PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

4 de março de 2012

UBALDO DANTAS ESTÁ CERTO QUANTO AOS BANDIDOS NA POLÍTICA

Ubaldo Dantas era prefeito de Itabuna, em 1989, e na época já advertia: “A maioria dos prefeitos que andam por aí é de ladrões. De cada dez, oito roubam”. A declaração permanece atualizada, salvo quanto ao percentual, que deve ter sofrido alguma variação, à vista dos novos métodos de assaltar os cofres públicos: notas fiscais frias, funcionários fantasmas, nepotismo, outras modalidades de ladroeira. Se Ubaldo Dantas esqueceu de se referir a presidentes da República, governadores, deputados e senadores, foi porque a gatunagem, nos cargos ocupados por eles, provavelmente não era de muita relevância. Se, por outro lado, omitiu os parlamentares municipais de então, que são os vereadores de hoje, certamente foi porque os abnegados munícipes não faziam jus a subsídios polpudos. Felizmente, por incrível que possa parecer, ainda existem políticos honestos e bem-intencionados! Ubaldo Dantas, José Oduque, Renato Costa, são alguns destes. Essas considerações me vieram à cachola ao tomar conhecimento da decisão do Supremo Tribunal Federal, que, após longo e angustiante debate, deixou afinal cair a ficha, ao decidir favoravelmente pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, uma vitória maiúscula da democracia que a partir das próximas eleições certamente trará efeitos altamente eficazes, ao cercear, na base, a pretensão de muitos profissionais da política que não dão a mínima atenção à moralidade pública. A Lei da Ficha Limpa, embora não seja um remédio para curar irremediavelmente a corrupção epidêmica ostentada na política brasileira, pode constituir-se em eficiente meizinha de efeitos altamente positivos, se for usada com bastante rigor. Trata-se apenas de uma medida regulatória que vai precisar de muitas outras medidas para revitalizar a nossa democracia; é, por assim dizer, uma semente plantada em um terreno árido. Impõe-se urgentemente, também, uma reforma política na qual minimamente seja redesenhada a pluralidade dos partidos políticos, acabando com os que resultam no aumento da corrupção; a extinção da prerrogativa de foro, que fomenta a impunidade de parlamentares; suprimir o princípio da proporcionalidade nas eleições parlamentares; abolir o voto do analfabeto, essa excrescência nacional; aumentar para cinco ou seis anos os mandatos do Executivo, eliminando a reeleição. Enfim, muita coisa precisa ser feita ainda, sequenciando a Lei da Ficha Limpa, com o objetivo de reduzir a corrupção, que, pelo andar da carruagem, tem de partir da iniciativa popular, se quisermos uma nova formatação do caráter nacional.

13 comentários:

  1. NÃO SÃO APENAS OS PREFEITOS QUE SÃO CORRUPTOS. SÃO TAMBÉM OS VEREADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS, GOVERNADORES, DEPUTADOS FEDERAIS, SENADORES, PRESIDENTE, MINISTROS DO SUPREMO, DESEMBARGADORES, JUIZES, PROMOTORES DE JUSTIÇA, PROCURADORES, ETC, ETC, ETC, ETC.... SÓ TEM LADRÕES... DANIEL VIEIRA DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  2. Nunca houve um prefeito em Itabuna, tão honesto que Ubaldo Dantas.
    Ele tem credencial para falar de honestidade.
    Pena que ele não mais voltou a ser prefeito de Itabuna.
    Flávio Lopes

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei de nenhum político que merela minha confiança.... mas ainda acredito em milagres!!!!
    Everaldo Costa de Almeida

    ResponderExcluir
  4. TODOS ELES QUANDO MORREM FICAM HONESTOS.
    SISSI

    ResponderExcluir
  5. Jurandir V. dos Santos06 março, 2012

    Sinceramente naum conheço nenhum prefeito honesto, se tem, são mto poucos!

    ResponderExcluir
  6. Amigo Val Cabral
    Todo politico e mais honesto, mais verdadeiro que uma nota de R$3,00.
    Nunes

    ResponderExcluir
  7. Val Cabral, eu acho q existe sim prefeitos que não roubam... o Capitão Azevedo é um exemplo de político honesto! Gutemberg Matos

    ResponderExcluir
  8. Djalma Nogueira dos Santos06 março, 2012

    Por que tantas pessoas criticam os políticos? Eles tentam fazer desse país um lugar melhor para viver, e é assim que vcs agradecem? Falando que são todos desonestos, ah vai se ferrar!
    Eu acho que existe sim, não me lembro de nenhum militar que ficou rico enquanto foi presidente da república. Mas se for da esquerda, pode esquecer!

    ResponderExcluir
  9. Existiram políticos que nunca roubaram? Sim, exisitiram. Mas pode-se dizer então que eram honestos? Não, porque não basta você não roubar e aceitar passivamente que seus colegas roubem a torto e a direito.
    Paulo Sérgio T. de Souza

    ResponderExcluir
  10. Devemos ter o cuidado não generalizar as coisas, por exemplo: todos os políticos ou policias são corruptos, todo negro é vagabundo, todos da torcida tal..é violenta, hora se agirmos assim estaremos condenados inocentes, então devemos abalizar bem pois cada caso é um caso. Não devemos julgar o particular, pessoas pelo coletivo, sociedade. Gutemberg Matos

    ResponderExcluir
  11. Prezado amigo Val Cabral

    O sistema político já é contrario a moralidade. Somente para ser eleito é preciso de uma grande quantidade de dinheiro circulando ao seu redor. O segredo está no sistema político, não no indivíduo (pois não existe "santo"). É preciso reduzir a possibilidade do cara roubar. Como faz um empresa privada.
    Será que nós que criticamos, se tivéssemos a possibilidade da fazer a vida em poucos anos, resistiríamos à tentação? Provavelmente a maioria vai bater no peito e dizer... "Claro que não roubaria! Eu sou honesto, assim como meu pai, e o pai do meu pai"
    Pois é... eu prefiro não passar pela possibilidade, pois sou um ser humano limitado e sujeito à tentações. Também não traio a minha mulher...mas "prefiro" não ficar à sós com a belíssima e tentadora vizinha que tenho aqui na rua onde moror!!!!!

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  12. Amigo Val Cabral, se nós não acreditarmos que existem políticos honestos certamente não podemos acreditar na possibilidade de um futuro melhor. Claro que existem políticos que são honestos e eu até lhe digo que eles são maioria. Se você prestar atenção nos escândalos de corrupção perceberá que são sempre os mesmos nomes, partidos e grupos políticos. Acredito que se você começar à prestar atenção no currículo de quem você vota, já que só se vê currículo quando vai se contratar empregado, mas político a gente vota em analfabeto para nos representar. Se começarmos à votar sem influência de propaganda bonita ou de mentiras contadas pelos correligionários, conseguiremos mudar essa crença de que político é tudo corrupto. Temos também de evitar de votar em partidos, pois neles sempre tem muito bandido infiltrado, mas votar como disse, em pessoas e com conteúdo, ou seja, currículo.
    Luiz Alberto Barbosa de Albuquerque

    ResponderExcluir
  13. Val, Itabuna merece td isso. Esse homem foi o MAIOR Prefeito que já passou por aqui, e se sair pra Vereador o povo ainda não vota.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: