Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

1 de janeiro de 2012

O TABAGISMO PASSIVO É A TERCEIRA CAUSA DE MORTE EVITÁVEL NO BRASIL

A Lei que torna ambientes fechados totalmente livres da fumaça do cigarro, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Apesar dos avanços ao longo de 20 anos na regulação da propaganda de cigarros, hoje ainda há cerca de 32 milhões de fumantes no Brasil. Com a proibição de fumar em recintos coletivos, públicos ou privados, o combate ao vício ganha novo fôlego. Os fumódromos, áreas exclusivas para fumar em bares, restaurantes e boates, são extremamente prejudiciais à saúde. Ao tragar o cigarro em local fechado, a toxidade do ar aumenta, o que prejudica ainda mais o fumante. O cigarro é causa direta de 90% dos casos de câncer de pulmão e está relacionado a diversos outros tipos da doença, além de causar enfisema pulmonar e asma. Além de prejudicarem a si mesmos, os fumantes, quando em ambientes fechados, atingem os que não fumam, afinal os fumódromos não contam apenas com tabagistas. Amigos e familiares que respiram a fumaça tóxica do cigarro sem, no entanto, fumarem, tornam-se fumantes passivos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo passivo é a terceira causa de morte evitável no País. Perde apenas para o tabagismo e para o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Donos de bares e restaurantes não precisam temer a queda de faturamento. Em São Paulo, onde existe a proibição desde 2009, isso não aconteceu. Além disso, como a determinação vale para todos, o fumante não terá opção. Se quiser fumar, só em espaços abertos. A única prejudicada com a decisão será a indústria do tabaco. Enfrenta já uma redução mundial no consumo, e seu temor é real. Serão menos casos de câncer, menos mortes, menos dinheiro público da saúde gasto com tratamento. Tudo por conta da diminuição do número de consumidores. Pondo o custo-benefício na balança, a falência da indústria do tabaco representará não só um ganho social, mas um ganho econômico para o País. A verba hoje destinada a combater doenças causadas pelo cigarro poderá ser empregada em outras áreas e salvar mais vidas. A luta não é contra os fumantes, tampouco contra os direitos e liberdades individuais. Muito pelo contrário. A decisão beneficiará diretamente a todos, fumantes e não fumantes. O cidadão não será impedido de fumar, desde que com responsabilidade para com os outros, e com uma própria reflexão sobre seu vício.

8 comentários:

  1. Não, o cigarro contamina ainda mais aquele que não fuma! só pela fumaça!
    O tabagismo é a principal causa de morte previnível do mundo. Cerca de 30% das mortes relativas a câncer são de pessoas com formas de câncer tabaco-relacionadas, que poderiam evitar esse dano apenas deixando de fumar.

    ResponderExcluir
  2. faz mal a quem fuma e a quem ñ fuma!!
    se vc fuma na rua, outras pessoas vão estar cheirando esse fedor!! sem contar q pega na roupa, e se vc pegar uma criança no colo, o cheiro de tabaco q fica na roupa pode ser tóxico a criança! vc sabia?
    por tanto NÃO FUME!

    ResponderExcluir
  3. Bom, acho que morremos lentamente á cada dia, sem cigarro ou com cigarro.A questão aqui é que com o vício do cigarro a pessoa está mais sujeita a obstrução das artérias do coração, bronquite e enfisema, câncer no pulmão, câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero e doenças vasculares,entre elas, derrame cerebral e obstrução na circulação das pernas, além de impotência sexual , úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, e trombose vascular.Não sou contra´, mas nem á favor.

    ResponderExcluir
  4. Pelo menos sete brasileiros que não fumam morrem a cada dia por doenças provocadas pela exposição passiva à fumaça do tabaco. De acordo com o estudo "Mortalidade atribuível ao tabagismo passivo na população urbana no Brasil", realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo menos 2.655 não-fumantes morrem a cada ano no Brasil. É a primeira vez que um estudo desse gênero é realizado no País.

    ResponderExcluir
  5. Desculpe-me mas eu acredito que as mortes atribuíveis à fumaça de cigarro no meio urbano, têm nela somente um complicador a mais. Os fumantes passivos não costumam se trancar em locais hermeticamente fechados com fumantes ativos. A fumaça que sai pela ponta em brasa se "dissolve" no ar. Então, o fumo passivo não é a mesma coisa, ou pior, do que o fumo ativo. O que há são pessoas suscetíveis aos problemas derivados da poluição do ar, que o fumante ajuda a piorar. Outra certeza que se pode ter é que a fumaça que sai da ponta em brasa, e, portanto, não passa pelo filtro, é tão perigosa quanto a que sai dos escapamentos dos carros, e não assisto campanhas para diminuição do número de carros em circulação, ou campanhas anti-motoristas, esses preguiçosos, viciados em gasolina ou álcool. Isso tudo me parece outra daquelas visões reducionistas que busca culpas individuais, pontuais, ao invés de buscar compreender a verdadeira razão, ou razões, do porque a sensiblidade dessas pessoas que morreram ser tão grande. Não estou pondo a culpa nos mortos, não esqueço nunca os malefícios do fumo, mas acredito que a coisa é mais complexa do que o incômodo causado pelo cheiro desagradavel.

    ResponderExcluir
  6. Bom o negócio é se afastar de quem esteja fumando. Não vejo outro remédio, a não ser que você queira usar uma mascara destas hospitalares, ou contra gases ou similares entende.

    ResponderExcluir
  7. É uma situação complicada, pois se os fumantes não se preocupam nem com a própria saúde, vão se preocupar com a saúde alheia?
    Acho que o que podemos e devemos fazer é cobrar das autoridades o cumprimento da lei que proíbe o fumo em locais fechados.
    A gente se cuida tanto para ter uma vida saudável, mas não adianta nada se tivermos que permanecer no mesmo ambiente que os fumantes.
    Acho que a solução, pelo menos temporária, é utilizar mascara contra gases.

    ResponderExcluir
  8. Algumas formas de reduzir um pouco o efeito seria aumentar a ingestao de liquidos (para ter umidade suficiente no nariz para minimizar o efeito dos gases), usar um umidificador de ar no ambiente, e um gerador de ions negativos (inclusive ha um com pilha, de pendurar no pescoco...), que faz as particulas em suspensao cairem pro chao (isso e para poeira...). Claro que para zerar os efeitos teria que estar o umidificador atras do nao fumante, ventilador na frente, virado para o fumante, e uma janela atras...

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: