A ACATE SE PREPARA PARA O CENTENÁRIO DE JORGE AMADO
A ACATE prepara sua programação para o Centenário de Jorge Amado. Como nós não somos de promessas infundadas e nem de muita conversa fiada, vamos divulgar posteriormente a nossa grade de eventos que compõem o calendário da ACATE, dentro é claro, das nossas condições e contando sempre e principalmente com nossos parceiros. Já que não existe nada de concreto em relação as comemorações do Centenário de Jorge pelo poder público municipal, nós acateiros, como sempre, nos antecipamos e sem projetos mirabolantes e suntuosos, com toda a humildade que nos é peculiar, vamos sim, comemorar os 100 anos do nosso Amado Jorge.
A ACATE está de parabéns por esta iniciativa de festejar um centenário tão importante para nossa literatura nacional.
ResponderExcluirQuando penso na obra de Jorge Amado, sua habilidade em mostrar a sociedade brasileira na sua verdadeira essência fica evidente.
Jorge Amado era um intelectual de esquerda, que escreveu toda a sua ficção tendo a Bahia como pano de fundo.E ele o fez com uma propriedade incrível:sua prosa é de fácil compreensão e seus personagens são marcantes e indepentes;além disso, Jorge Amado se aproximou de forma bastante convincente da tradição oral do nosso povo através de seus escritos.
Para mim, Jorge Amado é o mais popular de nossos escritores.
Tá na hora de conhecer Jorge Amado:
ResponderExcluirtodosossentidos.com.br/leitura/in...
Boa leitura!
José Carlos Bastos de Lima
Eu li todos os livros de Jorge Amado e considero que ele é o maior escritor brasileiro do século XX, Ele foi traduzido para muitos idiomas, que o brasileiro comum nem sabe que existem, É conhecido mundialmente e considero a maior injustiça ele não ter ganho o Prêmio Nobel de Literatura. Mas acho que isto se deve ao carácter político desse prêmio. Um exemplo, a União Soviética teve grandes escritores no século XX, mas, com exceção de Cholokhov (autor de O Don silencioso) os laureados do prêmio Nobel de Literatura foram todos dissidentes (contrários ao regime soviético). Como todos sabem os livros de Jorge Amado, antes de Gabriela, Cravo e Canela, têm todos um carácter político.
ResponderExcluirJustíssima essa homenagem.
ResponderExcluirCom sarcasmo, bom humor e sátira, ele expoõe as chagas da sociedade,
com humorismo, eu ria das leituras de suas obras, além de críticas bem humoradas.
Joselito Brito
Eu não gosto das obras dele.
ResponderExcluirNem gosto dele.
Jorge Amado sempre tratou Itabuna com desdém.
Nunca assumiu ser itabunense.
Acho que a ACATE poderia usar seus esforços para coisas mais interessantes, como lutarpara que Ferradas tenha ações de capacitação e fomento das artes e da cultura, para que de lá surjam bons artistas e produtores culturais.
Edmilson Marques
Estou devendo a mim mesmo a leitura do Jorge Amado. O único que li foi Capitães da areia, e gostei muito.
ResponderExcluirEle era um grande escritor.
Eu li somente um livro do Jorge Amado (A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua), que mesmo sendo pequeno, foi bem tediante, e ele fala tanto na Bahia que tem momentos em que o leitor não aguenta mais... não tenho vontade de ler outros livros dele. Talves leia algum dia Capitães da Areia, mas só por curiosidade mesmo.
ResponderExcluirHildete Barbosa de Novais
Muito legal que a ACATE esteja agindo para promover melhor a arte de Jorge Amado, através desta festa. Eu adoro os personagens construidos a margem da sociedade, mas os conheço principalmente através de filmes. Leonardo Vieira dos Santos
ResponderExcluir