sim a educação e a saúde desse país está um caos...

    ResponderExcluir
  5. além do usual -
    Saúde
    infra- estrutura
    Meio Ambiente
    deveria investir mais em pesquisas e ciencia. Um
    País só acumula riquesas qdo o produto tiver maior valor agregado. A maior parte de importação, ágraria, é materia prima e importamos ela industrializada. Coisa que poderia ser feito aqui se tivessemos mais investimentos nessa área ( pesquisa e desenvolvimento - Tecnologico)

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: