A nova Lei da Ficha Limpa, considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal em sessão histórica, terá validade nas eleições municipais deste ano, e já surte efeitos imediatos. P
residentes de partidos políticos em Itabuna , já disseram que as legendas deverão agora ter mais cuidado na seleção prévia dos seus candidatos, para evitar constrangimentos futuros, de verem os seus indicados serem barrados pela Justiça Eleitoral, por não preencherem os requisitos legais. Isso já poderia ter sido feito por iniciativa própria dos partidos, mas agora é lei. Os comandos regionais de partidos como PMDB, PSDB e PTN disseram que vão orientar os diretórios municipais para evitar a candidatura dos que já sofreram condenação por órgão colegiado. Relembrando: a Lei da Ficha Limpa proíbe a candidatura de políticos condenados pela Justiça, nas chamadas instâncias colegiadas, ou seja, em que houve decisão de mais de um magistrado. Ela inclui os crimes dolosos com pena acima de dois anos. Estão inseridos aí os crimes contra a vida, contra a economia popular e o sistema financeiro, e o tráfico de drogas, além dos atos de improbidade administrativa. Esses atingem principalmente os ocupantes de cargos no Executivo e os ordenadores de despesa, como ministros e secretários municipais e estaduais. A lei, resultado de um projeto de iniciativa popular que reuniu mais de 1,3 milhão de assinaturas, representa um grande avanço para a democracia. Especialistas em Direito Eleitoral dizem que a Ficha Limpa deverá ter impacto positivo na formação de novos quadros políticos, causando um "efeito dominó" na administração pública. É espantoso que uma lei tão benéfica para a democracia tenha demorado tanto para entrar em vigor, mas, enfim, antes tarde do que nunca.
E o PT hein Val Cabral??!!!..., antes de ser governo, pousava de dono da verdade e da moral, dizia lutar pela justiça social e pela anti-corrupção na coisa publica.
ResponderExcluirVirou governo e se esqueceu de tudo, se tornando um dos maiores nepotistas da historia, levando ao poder inúmeros corruptos e quadrilheiros.
Que pena não é mesmo? Coitados dos eleitores do PT.
Enfim, pessoal isso é Brasil, todos os partidos e políticos brasileiros parecem estar "no mesmo saco" e apanhados de surpresa em situações muito complicadas e excusas.
Será que algum dia sairemos dessa fossa fedida e suja?
Adriano Gonçalves dos Santos
ESSE GERALDO É TODO BANDIDO.
ResponderExcluirNUNES