PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

14 de janeiro de 2012

ADIADA VÁRIAS VEZES, REFORMA POLÍTICA VOLTA À PAUTA EM FEVEREIRO

A falta de acordo em torno do financiamento público exclusivo de campanha e de mudanças no sistema eleitoral impediram a votação do relatório final da Comissão Especial da Reforma Política em 2011. Com o impasse, o relator e o presidente do colegiado, deputados Henrique Fontana (PT-RS) e Almeida Lima (PPS-SE), esperam começar a votar o texto em fevereiro próximo. “Desde que ficou definido que as mudanças não valeriam para as eleições de 2012, perdeu-se o sentido de pressa. Optamos por fazer um trabalho mais amplo e profundo para vigorar a partir de 2014”, declarou o parlamentar de Sergipe. Para tentar popularizar o tema e ouvir a sociedade, a comissão realizou conferências regionais, inclusive em Salvador. “O relatório não deveria ter sido votado mesmo não, ele precisa ser mais discutido com os partidos, com a própria sociedade, que apresenta alternativas”, reiterou Almeida Lima. O relator, no entanto, tem opinião diferente. “Lógico que a frustração de não votar [o relatório] sempre é grande, porque considero um prejuízo muito grande para o Brasil manter o sistema político atual”, declarou Fontana. “Tem um custo político e institucional muito grande, no custo das campanhas e no tipo de governabilidade que se estabelece”, acrescentou.

10 comentários:

  1. Prezado amigo Val Cabral

    No Brasil ainda estamos numa monarquia onde um bando de alienados sai votando e "jogando" um monte de malandros de qq jeito em Brasília que vira uma espécie de corte, para tratar de "assuntos nacionais" mais que na verdade perde todo seu dinheiro no próprio custeio dessa estrutura anacrônica e sem sentido para um país com regiões tão diversas e que já poderiam estar progredindo se não fosse esse freio de mão puxado que é o sistema político brasileiro.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Juarez Mendes de Almeida15 janeiro, 2012

    Reforma política no Brasil se faz com um ditador patriota de porrete e chicote na mão para moer o lombo dessa cambada de malacabados que se beneficiam dessa pseudo democracia em que vivemos.
    No ponto que o país chegou, só pau conserta tamanha bandalheira.
    Há anos atrás um conhecido me disse que o país não estava preparado para receber o governo civil.
    Fiquei bravo com ele e hoje reconheço que ele estava coberto de razão.
    Nos bons tempos o bandido mofava na cadeia, os impostos eram pela metade e o país crescia até 14% ao ano mesmo com a dívida contraída.
    A única queixa que ouvi dos militares é que eles eram xucros com o povo. Erraram feio nisso.
    Na época o cidadão de bem tinha perspectiva de futuro e se sentia seguro.
    Hoje, a bandidagem tomou conta e o povo brasileiro apenas vive um dia após o outro.

    ResponderExcluir
  3. De 135 milhões de eleitores , 30 milhões foram omissos e 56 milhões aceitaram a corrupção como algo válido para prosperar,sem participação popular eles vão simplesmente aprovar o financiamento público de campanha. Sem a reforma politica necessária, as outras reformas ficam comprometidas e emperradas.
    Júlio Nogueira Soares

    ResponderExcluir
  4. TODOS DO GOVERNO DILMA, TODO MUNDO QUE É DO PT E TODOS OS QUE SÃO ALIADOS DELES, E INCLUSIVE A OPOSIÇÃO VENDIDA, OMISSA E CUMPLICE, E TODOS OS MILHARES DE MILITANTES ESPALHADOS PELO TERRITORIO NACIONAL, E TODOS OS AGENTES DE DESINFORMAÇÃO ESQUERDISTAS PRESENTE NA GRANDE MÍDIA, E TODOS OS ATIVISTAS POLÍTICOS ENFILTRADOS NO PODER PÚBLICO, E TODOS OS ELEITORES CANALHAS E IGNORANTES QUE VOTAM NELES, SÃO COMPARSAS DE UMA MESMA POCILGA CHAMADA DE PT. É CLARO QUE DIANTE DESTES FATOS, NUNCA HAVERÁ REFORMA POLÍTICA, PARA LIVRAR O PAÍS DESSAS QUADRILHAS DE BANDIDOS DO COLARINHO BRANCO.
    LOURIVAL MENDES DE SOUZA

    ResponderExcluir
  5. SÓ A MATANÇA DE TODOS OS CORRUPTOS DESSE PAÍS, EM TODOS OS NIVEIS, EM TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE, EM TODAS AS INSTANCIAS E ESFERAS DO PODER, NOS TRES PODERES, SOMENTE ESSA FAXINA SOCIAL É QUE SALVA ESSE PAÍS!

    ResponderExcluir
  6. O povo brasileiro precisa da reforma política para corrigir os erros dos nossos políticos, mas infelizmente quando for aprovada só vai trazer beneficios para eles mesmos. Ricardo Vieira dos Santos

    ResponderExcluir
  7. Val Cabral, sempre que ouço falar em reformas políticas sinto um arrepio na espinha. Uma reforma política com esse bando de ratazanas que ocupam governos federal, estadual e municipal pelo país todo só pode acabar mal. Antes da reforma tem que haver uma limpeza total de todos os partidos e todas as velhas raposas, que por anos dominam a política do país.
    Haroldo Gomes

    ResponderExcluir
  8. A reforma política não fortalece a democracia, não se fortalece uma democracia quando a limita com eleições indiretas ou alienação do eleitor.
    Sônia Duarte

    ResponderExcluir
  9. Jurandir T. de Carvalho15 janeiro, 2012

    A reforma política que tenta"fortalecer a democracia" já a fere, a política é anti democrática, um partido que está no governo tem que distribuir cargos para os aliados para conseguir governar, e o pior, os aliados o apóiam mesmo que a proposta seja absurda e contra seus ideais, outra coisa do "jogo político" que fere a democracia é a formação de bancada, uma defende os interesses dos latifundiários, outra dos fanáticos religiosos, outra dos ambientalistas, mas TODOS ali deveriam trabalhar para os interesses do POVO E DO ESTADO, se todos os partidos tivessem uma POSTURA INDEPENDENTE E DE ACORDO COM SUAS IDEOLOGIAS como o PSOL faz o Brasil seria uma democracia de verdade.

    ResponderExcluir
  10. VIVA LA EXTERMINACIÓN! ABAJO EL SOCIALISMO. LIBERACIÓN O MUERTE! COMUNISMO AO CEMENTERIO... HASTA LA VITORIA, SIEMPRE VENCEREMOS.
    RAMIREZ TURGO

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: