PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

11 de março de 2012

ESPERANÇA DA CURA PARA DIABETES

O cientista Douglas Melton, fundador do Centro de Células-tronco de Harvard, EUA, e sua equipe acaba de dar um passo importante na busca da cura para diabetes: ele conseguiu “convencer” células vivas do pâncreas de roedores a trocar de identidade e passar a produzir insulina. Seus resultados estão publicados na edição de hoje da revista “Nature”. Melton e seus colegas transformaram as chamadas células exócrinas, que constituem 95% do pâncreas, em cópias funcionais das chamadas células beta que são as produtoras de insulina e são destruídas por engano pelo sistema imunológico do diabético. Os camundongos diabéticos que receberam os genes tiveram sua produção de insulina aumentada em 20% em apenas alguns dias. No entanto, não foram curados pelo tratamento. O trabalho provou que é possível reprogramar células diretamente em organismos vivos e transformá-las em outro tipo de tecido, sem envolver etapas intermediárias como a produção de células-tronco embrionárias. Até agora, a única forma que os cientistas conheciam de produzir um tipo de tecido a partir de outro era usar células-tronco. As células adultas que têm sua “memória” genética apagada foram usadas com sucesso e assim fogem da polêmica do uso de células embrionárias. Para Melton, o trabalho tem gosto de uma vitória pessoal já que ele tem dois filhos portadores de diabetes. Até os anos 1990, o cientista era especialista no desenvolvimento de sapos e mudou sua linha de pesquisa após o diagnóstico de seu filho. O método poderia ser aplicado primeiro em pacientes de diabetes tipo 2, que param de fabricar insulina. “Para o diabetes tipo 1, ainda temos o aborrecimento do ataque auto-imune”, afirmou Melton. Ou seja, tudo indica que a diabetes tem cura e que estamos chegando perto de encontra a solução para esse mal silencioso. Fonte: www1.folha.uol.com.br).

7 comentários:

  1. Diabete não tem cura, mas sim controle.
    Guilherme Santos

    ResponderExcluir
  2. CLODOALDO ALVES R. BADARÓ12 março, 2012

    DIABETE Ñ EXISTE CURA
    MS EXISTE TRATAMENTO CONSTANTE
    PRA MANTER A GLICOSE EQUILIBRADA.

    ResponderExcluir
  3. Milagres podem acontecer, mas no caso de diabetes é difícil. Quem tem diabete não pode perder a esperança e o tratamento, pois se não tem cura ao menos tem controle. Marcelo Rios

    ResponderExcluir
  4. Luiz Cláudio Ferreira12 março, 2012

    Val Cabral, posso estar errado mas, até onde eu sei, diabete não tem cura... o que pode ser feito é controlar. Estando controlada (a diabete) a pessoa vive sem maiores problemas.

    ResponderExcluir
  5. Aos olhos medicos o diabetes não tem cura. Para que a pessoa tenha uma condição melhor de vida, é necessário seguir as orientações médicas. O diabetes pode ser controlado e não curado. Renato Higino Jr.

    ResponderExcluir
  6. O importante e não desistir de pesquisas, e continuar procurando uma saída para solução desse problema, seja um meio melhor para controla-la ,ou meio definitivo de acabar com a diabete 1.Eu tenho fé que muitos coisas estão ainda para acontecer de novo.
    Silvana

    ResponderExcluir
  7. Creio que muitas coisas novas vão surgir,novas terapias, novos aparelhos, novas insulinas, novas canetas, todos com tecnologia melhor da que temos hoje e também creio que surgiram novas descobertas com relação a diabete 1 a qual favoreceram os portadores deste mal. Seja uma cirurgia, uma vacina para se tomar mensamente, um cumprimido para se tomar ao invés de aplicar injeções diárias, sei lá o que vai acontecer, o importante é que as pesquisas continuem se aprofundando neste assunto e recebam todo o apoio necessário do governo.
    ]

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: