PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

6 de janeiro de 2012

A NATUREZA FOMITA NOSSO LIXO

As chuvas fazem ressurgir as garrafas, latas, sacolas e todo tipo de entulho que os moradores continuam jogando nos aceiros das ruas e que acabam nas tubulações. É como se a natureza dissesse: “Toma o teu lixo de volta!”. O lixo jogado nos bueiros é como um fantasma que sempre volta para assustar os moradores durante as enxurradas. É o que sempre acontece nos bairros de periferia e principalmente no centro da cidade, onde as equipes da Emasa e da Marquise são chamadas às pressas para liberar a passagem das águas na tubulação. O que impressiona é que apesar dos alertas ambientais e das experiências de alagamento já vividas por milhares de moradores itabunenses, parte significativa da população continua indiferente à destinação do seu lixo doméstico. O entulho é jogado na rua sem o menor constrangimento. Na ausência de uma lei que puna esse tipo de atitude desrespeitosa, quem sofre com o trabalho duro são os funcionários da empresa de limpeza e da Emasa. Eles enfrentam as chuvas para retirar o lixo jogado pelos moradores e para evitar que o esgoto retorne para as residências.

8 comentários:

  1. As pessoas deveriam ter mais consciência sobre as graves consequências do lixo jogado na rua. Mas, infelizmente, nem todo mundo quer terresponsabilidade de convivência em comunidade. Reinaldo Marques

    ResponderExcluir
  2. Resposta radical que resolve o problema: Eliminando a humanidade. Somos nos que geramos o lixo.

    Resposta ponderada: Não há como acabar com esse problema, mas podemos reduzi-lo com soluções inteligentes, racionais:
    - reciclando os materiais.
    - reutilizando os materiais.
    - as industrias deveriam deixar de produzir tantas embalagens inúteis
    - e, as pessoas deixar de trocar de eletro-eletronicos com tanta frequencia.
    - as industrias deveriam deixar de produzir produtos de má qualidade, pois elas geram mais lixo, pois não são gastas e vão para o lixo.

    É isso.

    Leia a Bíblia, ame o planeta e adorem ao Criador.

    ResponderExcluir
  3. Não vai acabar com o problema, mas contribui com a diminuição é o trabalho da EsferaDoBem. Uma rede on-line onde inspiram as pessoas a se ajudarem mutuamente "reciclando" as coisas que não são mais úteis, repassando para quem precisa, ajudando assim a sua própria comunidade e a natureza. As pessoas do Brasil e do mundo podem conhecer a EsferaDoBem ( http://www.EsferaDoBem.com.br ), um site com fórum para conectar as pessoas que queiram se ajudar pedindo ou doando o que não é mais útil em casa poupando assim o descarte de coisas ainda úteis na natureza e ajudando ao próximo.
    Uso e cadastro gratuitos!

    ResponderExcluir
  4. energia através do lixo.
    aterros e saneamento básico fundamental para a cidade.
    coleta seletiva..
    distribuição de lixeiras pela cidade e vigorando como penalidade, multas para quem desobedecer através da fiscalização.
    e incineradores que é a queima do lixo que diminui em 85% o seu volume.

    abraços :D

    ResponderExcluir
  5. Temos de incentivar mais a reciclagem e pedirmos as nossas autoridades públicas opara investiram nisso também.Aqui na cidade onde eu moro se reciclar de tudo. E o que pode ser feito de artesanato a prefeitura oferece cursos gratuitos, ensinando assim as pessoas a reciclagem e a ganharem um dinheiro.

    ResponderExcluir
  6. Vontade de mudar, ação. Se conseguirmos por a importância da reciclagem e aproveitamento e transformação do lixo em bens na mente das pessoas e principalmente nas dos políticos, então mudaremos a situação dos lixões.

    ResponderExcluir
  7. Vontade de mudar, ação. Se conseguirmos por a importância da reciclagem e aproveitamento e transformação do lixo em bens na mente das pessoas e principalmente nas dos políticos, então mudaremos a situação dos lixões.

    ResponderExcluir
  8. Levando mais a sério a política de reciclagem!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: