Na preparação para o processo sucessório, o Partido Democratas, vem debatendo intensamente as mudanças da legislação eleitoral.
Um desses momentos ocorreu no último final de semana, durante o I Encontro Democratas e Governo Municipal, no Hotel Canabrava, em Ilhéus. O evento contou com a presença de representantes do governo itabunense, dos presidentes estadual e municipal da legenda, respectivamente, José Carlos Aleluia e Maria Alice Pereira, além do advogado Ademir Ismerin. O advogado, considerado um dos maiores especialistas brasileiros na área do direito eleitoral, apresentou informações importantes sobre as regras da campanha, com destaque para os limites estabelecidos à propaganda, permitida oficialmente apenas a partir do dia 6 de julho, e alterações registradas com a chamada Lei da Ficha Limpa. “Essa é uma lei rigorosa e que cria certa insegurança jurídica, já que tem vários pontos obscuros e que dependem da interpretação do legislador, portanto todo cuidado é pouco”, observou Ismerin. Outro ponto para o qual o advogado chamou atenção tem a ver com o percentual de vagas a serem preenchidas por mulheres nas coligações. “É necessário observar que em alguns Estados tem se registrado o entendimento de que os 30% de vagas reservadas ao sexo feminino devem ser cumpridos, sem a possibilidade de deixá-las em aberto por falta de nomes para entrar na disputa”, frisa o advogado. Segundo ele, a coligação que não estiver atenta para essa regra poderá até mesmo ser impugnada. De acordo com a presidente local do Democratas, Maria Alice Pereira, o encontro, que teve também uma palestra de Aleluia, indica a preocupação do partido com a realização de uma campanha correta e atenta às regras estabelecidas. “Contamos com a presença dos membros de nossa executiva e outras pessoas que terão papel relevante na reeleição do prefeito Capitão Azevedo”, declarou. O evento contou com a presença de secretários do governo municipal, além de outros profissionais do Direito ligados ao Democratas e pré-candidatos de outros municípios da região. “Além da questão eleitoral, foi um momento de entrelaçamento dos secretários e diretores de departamentos”, declarou Alice. Ela afirmou que, acima de tudo, a campanha de Azevedo será pautada pelos valores da “simplicidade, honestidade e do trabalho”.
Amigo Val Cabral, é necessário que a sociedade fique atenta à movimentação dos parlamentares e prefeitos e avalie de forma criteriosa o trabalho de cada um. Os que não tiverem correspondido às expectativas do cidadão, devem ter seus nomes excluídos de uma vez por todas de qualquer intenção de voto do povo. José Carlos Bastos de Souza
ResponderExcluir