PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

19 de abril de 2012

PUBLICADA LEI QUE DECLARA PAULO FREIRE PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA



O Diário Oficial da União publica hoje (16) a lei que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. O projeto de lei foi aprovado no início de março pela Comissão de Educação, Cultura  e Esporte do Senado, em decisão terminativa, por unanimidade. Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi educador e filósofo. Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído. Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Foi preso em 1964, exilou-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil em 1979, após a publicação da Lei da Anistia.

6 comentários:

  1. COM A EDUCAÇÃO QUE TEMOS ORIENTADA E DIRIGIDA PELO GOVERNO NO ESTASDO DE SÃO PAULO ONDE PAULO FREIRE FEZ HISTÓRIA E MOTROU UM POUCO DA SUA INTELIGÊNCIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO PAULISTA, MOSTROU CAMINHOS E O GOVERNO DE SÃO PAULO COLOCOU A EDUCAÇÃO NUM FUNIL RÔTO NÃO VAIe!, É UM DESRESPEITO A PAULO FREIRE!...

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, em um país com 90% de analfabetos, nada melhor que um néscio como patrono da "educação" Brasileira.

    ResponderExcluir
  3. Esse véio não conseguiu educar nem a si mesmo, quanto mais às pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Paulo Freire foi um homem "iluminado", pena que as homenagens são sempre póstumas.

    ResponderExcluir
  5. Merecidamente!!!

    ResponderExcluir
  6. É uma pena que seus discípulos entenderam sua obra de maneira equivocada. Prova disso é o reflexo da educação brasileira que, aliada à falta de investimento público, tem produzido pessoas sem princípios, que exigem seus direitos mas não praticam seus deveres.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: