PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

10 de janeiro de 2012

O "PAI NOSSO" OBRIGATÓRIO NAS ESCOLAS DE ILHÉUS

O Diário Oficial do Município de Ilhéus publicou o decreto de lei número 3.589, de 12 de dezembro de 2011, aprovado pela Câmara Municipal, tornando obrigatório em todas as Escolas do Município de Ilhéus orar o Pai Nosso antes das aulas. Nada contra o Pai Nosso, uma das mais belas orações que se conhece, adotado não apenas por católicos, mas por outras religiões. Mas, onde fica a liberdade religiosa, garantida pela Constituição, que garante inclusive o direito de não ter religião alguma? A lei tem toda pinta de ser sido sugerida por algum vereador, que além da convicção religiosa, também fez uma mediazinha com a comunidade católica. Afinal, 2012 não é apenas o ano em que o mundo vai acabar, mas também ano eleitoral. Qual seria a reação se um vereador, muçulmano convicto, propusesse que fosse obrigatória a leitura da Sura de Abertura, texto sagrado, que os seguidores de Alah rezam cinco vezes ao dia, sempre voltados para Meca? (www.blogdothame.blog.br).

9 comentários:

  1. Meu querido não sei com qual intenção,voce faz tal crítica. O ocidente, por sorte sofreu essa positiva influencia judaico-cristã,é a nossa formoção religiosa. São tantos os "direito constitucionais" mas muito poucos os efetivos,por falta de vontade política principalmente. Fico até emocionado quando leio o texto constitucional,dos direitos sociais e etc,mas vamos para prática e observar os quais de fato são atendidos,concordo com a liberdade religiosa,mas não vejo niguém infrigindo o espaço de ninguém ao propor este projeto de lei,até por que oração obrigada,involuntária e mecânica não tem muito efeito.Mas eu creio ao menos que já seja um bom conteúdo para exercício da mente composição do seu estoque,já que a mesma vem sendo bombardeada por lixo cultural e asneiras que tem cerceado a capacidade das pessoas de pensar ,refletir e agir.

    ResponderExcluir
  2. Pai Nosso é a oração mais bela que Jesus Cristo nos ensinou e acho legal que ela seja estimulada nas escolas públicas.
    Leonardo Teixeira de Almeida

    ResponderExcluir
  3. A oração mais perfeita e completa que temos é o PAI-NOSSO... então por que não aplicada nas escolas?
    Muito interessante essa lei.
    Apoio e espero que se espalhe pelo país afora. Marcelo Barbosa

    ResponderExcluir
  4. Jurandir T. de Carvalho11 janeiro, 2012

    Isso é só uma tentativa de Newton Lima se "limpar" de tanta sujeira em seu desgoverno.
    Só tem significado quando estou disposta a perdoar os meus ofensores,a Santificar o seu nome,a fazer a sua vontade,não sendo assim é mera repetição e sem valor algum.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Val Cabral, não sei o que o PAI NOSSO significa para as pessoas, mas para mim serve para dizer que eu sei rezar alguma coisa. É útil de vez em quando! Reginaldo Nogueira de Souza

    ResponderExcluir
  6. Olá Val, como Jesus ensinou, devemos ser "um como Ele e o Pai sao", portanto, quando vamos rezar juntos, temos todos que dizer as mesmas palavras, para sermos um.
    E, quando estou com vergonha de falar com Deus, nao sei o que dizer, simplismente rezo o Pai Nosso. Daniel Pereira

    ResponderExcluir
  7. Luiz Cláudio Ferreira11 janeiro, 2012

    Mat. 6:9-13: “Tendes de orar do seguinte modo: ‘[1] Nosso Pai nos céus, santificado seja o teu nome. [2] Venha o teu reino. [3] Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra. [4] Dá-nos hoje o nosso pão para este dia; e [5] perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores. E [6] não nos leve à tentação, mas livra-nos do iníquo.’” (Note que o nome e o propósito de Deus devem receber prioridade.)
    Sal. 25:4, 5: “Faze-me saber os teus próprios caminhos, ó Jeová; ensina-me as tuas próprias veredas. Faze-me andar na tua verdade e ensina-me, pois tu és o meu Deus de salvação.”
    Luc. 11:13: “Se vós, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o Pai, no céu, dará espírito santo aos que lhe pedirem!”
    1 Tes. 5:17, 18: “Orai incessantemente. Dai graças em conexão com tudo.”
    Mat. 14:19, 20: “[Jesus] tomou os cinco pães e os dois peixes, e, olhando para o céu, proferiu uma bênção, e, depois de partir os pães, distribuiu-os entre os discípulos, e os discípulos, por sua vez, entre as multidões. Todos comeram assim e ficaram satisfeitos.”
    Tia. 5:16: “Orai uns pelos outros.”
    Mat. 26:41: “Mantende-vos vigilantes e orai continuamente, para que não entreis em tentação.”
    Fil. 4:6: “Não estejais ansiosos de coisa alguma, mas em tudo, por oração e súplica, junto com agradecimento, fazei conhecer as vossas petições a Deus.”

    ResponderExcluir
  8. QUE REZEMOS E OREMOS PARA QUE A ALMA DO PREFEITO NEWTON LIMA, VÁ LOGO PARA O QUINTO DOS INFERNOS!!!
    RONALDO TAVARES

    ResponderExcluir
  9. Sandro Borges de Almeida11 janeiro, 2012

    PAI-NOSSO: pai de todos, bons e maus, dizendo isso quis dizer que devemos amar a todos.
    QUE ESTÁS NO CÉU: lugar onde se encontra a paz, o amor e a felicidade, dentro de nós mesmo.
    SANTIFICADO SEJA SEU NOME: para não falarmos coisas em vão, em nome dele.
    VENHA A NÓS O TEU REINO: para que possamos ser como ele quer com amor no coração.
    SEJA FEITA A TUA VONTADE: porque só ele sabe o que é bom para a gente.
    ASSIM NA TERRA, COMO NO CÉU: ou seja, lá no céu praticam-na com amor.
    O PÃO NOSSO DE CADA DIA, DAÍ-NOS HJ: o pão representado pelo trabalho, útil.
    PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS: que nos dê força para fazermos algo melhor.
    A MEDIDA QUE PERDOAMOS OS NOSSOS DEVEDORES: dizendo que devemos perdoar.
    NÃO NOS DEIXA CAIR EM TENTAÇÃO: que possamos suportar as nossas fraquezas.
    MAS, LIVRAÍ-NOS DO MAL: livrando-nos daqueles que possa nos induzir para maldade.
    AMÉM: assim seja

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: