PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

13 de janeiro de 2012

HOJE É UMA SEXTA-FEIRA 13 ATÍPICA

Embora muita gente torça o nariz para as sextas-feiras 13, pelo menos na de hoje não há motivos para se preocupar. Conforme a bruxa Dirlei Steinke, esse mês de janeiro terá cinco fases da lua, sendo duas delas crescentes, o que é positivo. “Começamos esse mês com a lua crescente e terminaremos com a mesma lua. Isso traz muitas energias positivas, não tem nada de negativo nesta data”, explica. “Devemos nos preocupar quando a sexta-feira 13 cai em agosto, que dizem ter sido realizados rituais satânicos nessa data durante a Idade Média”, esclarece. Conforme Dirlei, o primeiro relato negativo sobre essa data tem origem no ano de 1307, quando o Rei Felipe IV da França influenciou a Igreja Católica a começar uma caça às bruxas contra os Cavaleiros Templários. “Jesus Cristo morreu em sexta-feira e o número 13 é um algarismo irregular. Isso tudo ajuda para que a data, de um modo geral, seja ruim e haja essa superstição”, esclarece Dirlei.
MEDO E COINCIDÊNCIAS Para quem é supersticioso, os argumentos para justificar a desconfiança vão da Idade Média à atualidade. Foi em uma sexta-feira 13, do ano de 1307, que o Rei Felipe IV da França ordenou a morte dos Cavaleiros Templários. De defensores da Igreja Católica durante quase dois séculos, quando lutavam para proteger cristãos que peregrinavam a Jerusalém, os cavaleiros morreram queimados e em estacas como hereges. Mais tarde, a missão tripulada dos Estados Unidos ao espaço chamada Apollo 13 teve uma explosão dois dias após a partida da Terra, dia 13 de abril de 1970. Apesar do incidente, os tripulantes voltaram à Terra vivos no dia 17. FATOS HISTÓRICOS
O primeiro relato de uma sexta de azar foi em outubro em 1307.
No Brasil, no dia 13 de dezembro de 1968, o governo da ditadura militar suspendeu todos os direitos e garantias políticas dos brasileiros, o chamado Ato Institucional 5. O pior incêndio da Áustria durante a Segunda Guerra Mundial foi em uma sexta-feira 13. O avião que caiu nos Andes chilenos, em 1972, foi na sexta-feira 13 do mês de outubro.

9 comentários:

  1. Clodoaldo Marques13 janeiro, 2012

    Val Cabral, as pessoas que não tem nada do que fazer, inventam estas datas malucas para meterem medo nos outros bobos que acreditam.

    ResponderExcluir
  2. O dia de hoje é apenas uma credice surgida na idade média!
    É um caso mais ou menos semelhante com o mes de Agosto,até pouco tempo chamado mes do desgosto!
    Esse termo surgio devido a aplicação da pena capital (a pena de morte.), durante o período da Santa Inquisição...
    Apenas isso!
    Washington Reis

    ResponderExcluir
  3. Foi numa Sexta Feira 13 que o Rei da França - Felipe - O Belo, junto com o Papa Inocencio III, naquela época, idade média, organizou um esquema para acabar com a Ordem dos Templários chamando-os de Hereges e adoradores de demonios, Na verdade isso era puro interesse politico então mandou cartas para os Reis dos Países europeus (Inglaterra, Alemanha, Italia, Portugal) que mandassem esses legionários para a fogueira e foi o que aconteceu, milhares deles foram queimados com a alegação de pertencerem a Ceita Secreta de adoração a deuses pagãos.
    Luiz Cláudio Barreto

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente não considero um dia azarado. Nasci em 13 de outubro e sou uma pessoa de muita sorte. sempre me dei bem no amor, na profissão e com a família. O que mais posso querer? Isso é pura crendice. Aliás meu aniversário esse ano vai ser numa sexta-feira e nem por isso me preocupo. Quem tem fé em Deus não se importa com essas coisas. Para mim 13 é sinônimo de sorte.
    Djlama Soares de Almeida

    ResponderExcluir
  5. Qualquer dia pode ser de azar, basta você acreditar...
    Nunes

    ResponderExcluir
  6. Val Cabral, eu acho que quem inventou que é dia de azar, é porque ñ acredita em DEUS. ñ existe dia de azar. todos os dias são iguais,a única diferença é que ha dias que tudo da certo, e ha dias que ñ. mas dia do azar. ou 13 ñ existe. só p/ quem acredita. Paulo Cordeiro de Lima

    ResponderExcluir
  7. Amigo Val Cabral, eu descobri no codigo da vinci! hahah serviu pra algo Símbolo de infortunio, já que 13 eram os convivas da última ceia de Cristo, e dentre eles, Jesus que morreu na sexta-feira foi, conseqüentemente, ligada ao horror que o número 13 provocava nas gerações cristãs. Nivaldo Dantas

    ResponderExcluir
  8. Puro mitisissismo, q. hj em dia qase não existe mais.

    ResponderExcluir
  9. As bruxas andam soltas... Juçara que o diga! - Jurandir Rebouças

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: