PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

5 de fevereiro de 2012

WALTER MIRANDA ALERTA PARA RISCOS DE QUEDA DE PRÉDIOS EM ITABUNA

Como profetiza o adágio popular, “o brasileiro só fecha a porta depois de ter a casa assaltada”. Depois do trágico desabamento de três edifícios no Centro do Rio de Janeiro, o Brasil está começando a perceber (ainda mui lentamente) a importância da inspeção predial. Exageros de interpretações existem, como a declaração no Programa “De olho na cidade” (Rádio Jornal), do arquiteto Walter Miranda, de que dezenas de edifícios de Itabuna “correm risco de desabar”(!). Notícia assustadora. O alerta é, exatamente, uma necessidade da realização das vistorias; pelo fato de, provavelmente, estes edifícios nunca ter passado por estudos. Naturalmente não há como supor tamanho risco, iminente, para estes prédios. Os usuários destes prédios, assim como transeuntes em torno deles, e o público em geral, podem relaxar. Não se está prognosticando o desabamento de nenhum deles. Um dos exemplos de prédios com risco iminente de desabamento, é onde funcionavam os cartórios eleitorais na praça Olinto Leone. O Prédio parece um cadáver preste a ser sepultado. Igual situação tem prédios na avenida do cinqüentenários, próximos ao jardim do Ó. Eles foram apenas citados pelo arquiteto Walter Miranda, como construções relativamente antigas e que precisariam de verificações preventivas em sua estrutura. O alarmismo também é algo de alto risco. Muitas vezes é o pânico o principal causador de tragédias. Afastada a tendência alarmista, o importante é manter-se sempre em alerta para com os imóveis (de qualquer tamanho e idade), observando as regras da correta manutenção e os cuidados técnicos quando de reformas e obras onde as estruturas possam ser alcançadas. A presença do engenheiro é essencial, assim como o bom senso não pode ser dispensado quando do planejamento de, até, modificações de aparente pequeno porte, como abertura de novas portas e janelas, troca de tubulações e outras realizações “domésticas”. Todo cuidado é pouco, especialmente com a segurança dos locais de trabalho, moradia e lazer. Evitando interpretações histéricas, a falta de fiscalização rigorosa das obras e das vistorias sistemáticas em edificações são descuidos irresponsáveis e imperdoáveis.

4 comentários:

  1. Essa informação é bastante preocupante. O governo deve agir imediatamente para evitar que haja tragédia aconteçam em Itabuna.
    Nivaldo Dantas de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. marcio silveira07 fevereiro, 2012

    Estamos muito preocupadoa com esta noticia haja visto morar em um apartamento que depois da reforma de um apartamneto no 3 andar começou rachar paredes

    ResponderExcluir
  3. Rosangela pinto07 fevereiro, 2012

    Meu DEUS moro em um apartamento de Dr. Mastique que ele fez O2 andares e colocou estes quitinetes em cima de manilhas tinha uma clinica e um laboratorio e já desalugaram que devo fazer?

    ResponderExcluir
  4. O povo brasileiro que está sendo transformado em massa por ações governamentais de efeito retardado, ou seja, desorganizado, passando para uma sociedade sem classes, informe, sem valores aos perfeitos moldes que interessam ao totalitarismo, que lhe é vedado ver via números de mortos. Este estranho abafar governamental – nada democrático, de Direito e republicano – pode muito bem se aquilatar pelo amplo noticiário de desordem civil que se alastra pelo mundo tirânico e que a mídia, contraditoriamente, não poupa espaço nem cores. Filho ruim é o do vizinho.
    Juscelino Marques de Almeida

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: