Um dos maiores desafios que se apresentam para as médias e grandes cidades brasileiras neste início do século XXI é a solução dos gargalos que le
vem à mobilidade urbana realmente sustentável. O grande gestor público será aquele capaz de encontrar o equilíbrio entre a liberdade individual das pessoas e as necessidades da maioria dos cidadãos em termos de circulação e deslocamento, possibilitando assim o uso democrático dos espaços públicos. Quando se pensa neste tema, vêm à mente, de imediato, aquelas soluções já conhecidas por todos: prioridade para o transporte coletivo em detrimento ao particular; criação de faixas exclusivas para ônibus e táxis; implantação de sistemas de metrô; busca de alternativas que usem os espaços dos rios e mar; disseminação da rede de cliclovias etc. Todas válidas e capazes de apenas minorar os atuais problemas se forem adotadas de forma isolada. E também não adianta a cidade avançar sozinha neste aspecto, ainda mais se ela faz parte de uma região conturbada, como no caso de Ilhéus e Itabuna. O modelo a ser implantado terá que ser debatido, estudado e aprovado por todos os Municípios envolvidos no sul da Bahia. Uma situação que exige a participação do Governo do Estado como coordenador dos trabalhos, uma vez que muitas das obras de integração necessárias ficarão sobre a sua total responsabilidade. Acredito que, no âmbito das Câmaras de Vereadores da Região Cacaueira, frente à realidade que vivenciamos todos os dias nas ruas e avenidas, este é um tema já maduro para discussão. É passado o momento dos prefeitos se voltarem diuturnamente a esta causa, pois os problemas estão se acumulando em progressão geométrica, e o caos bate à nossa porta. E a simples ampliação da largura das vias não vai dar conta deste desastre. Durante as eleições de 2008, praticamente todos os candidatos a cargos executivos no entorno da maioria das cidades sulbaianas, bem como expressivo número dos que buscavam vagas nos Legislativos Municipais, incorporaram o tema da mobilidade urbana às próprias campanhas. Trata-se daquele momento em que, como diz a sabedoria popular, “o cavalo está passando selado. É hora de montar”. Então, conclamo: “Prefeitos, pulem logo sobre esta sela!” Montem grupos de trabalho para se reunirem com os técnicos do Estado. Eles já devem ter pronto um projeto para a faixa exclusiva de ônibus e outras alternativas. É mais que sabido que a Prefeitura de Itabuna, sozinha, não conseguirá levar adiante uma mudança muito profunda. Mas, tenho certeza, unida às outras, isto se tornará realizável no médio prazo. De minha parte, vou dar atenção especial à legislação que interfere de forma direta nesta causa. E também buscar convencer os colegas de imprensa que ainda não se conscientizaram da importância deste assunto. O prefeito Capitão Azevedo, e a população de minha cidade, têm em mim um aliado naquilo tudo que busque facilitar o deslocamento das pessoas pelo Município de Itabuna. Sonho em não ver mais congestionamentos enfeiando a beleza de nossa amada Itabuna.

Realmente a situação está muito preocupante no trãnsito de Itabuna. Mas acho que as obras no centro e a volta daZona Azul poderão ajudar muito a resolver boa parte desses problemas. Everaldo Brandão
ResponderExcluirNão há como se conformar com a dificuldade que é encontrar vagas para se estacionarem Itabuna. E em Ilhéus a situação émuito mais grave. É preciso que nossos governantes atuem mais para buscar formas mais rápidas e eficazes para que este caos deixe de existir em nossas principais cidade. Hildete Carvalho de Freitas
ResponderExcluirO trânsito hoje em dia deve ser encarado como uma rede de informações, não cada carro, cada semáforo como peças isoladas. Olhando um dado significante, nos Estados Unidos, enquanto em 20 anos a população aumentou 20%, o tráfego cresceu 236%. As chances desse volume reduzir é quase nula, mas ele pode ficar mais inteligente. E isso vale para qualquer lugar do mundo. Estocolmo, por exemplo, reduziu o congestionamento em 20% implementando soluções de trânsito inteligentes.
ResponderExcluirBem, tentar explicar as razões porque hoje em municípios com mais de 300.000 habitantes ha tanto transito é encontrar a resposta para problemas que a ciência ainda não as encontrou.
ResponderExcluirDe qualquer forma, vou dar minhas razões. No século XX por conta da evolução da comunicação e da tecnologia, a humanidade se tornou consumista. Vivemos em uma sociedade onde sentimos necessidade de ter bens e consumir. Por isso, os veículos se tornaram acessíveis à várias classes sociais. Os menos favorecidos podem adquirir veículos usados. Em todos continentes ha uma enorme rede de abastecimento e manutenção de veículos. Por isso, uma grande parte da população desloca-se durante o horario comercial com seus veículos. Como a maioria das pessoas saem só em seus veículos, a baixa velocidade (30km/hora) considerando as distâncias seguras para frenagem e o tamanho dos veículos cada pessoa ocupa pelo menos uns 90m2 de estrada. 30metros(comprimento) x 3metros(largura). Mesmo quando movimentando a baixissimas velocidades por causa do transito essa área cai para uns 30m2. Como as pessoas também deixaram os campos para viver nas grandes cidades, não deu outra. Excesso de veículos concentrados em espaço muito pequeno nas vias em horários de pico.
Em São Paulo por exemplo que tem cerca de 20.000.000 de habitantes circula por dia cerca de 4.000.000 de veículos o conjestionamento pode ultrapassar os 200km em certos horários e dias.
É preciso conscientizar as pessoas a usarem transportes coletivos e os municípios precisam colocar em funcionamento transportes coletivos confortaveis para atrair pessoas de melhor poder aquisitivo.
olha meu amigo, para além das brigas, existe o lado positivo.
ResponderExcluirÉ horrível, Tem gente que parece que se transforma em monstro quando pega num volante! Às vezes, por causa de praticamente nada, você vê os motoristas se xingando, ofendendo uns aos outros...e muitas vezes acaba em desgraça. O mais triste, é que isso está tornando-se comum. Esclarecedor!
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Motoqueiros Folgados: Esses motoqueiros passam com tudo do seu lado, raspam a lataria do seu carro, arrancam seu retrovisor e ainda te xingam porque você está ocupando espaço na rua!
Pedestres Idiotas Imprudentes: pessoas, pra que servem a faixa de pedestre e os sinais de trânsito? Para gente atravessar a rua, certo?! Agora, pessoas, me respondam de novo: Por que existem mocorongos que insistem em atravessar no meio das avenidas movimentadas, quando o sinal está verde para os automóveis, ficam driblando os carros, andando feito umas baratas tontas pela pista e ainda xingam os motoristas quando são quase (ou de fato) atropelados? Porque são uns imbecis, certo?!
Pistas esburacadas: Não adianta nada você ficar revisando a suspensão do seu carro, pois as pistas estão tão danadas que parece que você tá andando de carroça.
Motoristas de ônibus abusados: Quando você entra num ônibus com um indivíduo desses no volante, pode se segurar com unhas e dentes! Peraí, também não estou generalizando...mas que esses tipos estão espalhados pela cidade, estão. Não páram no ponto quando você chama (e ainda riem da sua cara), não esperam as pessoas acabarem de descer e já pisam fundo, passam "a milhão" nas lombadas de propósito só pra derrubar as véias dos bancos, passam direto o ponto onde você quer descer, descem pra ir no banheiro e demoram horas, pois ainda ficam batendo um papo com o dono do boteco enquanto a galera fica com cara de idiota dentro do ônibus esperando
por: coisas que se vê no trânsito